Google+


Prefeitura e 23º Batalhão de Infantaria lançam projeto Pátria na Cidade
A ação tem como objetivo despertar o patriotismo.

Na manhã desta terça-feira, dia 24 de março, aconteceu a solenidade de abertura do projeto Pátria na Cidade. Desenvolvido pela Prefeitura de Blumenau e pelo 23º Batalhão de Infantaria, trata-se de uma ação mensal de hasteamento das bandeiras e execução de hinos em diferentes locais da cidade. O objetivo é estimular o patriotismo. Nesta primeira edição, o evento foi realizado na Praça Victor Konder, no Centro, e contou com a presença de militares, autoridades, estudantes da rede municipal, imprensa e comunidade.

Na abertura da cerimônia, os estudantes da Escola Básica Municipal (EBM) Almirante Tamandaré fizeram uma apresentação intitulada “O nosso país é a nossa bandeira”. Os alunos fizeram uma reflexão sobre a bandeira do Brasil e, utilizando-se de papéis coloridos e outros materiais, montaram o símbolo nacional no chão da praça, usando as estrelas para representar suas mais variadas reivindicações para o país. Na sequência, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Blumenau pelo prefeito Napoleão Bernardes, o Tenente Coronel Ângelo Brait Júnior, e a secretária de Educação, Helenice Luchetta, juntamente com três alunos da EBM Almirante Tamandaré. O hino nacional e o hino à bandeira foram executados pela banda do 23º Batalhão de Infantaria.

Na oportunidade, o prefeito Napoleão Bernardes cumprimentou os presentes, em especial as crianças da EBM Almirante Tamandaré, que inspiraram a todos com a demonstração de amor pela nação. Também parabenizou o 23º Batalhão de Infantaria, que demonstrou a importância de saudar a bandeira e, através da música, proporcionou reflexão. Ele destacou que o projeto Pátria na Cidade é importante para construir uma nação mais justa e acolhedora. “O programa é de extrema importância para disseminar o amor pela pátria através do exemplo. É uma conscientização em favor do país, do estado e da cidade”, comentou o prefeito.

O Tenente Coronel do 23º Batalhão de Infantaria, Ângelo Brait Júnior, afirmou que o projeto Pátria na Cidade busca desmistificar a visão do patriotismo, que muitas vezes não é clara para todos. Segundo ele, a presença dos estudantes é importante, por conta de representarem o futuro da nação. “O patriotismo une as pessoas em prol do país. O projeto proporciona um momento patriota, reunindo a comunidade na ideia de que todos somos brasileiros e deixando de lado todas as diferenças”, explica.

A próxima solenidade do projeto Pátria na Cidade acontecerá no dia 14 de abril, terça-feira, na EBM General Lúcio Esteves. Segundo o responsável pelo projeto na Prefeitura de Blumenau, Fred Manke, as ações de hasteamento de bandeira e execução de hinos acontecem uma vez por mês até a última cerimônia, a ser realizada na sede do 23º Batalhão de Infantaria no dia 19 de novembro deste ano, o Dia Nacional da Bandeira.

Assessora de Comunicação: Mariana Campos Silva



postada em 24/03/2015 11:09 - 2350 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider