Google+


Transporte coletivo terá horário ampliado a partir de quarta-feira
Ampliação do atendimento foi determinada pela Prefeitura em reuniões com a empresa.

A operação de transporte coletivo em Blumenau será ampliada a partir da próxima quarta-feira, dia 16. Os serviços seguirão com escala especial em função do combate ao Coronavírus, mas serão oferecidos novos horários de funcionamento, principalmente para atender a população que necessita de locomoção no começo da manhã e no fim do dia.

A ampliação da escala de atendimento foi determinada pela Prefeitura em reuniões com a empresa concessionária do transporte no município, principalmente após o anúncio do repasse de R$ 5 milhões, fruto de decisão judicial. Esse valor será repassado em duas parcelas e será utilizado para pagamento de salários dos colaboradores da empresa, tendo em vista que muitos motoristas, cobradores e demais funcionários foram prejudicados com a suspensão da operação decorrente da pandemia.  

O Projeto de Lei 8128/2020, que autoriza a suplementação orçamentária para o transporte público coletivo urbano, em razão do estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19, já foi sancionado pelo prefeito Mário Hildebrandt.

A decisão sobre o aumento dos horários também visa atender, durante a semana, os trabalhadores das indústrias e, aos sábados, os do comércio. Desta forma, a operação terá duas novas janelas horárias no atendimento do transporte coletivo. Além das janelas já em funcionamento (5h30 às 8h30; 11h30 às 14h30; 16h30 às 19h30), nos dias de semana, os serviços serão ofertados também das 4h às 5h30 e das 21h30 às 22h40.

O número total de viagens ofertadas, assim, será aumentado em relação ao serviço atual, em aproximadamente 27% nos dias úteis. Nos horários de pico, atualmente, mais de 53% da operação já está em funcionamento. Além disto, as operações também serão retomadas parcialmente aos sábados, a partir de 19 de setembro. As janelas horárias serão das 7h às 9h30 e das 11h às 13h30. Serão ofertadas mais de 340 viagens somente no sábado, com quase 70% da frota de ônibus habitual neste tipo de dia.

Os períodos foram definidos com base na demanda e horários com maior circulação de pessoas, escalas de trabalho das empresas e avaliação do Seterb. O objetivo é ampliar o atendimento de forma responsável e gradativa, de forma constante à medida que as atividades também são retomadas em outros segmentos. Assim, já está em discussão para, a partir do dia 26 (sábado), a ampliação do atendimento para novas janelas com foco no atendimento à indústria.

O horário especial segue com o objetivo de evitar a circulação de pessoas que não necessitam do transporte para trabalho ou assuntos médicos, além de levar em consideração a capacidade de atendimento da empresa, tendo em vista a queda de arrecadação da mesma durante a pandemia. 

Todos os terminais contam com ônibus de apoio, que poderão ser acionados quando a situação exigir. As medidas de prevenção continuam e foram ampliadas. Os veículos passam por higienização constante nos terminais (inclusive com aplicação de produtos desinfetantes por pulverização), há limite de 60% da ocupação total dentro dos ônibus e os usuários encontram suportes com álcool em gel em todos os veículos.

A ampliação será feita somente a partir de quarta-feira, pois é preciso garantir a segurança de funcionários e usuários, primeiro será feita a testagem de todos os trabalhadores da empresa Blumob, que ainda não estavam em atividade devido à escala reduzida.  

Os horários e linhas das janelas de atendimento estão disponíveis para consulta neste link. Nos domingos e feriados, somente funcionarão as linhas exclusivas para profissionais da saúde. As linhas existentes para este público aos sábados serão mantidas, pois não estão inseridas nas janelas disponibilizadas ao público geral. 

 



postada em 11/09/2020 20:12 - 1502 visualizações



Fotos