Google+


Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava tem novo presidente
Manfred Grüetzmacher foi eleito para a presidência do conselho em encontro realizado na Sociedade Arco Verde

Na noite da última segunda-feira, dia 18 de março, aconteceu na Sociedade Arco Verde, na Vila Itoupava, a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Distrito da Vila Itoupava (Condevi) em 2024.

A reunião foi presidida pela arquiteta e urbanista, Camila Dix, e contou com a presença do intendente distrital de Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva, demais conselheiros, do vereador, Rolf Bublitz, conselheiros, lideranças comunitárias e moradores do distrito mais alemão do Brasil.

Na pauta estavam assuntos importantes para deliberação, que buscam o desenvolvimento urbano e turístico da região mais alemã de Blumenau. Na ocasião, foi empossada a nova composição do Conselho e eleita a nova diretoria do Comdevi (presidente e vice-presidente), para o mandato de março/2024 a março/2025.

Para a presidência, foi eleito o conselheiro Manfred Grüetzmacher, que representa a sociedade civil organizada (região Vila Itoupava centro) e na vice-presidência foi eleita da Secretaria de Saúde, Maria José Bernardes.

“Foram dois anos de muito aprendizado. Neste último ano, enfrentamos desafios, celebramos conquistas e trabalhamos incansavelmente pelo desenvolvimento nossa região. Agradeço imensamente a confiança depositada em mim para presidir o conselho. Ao meu sucessor, Manfred Grüetzmacher, desejo os meus sinceros votos de sucesso. Que ele conduza o Comdevi com sabedoria, dedicação e visão, mantendo sempre o foco no bem-estar e progresso da nossa comunidade,” ressalta a ex-presidente.

Durante a reunião o gerente administrativo da Intendência Distrital de Vila Itoupava, Valmor Valdir Canal, apresentou o cronograma do projeto Esforço Concentrado no ano de 2024.

O projeto executa um verdadeiro mutirão de melhorias por região, com o foco de aprimorar o planejamento e a logística interna da Intendência Distrital, como forma de melhor atender as demandas de manutenção no interior do Distrito, compreendendo ações como patrolamento, serviço de roçada, macadamização, obras de drenagem, abertura de valas e limpeza de ribeirões. “No mês de abril, as regiões da Saxônia e Augusto Bauer serão contempladas pelo projeto”, destacou.

Na oportunidade o intendente distrital de Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva, realizou a prestação de contas sobre os trabalhos realizados no mutirão de melhorias executado pela Prefeitura de Blumenau na região do Wunderwald (Itoupava Rega), entre janeiro e fevereiro/2024.

Serviços de patrolamento, roçada, macadamização e extensão da rede de drenagem foram executadas na via. Na ocasião, foram apresentadas as ações realizadas nos últimos cinco anos na Itoupava Rega, compreendendo a construção do novo ESF Franz Zimdars e da EBM Bilíngue Erich Klabunde, e obras como alargamento de vias, novos pontos de ônibus e instalação de lixeiras e conteires.

“A Prefeitura de Blumenau empenhou-se em executar uma série de serviços essenciais para a melhoria da infraestrutura e qualidade de vida de nossa comunidade. Essas intervenções não apenas visaram proporcionar vias mais seguras e acessíveis para o tráfego de veículos e pedestres, mas também foram focadas na estruturação de serviços públicos voltados a área social, e na manutenção, embelezamento e valorização de nossa região,” afirma o intendente distrital de Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva.

Ainda no encontro, os conselheiros aprovaram a destinação de recursos do Fumdevi para a ampliação área coberta no pátio da sede da patrulha mecanizada da diretoria de desenvolvimento rural/Semmas, onde serão construídos banheiros e vestiários para os servidores. Também foram aprovados recursos para a reforma da base descentralizada da Guarda Municipal de Trânsito no Distrito – GMT/SMTT.

Sobre o Comdevi

Criado em 2000, por meio da lei complementar nº 288, o Comdevi tem como objetivo debater e auxiliar de forma coletiva a administração municipal na implantação, execução e avaliação de projetos estratégicos que promovam o desenvolvimento sustentável da região.

Composto por representantes da administração municipal de Blumenau e da sociedade civil, o órgão, que é deliberativo, também é responsável por gerir o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Distrito da Vila Itoupava (Fumdevi), onde são destinados recursos para projetos, obras e ações que fomentem o desenvolvimento do distrito.



postada em 19/03/2024 14:26 - 485 visualizações



Fotos