Google+


Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural realiza última reunião em 2023
Encontro foi realizado na Sociedade Serrinha, no distrito da Vila Itoupava

Na tarde da última quinta-feira, dia 30 de novembro, aconteceu na Sociedade Serrinha, na Vila Itoupava, a última reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) em 2023. A reunião foi presidida pelo administrador e intendente distrital de Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva, e contou com a presença de conselheiros, lideranças comunitárias e do setor de agricultura do município; além de moradores do distrito mais alemão do Brasil. 

Na pauta estavam assuntos importantes para deliberação, que buscam a consolidação de políticas públicas de desenvolvimento rural em Blumenau. Na ocasião, um dos temas aprovados diz respeito à deliberação de recursos para a execução da segunda etapa de reforma da Casa do Agricultor, que está sendo implantada em um imóvel recentemente desapropriado pelo poder público municipal. A Casa do Agricultor será uma unidade de prestação de serviços específicos ao homem do campo, que tem previsão para ser inaugurada no primeiro trimestre de 2024. 

Durante a reunião foi apresentada a minuta do novo decreto municipal que irá alterar os valores na tabela de preços públicos relativos aos serviços prestados pela Diretoria de Desenvolvimento Rural (DDR). A mudança adequa os preços às demandas atuais, além de pormenorizar a relação dos serviços prestados pela patrulha rural, dando maior segurança jurídica ao governo municipal e produtores rurais. 

Na oportunidade também foi deliberada a proposta que regulamenta e padroniza os processos para aprovação de obras, reformas e melhorias nos boxes da Feira Livre Municipal da Rua Humberto de Campos, no bairro da Velha. A minuta de resolução foi aprovada por unanimidade, normatizando o processo burocrático para o protocolo, análise e deliberação dos pedidos de reformas e melhorias das fachadas dos boxes, sendo que os pleitos deverão tramitar no CMDR. 

Houve ainda a eleição da nova composição dos integrantes que representam os produtores rurais no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, para a gestão 2023/2025.

O atual presidente do CMDR, Leandro Índio da Silva, destaca o protagonismo do Conselho, que tem papel fundamental no diálogo entre a comunidade rural e as esferas de poder. “É evidente que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural está desempenhando um papel fundamental na promoção do crescimento econômico sustentável em nossa região. Estamos trabalhando em parceria permanente com a SEMMAS e demais secretarias do Município, comprometidos em viabilizar, de forma colaborativa, novas conquistas que atendam às necessidades dos agricultores locais”, afirma.

Sobre o Conselho de Desenvolvimento Rural
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) é um órgão de caráter permanente, de natureza deliberativa e consultiva, responsável pela Política Municipal de Desenvolvimento Rural. Foi criado em 1992, na administração do então prefeito Professor Victor Fernando Sasse, e desde 2020 está vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O órgão se reúne bimestralmente (em caráter ordinário) e de forma extraordinária, por convocação de seu presidente. A primeira reunião no ano de 2024 será realizada no mês de março.



postada em 01/12/2023 15:36 - 497 visualizações



Fotos