Google+


Projeto Fábrica de Gaiteiros abre inscrições para nova turma na Vila Itoupava
A quarta turma completou o curso em um evento nesta segunda-feira, dia 1º, que também anunciou a abertura de novas vagas.

Foto: Eraldo Schneider

Na segunda-feira, dia 1 de maio, uma solenidade marcou a formatura da quarta turma do projeto Fábrica de Gaiteiros na Vila Itoupava. Ao todo 44 alunos encerraram o curso que é viabilizado por meio de parceria entre o município e o Instituto Renato Borghetti, projeto ofertado no Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava.

O evento, que aconteceu na Associação Recreativa e Desportiva Serrinha, contou ainda com o anúncio de 50 novas vagas para uma nova turma no Distrito da Vila Itoupava. Além do anúncio da abertura do programa no bairro Garcia, em breve, para atender também o público de outras regiões do município.

"Estamos trabalhando para disponibilizar vagas também no bairro Garcia, afinal, queremos expandir o legado que a fábrica de gaiteiros tem deixado em nossa cidade formando jovens que levam essa cultura e essa tradição da gaita adiante" destacou Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau que esteve no evento.

Os interessados em participar do projeto na Vila Itoupava podem fazer a inscrição e obter mais informações com a professora Andrea Sasse, pelo Whatsapp (47) 92000-3406, ou pelo telefone (47) 3381-6480.

Além do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt; estiveram na formatura a vice-prefeita Maria Regina Soar; o artista Renato Borghetti; o Intendente Distrital, Leandro Índio da Silva; o secretário de Cultura, Sylvio Zimmermann; demais secretários municipais, autoridades e representantes das Escolas do Distrito mais alemão da cidade.

As aulas de gaitas ofertadas no Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava contam com encontros semanais com duração de uma hora, nas segundas e terças-feiras, no período de um ano. O objetivo da ação é promover a cultura por meio da formação com acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região Sul do Brasil como gaita de oito baixos.

"Acompanho desde o início a velocidade do aprendizado dos alunos da fábrica. Apesar de a gaita ser um instrumento difícil de aprender, conforme passa o tempo eles aprendem cada vez com mais facilidade. Quem tem vontade de aprender e se dedica, aprende" finaliza Gustavo Almeida, professor do projeto.

Projeto Fábrica de Gaiteiros
A iniciativa é promovida em Blumenau por meio de convênio com o Instituto Renato Borghetti. Os recursos destinados para custeio da ação são provenientes do Fundo do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Fumdevi), vinculado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Comdevi).

Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava (CTC)
A unidade, vinculada atualmente à Intendência da Vila Itoupava, tem como objetivo o estudo e incentivo à proteção do meio ambiente paisagístico, arquitetônico, histórico, turístico e cultural da região. Além disso, busca a promoção e o fomento da cultura, e do turismo como ferramentas para o desenvolvimento econômico sustentável da região. O CTC foi criado em 27 de junho de 2001 pela Lei Complementar Municipal 318.

 



postada em 02/05/2023 15:47 - 1028 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schneider
  • Foto: Eraldo Schneider
  • Foto: Eraldo Schneider
  • Foto: Eraldo Schneider
  • Foto: Eraldo Schneider
  • Foto: Eraldo Schneider
  • Foto: Eraldo Schneider