Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 7/12/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 376 novos casos de Coronavírus

Blumenau registrou nesta segunda-feira, dia 7, 27.311 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 376 a mais do que registrado no último domingo, dia 6, quando o município contabilizava 26.935 casos da doença.

Dos casos novos diagnosticados, 78 foram por meio de teste tipo RT-PCR, 22 rápidos, 274 de antígeno e 2 sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 92.245 testes para Covid-19. Somente nesta segunda, dia 7, foram processados 866 exames. Entre os casos positivos, 2.433 pacientes estão em tratamento. Destes, 2.343 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 136 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 62 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 74 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 44 pacientes são de Blumenau (43 confirmados e 1 em análise) e 18 pacientes da região (17 confirmados e 1 em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 66%. Já em enfermaria são 59 de Blumenau (47 confirmados e 12 em análise) e 15 da região (15 confirmados), com taxa de ocupação de 42%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 344 atendimentos, com 75 deles decorrentes de síndromes gripais.

O município contabiliza também 24.665 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. Além disso, a cidade soma nesta segunda-feira, 213 óbitos decorrentes da doença.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Força-tarefa realiza 281 atendimentos em Blumenau

A força-tarefa da Prefeitura de Blumenau voltou a intensificar o trabalho de orientação à população para diminuir o contágio pelo Coronavírus. Até o último domingo, dia 6, as equipes compostas por profissionais da Secretaria de Defesa Civil e da Vigilância Sanitária fizeram 281 atendimentos.

As equipes coordenadas pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) estiveram em 94 bares, 27 restaurantes, 28 tabacarias e 26 soccers. Foram feitos ainda 88 esclarecimentos pelo telefone 199. O objetivo da ação é conscientizar a população e os proprietários de estabelecimentos para o cumprimento das portarias impostas pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Durante as abordagens, foram entregues ainda 29 máscaras.

Como os decretos vigentes são do Governo do Estado, as denúncias estão sendo centralizadas no telefone 190 da Policia Militar. Desde o dia 23 de novembro, quando novamente foram intensificadas as ações da força-tarefa, as equipes da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária estão prestando suporte à PM no atendimento das ocorrências.

GMT atua em cinturões noturnos
Desde o dia 30 de novembro, a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) retomou as fiscalizações de trânsito por meio de cinturões noturnos. As ações ocorrem todos os dias entre a noite e a madrugada, em vias de ligação entre os bairros de Blumenau. Do início das operações até esta segunda-feira, dia 7, 950 condutores foram abordados em diversos pontos do município.

Na fiscalização, 317 motoristas foram submetidos ao teste de alcoolemia, sendo que sete condutores apontaram positivo para embriaguez ao volante. Eles foram encaminhados à Central de Polícia Civil.

O intuito das medidas não é multar, mas evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado, pois os acidentes de trânsito graves ocasionam politraumas nas vítimas e com isso é necessário acompanhamento médico, que evoluem para internação nos hospitais. O aumento de pacientes vindos de acidentes de trânsito preocupa, pois são internações evitáveis, reduzindo o número de leitos de UTI e enfermaria, que poderiam estar à disposição de pacientes com Covid-19.

 

Entrega de Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Serão entregues dois Kits base seca por aluno, referente aos meses de novembro e dezembro, além dos produtos da agricultura familiar.

Confira a relação completa das entregas:

Terça-feira, dia 08

Bairro

EBM Conselheiro Mafra

Velha Grande

CEI Dr. Arão Rebello

Velha Grande

EBM Vidal Ramos

Vorstadt

CEI Pedro Krauss

Vorstadt

CEI ProfªLeonidesWestarb

Vorstadt

Quarta-feira, dia 09

Bairro

CEI Herondina Helena da Silva

Ponta Aguda

EBM Felipe Schmidt

Itoupavazinha

CEI ProfªLenyrPeiterStarke

Itoupava Central

EBM Duque de Caxias

Itoupava Central

Quinta-feira, dia 10

Bairro

EBM Anita Garibaldi

Itoupava Central

CEI Carlos Rohweder

Itoupava Central

EBM Profº Friedrich K. Kemmelmeier

Itoupava Central

EBM Wilhelm Theodor Schurmann

Itoupava Central

CEI Wilhelm Theodor Schurmann

Itoupava Central

EBM Pedro II

Progresso

EBM Henrique Alfarth

Progresso

CEI HerciliaKrug

Progresso

CEI Vereador Ewaldo Moritz

Progresso

CEI Bruno Schreiber

Progresso

CEI Elisa Hort

Progresso

CEI Profª Raquel Wisintainer Soares

Progresso

EIM Cap. Euclides de Castro

Progresso

Sexta-feira, dia 11

Bairro

EBM Profº Rodolfo Hollenweger

Fidélis

CEI Walter Rosemann

Fidélis

CEI Daniel Bressanini

Nova Esperança

CEI Heinrich Reif

Nova Esperança

CEI Profº Anselmo A. Hellesheim

Salto do Norte

EBM Lauro Muller

Badenfurt

EBM Gal. Lucio Esteves

Escola Agrícola

CEI IrmgardZoschke

Itoupava Central

CEI Profº Paulo Freire

Itoupava Central

EBM Pedro I

Itoupava Central

CEI Profª Andrea da Silva

Itoupava Central

 

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 18h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

 

Ambulatórios Gerais realizam 417 testes para Covid-19

Os Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, além do Ambulatório de Referência da Vila Germânica, contam com estruturas que estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

Os atendimentos do fast-track do AG Centro foram centralizados no Ambulatório localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica, que atende todos os dias, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

De segunda a sexta-feira, os fast-tracks localizados no CSU Fortaleza, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia possuem horário estendido. Nestes locais, as pessoas com suspeitas de Covid-19 podem buscar atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Somente nesta segunda-feira, dia 7, as unidades realizaram 718 atendimentos e fizeram 417 coletas para o exame RT-PCR.

 

 



postada em 07/12/2020 19:08 - 1916 visualizações



Fotos