Google+


Oktoberfest Blumenau é finalista do Prêmio Abrape na categoria meio ambiente
A cerimônia de premiação ocorre nesta quinta-feira, dia 23, durante Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos

Foto: Eraldo Schnaider

O Plano de Sustentabilidade desenvolvido na Oktoberfest 2022 está entre os finalistas do Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos (Prese 2023). A premiação é feita pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), entidade nacional que tem por objetivo representar as empresas produtoras de eventos culturais e de entretenimento no Brasil e promover o desenvolvimento e a valorização do setor.

Esta é a primeira edição do prêmio que reconhece e valoriza iniciativas práticas em eventos em todo o país, nas categorias meio ambiente, social e governança. Para o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, a indicação ao prêmio reforça a certeza que uma das metas traçadas foi alcançada. 

“Quando elaboramos o plano tínhamos como uma das premissas que o trabalho desenvolvido na festa se tornasse referência e pudesse ser replicado. Sabemos da visibilidade que concorrer a este prêmio nos dá e de como podemos alcançar mais pessoas, para que ações de sustentabilidade, com resultados efetivos visíveis, assim como tivemos em Blumenau, sejam adotadas em eventos pelo Brasil”, destaca. 

O Prêmio recebeu quase  50 ações de Environmental, Social and Governance (ESG), exemplo de como os eventos estão contribuindo e atuando para a sustentabilidade. Concorrem junto com a Oktoberfest mais dois projetos na categoria meio ambiente com investimento superior a R$ 50 mil. A cerimônia de premiação está marcada para a próxima quinta-feira, dia 23, durante o Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos promovido pela Abrape, que ocorre nos dias 22 e 23, na Vibra São Paulo, na capital paulista. 

Posicionamento Sustentável da Oktoberfest Blumenau

O Plano de Sustentabilidade da Oktoberfest Blumenau foi concebido com base em um diagnóstico abrangente do impacto ambiental em todas as áreas operacionais da festa. Durante 11 meses, um grupo técnico composto por engenheiros ambientais, engenheiros florestais e especialistas em comunicação trabalharam para desenvolver uma base técnica sólida para a diminuição do impacto ambiental.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca o padrão de organização da Oktoberfest Blumenau, ressaltando o compromisso em manter a tradição e a qualidade que tornaram esse evento reconhecido nacionalmente. "Desde o princípio tínhamos a convicção de que estávamos colocando em prática algo grandioso. Levar a sustentabilidade para dentro da maior festa alemã das Américas foi como plantar uma semente e torná-la exemplo para os grandes eventos, não apenas em Blumenau, mas em todo o Brasil. É gratificante testemunhar que continuamos a escrever nossa história dentro da Oktoberfest, uma celebração que se tornou parte integrante da nossa identidade como cidade", completa.

Resultados ambientais significativos

A Oktoberfest Blumenau 2022 implementou um abrangente plano de sustentabilidade, que revelou um balanço socioambiental altamente positivo. Destacam-se resultados notáveis, incluindo a coleta integral de 100% do óleo de cozinha utilizado nos pontos de alimentação do Parque Vila Germânica, a valorização total de 100% do lixo gerado e a reaproveitação integral de todos os resíduos da festa para a produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR). 

Em 2022, foram recolhidas 140,71 toneladas de resíduos, divididas entre 78,75 toneladas de orgânicos e 61,96 toneladas de materiais recicláveis. Além disso, segundo inventário feito após o evento, 2.368 toneladas de CO² foram geradas, dos quais 40% estão sendo compensadas, o equivalente ao plantio de 6,5 mil árvores dentro de Blumenau.

Esse plano de sustentabilidade adere a premissas internacionais, fundamentando-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O eficiente Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos implementado pela maior festa alemã das Américas, abrange integralmente todos os materiais gerados, com uma administração especializada em uma área designada para armazenamento. Essa abordagem comprometida reflete o compromisso da Oktoberfest Blumenau em alinhar-se com padrões globais de sustentabilidade, contribuindo positivamente para o meio ambiente. 

Segunda indicação no ano

Esta é a segunda indicação no ano que a Oktoberfest Blumenau recebe pelo Plano de Sustentabilidade adotado na festa. Em setembro, a Prefeitura de Blumenau, por meio do Parque Vila Germânica, conquistou o Prêmio ESG ADVB/SC 2023 na categoria Ambiental com o case “Plano de Sustentabilidade da Oktoberfest 2022 – maior festa alemã das Américas". 

Os resultados foram divulgados em um evento pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC), no Ágora Tech Park, em Joinville. A premiação chegou a 24ª edição e reconhece anualmente organizações catarinenses que se destacam pela atuação responsável nos pilares de responsabilidade social, ambiental e governança corporativa, conhecidos como ESG.


 



postada em 22/11/2023 09:33 - 437 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Foto: Eraldo Schnaider