
Blumenau registra 339 óbitos por Coronavírus
Blumenau registra mais quatro óbitos, somando agora 339 mortes por Coronavírus no município. Na última quinta-feira, dia 4, foi confirmada a morte de um homem de 69 anos, que estava internado em UTI desde o dia 31 de janeiro. A outra vítima foi um homem de 68 anos, que estava internado em UTI desde o dia 27 de dezembro do ano passado. Nesta sexta-feira, dia 5, foi confirmada também a morte de um homem de 35 anos, que estava internado em UTI desde o dia 18 de fevereiro. A quarta vítima foi um homem de 88 anos, que estava internado em UTI desde o dia 2 de março. Todas as vítimas tinham comorbidades.
Blumenau confirmou ainda nesta sexta-feira, 5 de março, um total de 42.910 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 259 a mais do que registrado na última quinta-feira, dia 4, quando o município contabilizava 42.651 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 16 foram por meio do RT-PCR, 14 por testes rápidos, 227 de antígeno e 2 sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 141.924 testes para Covid-19. Somente nesta sexta-feira, dia 5 de março, foram processados 931 exames. Entre os casos positivos, 1.886 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.792 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e região, 156 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 67 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 89 em enfermaria. Destes na UTI, 46 pacientes são de Blumenau (38 confirmados e 8 em análise) e 21 pacientes da região (17 confirmados e 4 em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 100%, sendo que foi ativado um leito de guerra. Já em enfermaria são 74 pacientes de Blumenau (56 confirmados e 18 em análise) e 15 da região (13 confirmados e 2 em análise), com taxa de ocupação de 50,3%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 358 atendimentos, com 89 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 40.685 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Transporte coletivo para profissionais da saúde segue com operação neste final de semana
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Trânsito e Transporte (Seterb), vai disponibilizar novamente neste final de semana ônibus especiais para o deslocamento exclusivo de profissionais da área da saúde. As linhas vão atuar somente no período em que estiver suspenso o transporte coletivo convencional. Vale ressaltar que o sistema deixará de operar de 14h30 de sábado até 3h30 da segunda-feira, nos dias 6 e 7 de março.
O transporte será oferecido exclusivamente para os profissionais que atuam em Blumenau e são vinculados a hospitais, Policlínica, PA da Unimed, Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais (AGs). Para fazer uso do transporte, os profissionais precisam estar devidamente identificados com documentos e/ou crachás que comprovem o vínculo empregatício.
Confira abaixo os horários de partida de cada linha:
Sábado
Linha 01 - Região do Garcia, linha 02 - Região da Velha, linha 03 - Região da Fortaleza e linha 04 - Região do Aterro
Saída dos bairros: 17h40
Saída dos hospitais: 19h20
Domingo
Linha 01 - Região do Garcia, linha 02 - Região da Velha, linha 03 - Região da Fortaleza e linha 04 - Região do Aterro:
Saída dos bairros: 5h40 e 17h40
Saída dos hospitais: 7h20 e 19h20
Área Azul suspensa pelos próximos dois sábados
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), reitera que segue suspensa para o próximo sábado, dia 6, a cobrança de Área Azul em todo o município. A medida foi tomada devido ao Decreto 1.172, do Governo do Estado, que suspende o funcionamento de serviços não essenciais das 23h de 26 de fevereiro às 6h de 1º de março e, das 23h de 5 de março às 6h de 8 de março.
Com isso, os postos de regularização das amarelinhas, no Centro Comercial Borda e Rodoviária de Blumenau também terão atendimento suspenso nessas datas. Com a medida, os cartões que tiverem vencimento para estes dois dias poderão ser pagos no próximo dia útil.
Forças de segurança intensificam fiscalização das medidas restritivas neste fim de semana
As forças de segurança do município vão intensificar as fiscalizações das medidas restritivas impostas pelo Decreto nº 1.172, do Governo do Estado, que estabelece lockdown durante o fim de semana. Desde o dia 19 de fevereiro, a força-tarefa fez 140 abordagens, sendo 18 estabelecimentos interditados por descumprirem o regramento, além de de promoverem aglomerações, em descumprimento com as restrições estabelecidadas para regiões que estão no nível gravíssimo na Matriz de Risco.
Das 23h desta sexta-feira, dia 5, até as 6h da manhã de segunda-feira, dia 8, somente poderão funcionar os estabelecimentos considerados essenciais. Conforme o Decreto nº 562 do Governo Estadual, lojas de materiais de construção e feiras livres estão entre os locais que também não podem funcionar. Já os estabelecimentos de alimentação às margens de rodovias, não podem ter consumação de alimentos e bebidas no local – somente poderão trabalhar com tele-entrega ou retirada no balcão.
O trabalho de fiscalização é coordenado pela Secretaria de Defesa Civil e envolve equipes da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), da Policia Militar, da Policia Civil e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, mais 40 profissionais estão atuando nos bairros da cidade. As ações ocorrem de domingo a quinta-feira, das 18h às 24h, e sextas e sábados, das 18h às 6h da manhã.
Página com as medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado.
Denúncias
Durante a operação, a população também poderá registrar denúncias relacionadas a casos de aglomeração em estabelecimentos, por meio do telefone 199, da Defesa Civil e 190 da Policia Militar. Até a manhã de domingo, dia 21, a central de telefone 199 atendeu cerca de 177 ligações.
GMT atua em cinturões noturnos
Desde o dia 22 de fevereiro, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Seterb), retomou as fiscalizações de trânsito por meio de cinturões noturnos. As ações são desenvolvidas todos os dias pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT), em vias de ligação entre os bairros de Blumenau. Do início das operações até esta sexta-feira, dia 5 de março, 1.646 condutores foram abordados em diversos pontos do município. Em todas as fiscalizações, 387 motoristas foram submetidos ao teste de alcoolemia, sendo que nove condutores apontaram positivo para embriaguez ao volante. Eles foram encaminhados à Central de Polícia Civil.
O intuito das medidas não é multar, mas evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado, pois os acidentes de trânsito graves ocasionam politraumas nas vítimas e com isso é necessário acompanhamento médico, que evoluem para internação nos hospitais. O aumento de pacientes vindos de acidentes de trânsito preocupa, pois são internações evitáveis, reduzindo o número de leitos de UTI e enfermaria, que poderiam estar à disposição de pacientes com Covid-19.
Prefeitura de Blumenau adere a consórcio nacional para compra de vacinas contra Covid-19
Blumenau firmou nesta sexta-feira, dia 5, um protocolo de intenções junto a Frente Nacional dos Prefeitos, para aderir ao consórcio nacional e garantir a aquisição de vacinas, medicamentos, equipamentos e insumos para o enfrentamento à Covid-19.
Desde janeiro, quando os imunizantes foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Prefeitura de Blumenau participa de discussões sobre a aquisição da vacina. Com a autorização, na ultima semana, do Supremo Tribunal Federal (STF) para que estados, municípios e o Distrito Federal possam importar e distribuir os imunizantes o município confirmou sua decisão de compra.
A adesão a um consorcio para aquisição conjunta, foi entendida como a opção que permite, além da segurança jurídica, uma maior possibilidade na negociação de valores e prazos para entrega.
Depois de avaliar outras propostas, o município optou pelo Consorcio Nacional por entender que o modelo é o que melhor se adéqua às suas demandas. Os recursos já estão reservados no orçamento previsto para este ano. Cabe ressaltar que a aquisição das doses segue os mesmos preceitos de todas as compras efetivadas pelo poder público, priorizando a transparência, legalidade e economia aos cofres públicos.
Blumenau aplicou nesta sexta-feira 403 vacinas entre 1ª e 2ª doses
Nesta sexta-feira, dia 5 março, foram aplicadas 354 vacinas da primeira dose, somando 13.071 até o momento. No mesmo dia foram aplicadas 49 da segunda dose, totalizando 7.265. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.
Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.
Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 454 testes
O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, agora com atendimento estendido até meia-noite, aos sábados e domingos, das 7h às 19h.
Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. Excepcionalmente, neste sábado, dia 27, o AG Velha não terá atendimento das 13h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.
Somente nesta sexta-feira, dia 5 de março, as unidades fizeram 653 atendimentos e 454 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.
postada em 05/03/2021 18:16 - 3333 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Boletim Coronavírus Blumenau - 5/3/2021
Prefeitura decreta luto de três dias pela morte do empresário Paulo CensiContrato com empresa responsável pela construção do Centro de Convenções será rescindido
Boletim Coronavírus Blumenau - 17/05/2023
Prefeitura decreta luto de três dias pela morte de Adalberto Day