Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 7/10/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 49 novos casos de Coronavírus

Blumenau registrou nesta quarta-feira, dia 7, 13.298 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 49 a mais do que registrado na última terça-feira, dia 6, quando o município contabilizava 13.249 casos da doença.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 55.955 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 317 pacientes estão em tratamento. Destes, 295 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Outros 34 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 15 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 19 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 10 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 5 pacientes da região (todos confirmados). Já em enfermaria são 17 de Blumenau (12 confirmados e 5 em análise) e 2 da região (todos confirmados).

O município contabiliza também 12.828 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda 153 óbitos decorrentes da doença.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Por determinação do Estado, aulas serão retomadas em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está estudando a Portaria Conjunta SES/SED nº 778, divulgada pelo Governo do Estado na noite da última terça-feira, dia 6, que libera o retorno das aulas presenciais em Santa Catarina para cidades que estejam nos níveis potenciais alto e moderado na matriz de risco da Covid-19. 

Uma das exigências do Estado é a criação de um Comitê Municipal e de um Plano de Contingência por parte da Secretaria Municipal de Educação e das instituições de ensino, contendo medidas sanitárias, entre outras, para garantir a segurança no retorno das aulas.

Em virtude da complexidade para organização do retorno com segurança para pais e alunos, ainda não foi definida uma data específica para a volta das aulas em Blumenau.

De acordo com a Secretária de Educação, Patrícia Lueders, esse processo precisa ser feito com muito estudo e planejamento. “O Governo do Estado demorou semanas para elaborar e divulgar a portaria, por isso o Município precisará de pelo menos alguns dias para definir a melhor estratégia de retomada das aulas, visando garantir a segurança sanitária dos alunos e dos professores”, pondera.

Em paralelo, a Semed está aguardando o diagnóstico da pesquisa realizada com as famílias do 6º ao 9º ano e iniciará nos próximos dias uma pesquisa com as famílias dos demais anos e turmas para entender a necessidade de cada comunidade escolar. 

Mesmo com a portaria do Estado, a Prefeitura de Blumenau garante que as famílias que optarem por não mandar os alunos para a escola não serão prejudicadas. As atividades não presenciais continuarão ocorrendo na plataforma Google Sala de Aula e a avaliação dos estudantes, bem como a validação anual, serão feitas com base nos trabalhos realizados na plataforma. 

Instituições de ensino privadas

O Município dará autonomia para que as instituições privadas definam a melhor forma de retorno das aulas de acordo com as necessidades de cada instituição e sua comunidade escolar. Mesmo assim, as escolas da rede privada terão de elaborar o plano de contingência de cada unidade, que será avaliado pelo Comitê Municipal.

 

Entrega de Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

 

Confira a relação completa das entregas:

Quinta-feira, dia 8

EBM Profª Alice Thiele

Garcia

EBM Tiradentes e Profª Julia S.

Garcia

CEI Antônio José Curtipassi

Garcia

CEI Paulo Tallmann

Garcia

CEI Luiz Vargas

Garcia

CEI Ingo Wolfgang Hering

Garcia

CEI Osvaldo Deschamps

Glória

CEI Frieda Zadrozny

Glória

CEI Profº Emiliano Stolf

Glória

EBM Henrique Alfarth

Progresso

EBM Pedro II

Progresso

CEI Profª Raquel Wisintainer Soares

Progresso

CEI Bruno Schreiber

Progresso

CEI Elisa Hort

Progresso

CEI Hercilia Krug

Progresso

CEI Vereador Ewaldo Moritz

Progresso

EBM Pastor Faulhaber

Ribeirão Fresco

CEI Profª Teresa Raquel S. de Araujo

Ribeirão Fresco

CEI Brandina Buerger

Valparaíso

EBM Vidal Ramos

Vorstadt

CEI Pedro Krauss

Vorstadt

 

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

 

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 18h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

 

Ambulatórios Gerais realizam 131 testes para Covid-19

Os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. O AG Heinz Schrader, conhecido como AG do Centro, localizado na Rua República Argentina, 2.077, no bairro Ponta Aguda disponibiliza atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Todos os fast tracks anexo aos AGs continuam atendendo em horário habitual, fazendo coletas para testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios médicos de suspeita de Covid-19. A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço.

Somente nesta quarta-feira, dia 7, as unidades realizaram 202 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 131 testes RT-PCR realizados.

 



postada em 07/10/2020 18:56 - 1705 visualizações



Fotos