Google+


Prefeitura de Blumenau pede esclarecimentos sobre pesquisa de células neonazistas na cidade
A Prefeitura reforça também que, em nenhum momento, foi procurada pelo Conselho

Na última semana, Blumenau foi capa de vários portais nacionais de notícias. Todos repercutindo um estudo do Conselho Nacional dos Direitos Humanos que aponta que a cidade possui mais de 60 células nazistas. Alguns veículos de imprensa nacionais, inclusive, usaram fotos que não são da nossa cidade para ilustrar a referida notícia. Um dado grave, mas que a Prefeitura de Blumenau só tomou conhecimento por meio da imprensa.

Por isso, nesta semana, a administração municipal vai encaminhar um ofício ao Conselho Nacional dos Direitos Humanos para ter acesso a esse estudo e aos detalhes do levantamento para ter ciência da atuação dos grupos e, assim, poder tomar medidas para que esse tipo de prática seja coibida. A Prefeitura reforça também que, em nenhum momento, foi procurada pelo Conselho.

A administração municipal também soube, apenas pela imprensa, que na última semana os membros do referido conselho estariam na cidade, e demonstra estranheza que, em nenhum momento, houve contato ou convite formal ao Gabinete do Prefeito para falar sobre o assunto.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) ficou sabendo que teria uma agenda com o conselho apenas no dia da referida reunião, ao ser questionada pela imprensa. Foi então que se descobriu que foi enviada uma mensagem por e-mail para um ex-servidor da secretaria, apenas um dia antes da referida reunião, e este e-mail foi parar na caixa de spam.

Mesmo assim, sabendo da visita do conselho, a secretária de Educação, Sônia Cipriani, cancelou a agenda que tinha no mesmo horário e se colocou à disposição para recebê-los. Mas ninguém apareceu.

A Prefeitura reforça que essas acusações são graves e quer ter total ciência do estudo para poder ajudar a coibir esse grave crime. Por outro lado, também estranha que esse estudo não tenha sido compartilhado com as autoridades locais para que se possa fazer um trabalho em conjunto no combate desse tipo de prática.



postada em 18/04/2024 16:08 - 1016 visualizações