Google+


Blumenau é destaque em inovação e apresenta aplicativo do AlertaBlu em Congresso Estadual de Cidades Inteligentes
Evento destaca municípios que utilizam a tecnologia de forma estratégica para melhorar a eficiência dos serviços públicos

Foto: Divulgação/PMB

A Prefeitura de Blumenau foi um dos destaques do primeiro dia de programação do 9º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes. O evento, que ocorre em Balneário Camboriú, destaca municípios que utilizam a tecnologia de forma estratégica para melhorar a eficiência dos serviços públicos e a qualidade de vida da população. E o case do aplicativo AlertaBlu foi apresentado para os participantes nesta quinta-feira, dia 9.

Quem fez a apresentação foi a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar. A ferramenta essencial de Defesa Civil fornece informações em tempo real sobre o nível do rio, previsões meteorológicas e alertas de segurança, garantindo a proteção da comunidade em eventos climáticos. Tudo isso na tela do celular ou então no site, onde também é possível consultar o mapa de inundação das ruas.

“Blumenau é uma cidade inteligente e inovadora que aprende com as situações e usa essas experiências para criar mecanismos que auxiliam não somente os servidores, mas principalmente a comunidade. Um exemplo disso é o App do AlertaBlu, apresentado no Congresso. Um aplicativo desenvolvido pela nossa Secretaria de Proteção e Defesa Civil para informar nossa população e monitorar as situações adversas que ocorrem em nossa cidade”, disse Maria Regina.

O evento segue até esta sexta-feira, dia 10, com palestras sendo realizadas no Expocentro da cidade.



postada em 09/04/2026 17:11 - 381 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação/PMB
  • Foto: Divulgação/PMB
  • Foto: Divulgação/PMB
  • Foto: Divulgação/PMB
  • Foto: Divulgação/PMB