Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 6/4/2021
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus.

Blumenau registra um total de 425 óbitos por Coronavírus

Blumenau registrou mais cinco óbitos, somando agora 425 mortes por Coronavírus no município. Na segunda-feira, dia 5, foi confirmada a morte de uma mulher de 64 anos, que estava internada em UTI desde o dia 23 de março. A segunda vítima foi uma mulher de 41 anos, que estava internada desde o dia 5 de março. A terceira vítima foi um homem de 62 anos, que estava internado em UTI desde o dia 6 de março. A quarta vítima foi um homem também de 62 anos, que estava internado em UTI desde o dia 2 de abril. Nesta terça-feira, dia 6, também foi confirmada a morte de uma mulher de 75 anos, que estava internada em UTI desde o dia 23 de março. Todas as vítimas tinham comorbidades.

Blumenau registra ainda nesta terça-feira, dia 6, um total de 48.802 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 136 a mais do que registrado na última segunda-feira, dia 5, quando o município contabilizava 48.666 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, nove foram por meio do RT-PCR, 15 por testes rápidos, 111 de antígeno e um sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 163.122 testes para Covid-19. Somente nesta terça-feira, dia 6, foram processados 638 exames. Entre os casos positivos, 745 pacientes estão em tratamento. Destes, 601 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 176 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 87 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 89 em enfermaria. Destes na UTI, 73 pacientes são de Blumenau (72 confirmados e um em análise) e 14 pacientes de outras cidades (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 100%, além disso, 21 leitos de guerra estão ativados. Já em enfermaria são 73 pacientes de Blumenau (72 confirmados e um em análise) e 16 de outros municípios (15 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 50,3%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 422 atendimentos, com 60 deles decorrentes de síndromes gripais.

O município contabiliza também 47.632 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Blumenau registra mais de mil faltas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19

Mais de 32 mil pessoas já se vacinaram contra a Covid-19 em Blumenau. Somando as primeiras e segundas doses, a cidade soma mais de 45 mil vacinas aplicadas. Mas nem todos os agendamentos resultam em vacinação. A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) registrou 1.488 faltas de usuários que agendaram, mas não compareceram na data marcada para receber a vacina. Considerando os dias de vacinação o número representa, em média, 20 faltas por dia.

As doses da vacina não aplicadas em função das faltas são sempre remanejadas para outros agendamentos, mas é importante que o usuário que tenha dificuldades em comparecer faça o cancelamento do seu horário. O cancelamento deve ser solicitado no Alô Saúde, pelo telefone 156 (opção 2). Apesar de não haver remanejamento imediato da agenda, com ocupação de horário por outros usuários, a comunicação da falta evita desperdícios do imunizante e auxilia na agilidade para que a Prefeitura possa oferecer novas agendas de vacinação. 

Critérios para garantir a vacinação

Na data do agendamento é importante que o usuário observe alguns critérios como não apresentar febre acima de 37,5°C ou sintoma de infecção nas 24h anteriores ao agendamento da vacina. O paciente também não pode ter diagnóstico positivo para Covid-19 nos últimos 30 dias, nem ter recebido outras vacinas nos últimos 15 dias.

Em todas as etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, conforme cronograma de vacinação, pacientes transplantados, com doenças reumáticas imunomediadas, gestantes, pacientes imunodeprimidos por doença oncológica ou HIV positivo, devem apresentar declaração médica autorizando a aplicação da vacina.

Atenção para o horário do agendamento

O Município orienta que as pessoas com agendamento cheguem à Central de Vacinação, localizada no Setor 1 do Parque Vila Germânica, no máximo 15 minutos antes do horário marcado. A medida visa organizar a logística do local e permite otimizar o atendimento dos usuários. Idosos que precisam de auxílio podem levar acompanhantes para facilitar o acesso ao local.

Pessoas acamadas e idosos com locomoção reduzida

Pessoas que estejam acamadas e não conseguem se locomover também podem solicitar a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo Alô Saúde no telefone 156 (opção 2). As informações necessárias são nome do paciente, telefone, CPF, data de nascimento, endereço completo e unidade de saúde de referência mais próxima de casa.

Já os idosos com maior dificuldade de locomoção, o acesso ao local de vacinação pode ser feito pela Rua Alberto Stein, convergindo à direita e buscando o acesso feito para a Rua Itapiranga, que foi sinalizado pela Seterb. A vacina é aplicada sem que o usuário precise desembarcar do veículo.

 

Blumenau aplicou nesta terça-feira 1.737 vacinas entre 1ª e 2ª doses

Nesta terça-feira, dia 6, foram aplicadas 1.065 vacinas da primeira dose, somando 34.024 até o momento. No mesmo dia foram aplicadas 672 vacinas da segunda dose, totalizando 13.015. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.

 

Central de Monitoramento

Os profissionais da saúde que atuam na Central de Monitoramento Covid-19 fazem ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, pelo telefone 156 (opção 2). As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.

 

Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 342 testes

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, agora com atendimento estendido até meia-noite, aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam. Somente nesta terça-feira, dia 6, as unidades fizeram 548 atendimentos e 342 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.

 

 

 



postada em 06/04/2021 18:06 - 2754 visualizações



Fotos