
O prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, encaminhou na manhã desta quinta-feira, dia 12, três projetos de lei que contemplam a proposta de reforma administrativa do executivo municipal. As propostas abordam alterações na estrutura da administração direta, do Samae e da Proeb.
“Nosso objetivo é modernizar a gestão, dar ainda mais transparência e integridade para a administração pública. É com esse objetivo que temos trabalhado. Nessas propostas, não temos criação de cargos novos, nem impacto financeiro. A reforma vem para facilitar a tomada de decisões, dar mais agilidade, diminuir a burocracia e trazer uma cara nova para administração municipal”, explica o prefeito Egidio.
O primeiro projeto, que trata da administração direta, incorpora a Secretaria de Parcerias e Concessões (Separc) como uma diretoria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec). Outra mudança proposta é a transformação da Controladoria-Geral do Município em Secretaria de Controle, Transparência e Integridade (Sect), onde ficará vinculado o futuro Sistema Municipal de Controle Interno.
Além disso, propõe alterações na estruturação dos órgãos municipais, com a criação de regimentos internos e o estabelecimento de metas e resultados que a gestão deseja alcançar em cada área. O modelo segue o exemplo do que já ocorre nos governos federal, estadual e em municípios do mesmo porte de Blumenau. “A regulamentação via decreto permitirá maior agilidade ao município para adaptar a estrutura em resposta a possíveis eventos críticos, como o que vivemos em 2020 com a pandemia. Situações assim exigem resposta rápida e o modelo atual é muito engessado. Com a reforma, pretendemos desburocratizar a gestão municipal e dar mais eficiência, acompanhando o ritmo das mudanças sociais e econômicas que estamos vivendo hoje”, explica o procurador-geral Éder Boron.
A proposta de reforma na estrutura administrativa do Samae segue a mesma linha. O projeto também prevê adequações no vencimento do diretor-presidente, equiparando-o aos demais secretários e a criação de um cargo de diretoria. “A extinção de uma secretaria da administração direta, a Separc, permitirá esse ajuste no Samae, sem que isso traga impacto financeiro ao município”, garante o prefeito.
Proeb vai virar Blumenau Eventos
O terceiro projeto encaminhado pelo prefeito Egidio trata da criação do Serviço de Promoção de Eventos e Lazer de Blumenau, que passará a se chamar Blumenau Eventos, em substituição à Proeb. “O modelo jurídico atual já não contempla a forma como os eventos de grande porte são organizados atualmente. Então, precisamos criar uma pessoa jurídica privada, sem fins lucrativos e de interesse público para que possamos avançar na promoção de eventos importantes para a cidade, como a Oktoberfest, o Natal e a Páscoa em Blumenau”, esclarece o procurador-geral.
Inspirado em organizações como a Embratur e SP Negócios, o novo formato permitirá a agilidade nas contratações relacionadas aos eventos, que passarão a ser feitas diretamente pela Blumenau Eventos, bem como na desburocratização das questões orçamentárias. A proposta também garante segurança jurídica para novos modelos de captação de recursos, permitindo, por exemplo, a inscrição de projetos em programas de incentivo, atualmente vedados a fundações.
Assim como os demais projetos, a criação da Blumenau Eventos não terá impacto financeiro. “O objetivo é que a gestão do serviço seja autossuficiente, com recursos gerados pela própria atividade, que são os eventos. Dessa forma, vamos possibilitar que a Oktoberfest e que outros eventos tradicionais da cidade ganhem ainda mais relevância no cenário nacional”, disse ainda o prefeito.
postada em 12/06/2025 14:36 - 409 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Prefeitura de Blumenau encaminha reforma administrativa focada na modernização da gestão pública
Prefeito Egidio Ferrari anuncia novo secretário de AdministraçãoQuinta edição do Prefeitura nos Bairros será neste sábado, dia 28, na Vila Itoupava
Prefeito Egidio Ferrari promove Blumenau como destino de investimentos no Ministério do Comércio na China
Prefeitura de Blumenau indica Anderson Rosa como novo presidente do Issblu