Google+


Prefeitura decreta estado de emergência para Região Norte
Das 176 ocorrências, 128 foram registradas ao Norte município.

Diante do número de ocorrências registradas na cidade desde o último sábado, 26, o prefeito Mário Hildebrandt, a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar e o secretário de Defesa, Civil Carlos Olímpio Menestrina, declararam nesta sexta-feira, 02, estado de emergência na Região Norte do município. Para se ter uma dimensão da situação, dos 176 ocorrências atendidas pela secretaria em função das chuvas, 128 destas atingiram os bairros situados ao Norte. 

A partir do decreto emergencial nº 14.229, todas as manutenções e obras necessárias para recuperação das vias públicas ficam amparadas no decreto, podendo assim agilizar o processo contratual e também justificar o empenho de recurso público na região. 

Os bairros Itoupava Central, com 46 ocorrências e Itoupavazinha, com 23, foram, de acordo com a Defesa Civil, os locais mais atingidos. Lembrando que, dos 176 chamados, 100 deles foram deslizamentos de terra, 69 análises de risco, 6 alagamentos e uma enxurrada. 

Conforme a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), o trabalho de manutenção está intensificado durante toda a semana. Inclusive não há no município nenhuma via interditada ou com bloqueio de passagem. A situação da Ligação Velha-Garcia segue estável, com a passagem fluindo normalmente. 

Com todas as vias municipais desobstruídas um dos focos do município está voltado a Rua Nilton César Marcos, na Itoupavazinha, onde Seurb trabalha no rompimento de uma rocha que corre o risco de desabar e atingir as residências vizinhas. Salvo isso, as demais demandas de limpeza das vias seguem ocorrendo nos próximos dias. 

Até o momento, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) seis famílias precisaram deixar suas residências, sendo orientadas e acompanhadas por profissionais da assistência social.



postada em 02/12/2022 14:58 - 561 visualizações



Fotos