Google+


Oktoberfest busca se tornar o maior evento de gastronomia do Brasil
A nova licitação traz o retorno da carne de Pato, do joelho de porco e do X-Alemão

A Prefeitura de Blumenau, por meio do Parque Vila Germânica, publica nesta semana, o edital de permissão de uso para pontos de gastronomia e souvenires para a 38ª e 39ª Oktoberfest. A disputa será por meio de pregão, no dia 15 de junho, às 9h, com valor mínimo de outorga dos pontos de R$ 2.640.000 para dois anos de contrato, incluindo os eventos Oktoberfest e Natal em Blumenau. A estimativa é que tenhamos mais de 150 opções de alimentação, colocando a Oktoberfest como na prateleira de maior evento gastronômico do Brasil.

Neste ano, a licitação prevê 18 pontos de vendas com diferentes tipos de cardápio, e todos deverão seguir o conceito Haus (casa em alemão). Além disso, haverá um espaço de comercialização de souvenires, outro de fotografia e um volante destinado a venda de licores. Além disso, cada interessado terá um limite de dois pontos para administrar.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a grande variedade gastronômica da festa. “Entre os principais aspectos intrínsecos de nossa cultura germânica está a gastronomia. Ao longo das edições da Oktoberfest fomos apresentando ao mundo nossa identidade por meio de inúmeros pratos, que tiveram a influência dos nossos imigrantes e se misturaram com os ingredientes locais”, completa.

Como em edições anteriores, a Oktoberfest manteve a parceria com o Senac na elaboração do cardápio e na promoção de palestras de segurança alimentar com os funcionários dos pontos de venda. “Neste ano, o Senac, por meio de nutricionistas da unidade, também fará visitas técnicas sem aviso prévio durante o evento, a fim de garantir a qualidade nos serviços prestados”, aponta o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel. 

"Com a experiência prática do Senac dos últimos 8 anos de festa, junto com a experiência de cada um dos permissionários, acreditamos que ações pequenas e simples podem evoluir a segurança e a qualidade da alimentação da festa. Importante ressaltar o belo trabalho da Vigilância Sanitária em todas as edições e que este estudo a ser feito pelo Senac, será complementar e sempre respeitando as diretrizes sanitárias", aponta Fábio Ricci, diretor-geral do Senac Blumenau.

Novidades da 38º Oktoberfest

Com um cardápio diversificado e repleto de sabores autênticos e referências dos imigrantes alemães, a 38ª Oktoberfest Blumenau promete ser uma experiência gastronômica inesquecível. A gastronomia é uma das principais expressões culturais de um povo, e isso é particularmente verdadeiro no caso da Oktoberfest Blumenau, um evento que celebra a cultura alemã. A culinária germânica é rica em tradições e sabores únicos, e a comida é um elemento fundamental da experiência cultural que o evento proporciona aos seus participantes.

A 38ª Oktoberfest Blumenau está chegando e promete trazer um cardápio incrível para encantar os visitantes. Entre as opções gastronômicas, destacam-se alguns pratos e lanches que são verdadeiros ícones da festa, proporcionando uma experiência única aos participantes com os mais de 150 cardápios típicos alemães.

Um dos lanches mais icônicos da história da Oktoberfest, o X-Alemão, retorna em grande estilo para a festa deste ano. Agora em versão gourmet, o X-Alemão apresenta um mix de carne bovina, suína e frango, garantindo um sabor irresistível. Esse lanche é um verdadeiro clássico que faz parte da memória afetiva dos frequentadores do evento desde as primeiras edições.

Uma novidade que promete agradar aos paladares mais exigentes é a Casa do Pato. O Vale do Itajaí é reconhecido como uma das maiores produtores de pato e marreco do país, e a Oktoberfest Blumenau pode contribuir para incrementar o consumo dessa proteína no Brasil. Essa opção traz um toque de sofisticação, inclusive com o nobríssimo corte “Magret de canard” no restaurante do Setor 3, e valorizar as tradições e  produtos locais.

A codorna recheada é um dos pratos mais importantes da festa e terá uma apresentação especial nesta edição. Com no mínimo 240 gramas, a codorna será obrigatoriamente preparada em um assador conhecido popularmente como "televisão de cachorro", assim como a porção meio frango servido na Casa do Frango. Essa forma de preparo proporciona não apenas um sabor delicioso, mas também uma experiência visual que encanta o público.

Também na Praça de Alimentação, outra referência da gastronomia alemã, a kartoffeln cremesuppe (creme de batata) também será uma ótima opção para o público que buscar um clássico da comida alemã.

Uma das estrelas da última edição, a flammkuchen, conhecida como "pizza alemã", conquistou o paladar dos visitantes nas últimas edições da Oktoberfest Blumenau e não poderia ficar de fora do cardápio deste ano. Esse prato será comercializado no Biergarten e Setor 1, permitindo que os amantes da gastronomia alemã apreciem essa iguaria crocante e saborosa.

E, é claro, não poderíamos deixar de mencionar a casa do joelho de porco, que estará localizada no Setor 2. Além do tradicional joelho de porco, o cardápio incluirá o schweinshaxe (canela de porco) e o famoso sanduíche de joelho de porco, o haxen semmel, um dos lanches mais conhecidos da Oktoberfest de Munique. Essa ampliação trará ainda mais opções de sabores para os apreciadores da culinária alemã.

Cardápio inclusivo ampliado

A Oktoberfest Blumenau também se preocupa em oferecer opções inclusivas em seu cardápio. O ponto de venda sem glúten, que foi um sucesso de vendas na edição passada, terá sua área ampliada em 100% este ano, na Praça de Alimentação. Essa iniciativa atende a uma demanda crescente de pessoas com restrições alimentares e garante que todos possam aproveitar a festa sem preocupações.

Praça de Alimentação

Com excelente aprovação do público na última edição, a Praça de Alimentação com deck de madeira e cobertura seguirá na 38ª edição da Oktoberfest. Será a “despedida” do formato, já que partir de 2024, o espaço vai abrigar o novo equipamento turístico da cidade, o Boulevard, este que é uma das contrapartidas da cervejaria oficial da festa, que concentrará boa parte da gastronomia do evento. 

“O deck já foi um sucesso no ano passado e seguiremos com este modelo, mas com toda certeza, o novo Boulevard na 39ª edição, vai trazer ainda mais conforto e qualidade para quem estiver na praça de alimentação da festa”, completa o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel. 

A 38ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 4 a 22 de outubro, o evento é promovido pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e Parque Vila Germânica e tem a Spaten como cerveja oficial. Os ingressos para a festa podem ser adquiridos on-line pelo site oficial do evento.



postada em 31/05/2023 16:17 - 3884 visualizações



Fotos