Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 5/2/2021
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus.

Blumenau registra 157 novos casos de Coronavírus

Blumenau registrou nesta sexta-feira, dia 5, 36.615 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 157 a mais do que registrado na quinta-feira, dia 4, quando o município contabilizava 36.458 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 23 foram por meio do RT-PCR, 8 por testes rápidos e 126 de antígeno.O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 122.125 testes para Covid-19. Somente nesta sexta-feira, dia 5, foram processados 576 exames. Entre os casos positivos, 1.052 pacientes estão em tratamento. Destes, 995 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos confirmados de Blumenau e região 76 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 37 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 39 em enfermaria. Destes na UTI, 25 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 12 pacientes da região (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 39%. Já em enfermaria são 34 pacientes de Blumenau (32 confirmados e 2 em análise) e 5 da região (4 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 22%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 356 atendimentos, com 43 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 35.266 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. Além disso, a cidade registra 297 óbitos decorrentes da doença.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Blumenau amplia vacinação contra Covid-19 para todos os trabalhadores de saúde

Nesta sexta-feira, dia 5, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) ampliou a vacinação dos profissionais de saúde. Agora, todos os trabalhadores de saúde já podem agendar a imunização contra a Covid-19 em Blumenau. O horário das equipes de vacinação também será ampliado no Setor 1 do Parque Vila Germânica e vai atender os agendamentos neste sábado e domingo, dias 6 e 7, das 8h às 20h.

O motivo da ampliação dos grupos prioritários continua sendo a baixa procura pelo imunizante por trabalhadores de saúde com 60 anos ou mais e profissionais de saúde com comorbidades. Desde o inicio dos agendamentos destes dois grupos, apenas 571 profissionais solicitaram a vacina, para aplicação na quarta, quinta ou sexta-feira. A capacidade do município é imunizar até domingo 1.800 pessoas neste momento.

Os trabalhadores de saúde precisam, na hora de receber a vacina, comprovar vínculo empregatício na rede pública ou privada, por meio de documento pessoal com foto, folha de pagamento ou carteira do conselho de classe. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios que também deverão apresentar uma declaração emitida pelo serviço de saúde comprovando a vinculação ativa.

O agendamento da vacina contra o Coronavírus pode ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo aplicativo Pronto Mobile e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2). Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema vai agendar o retorno para a segunda imunização, dentro do prazo adequado de retorno.

 

Blumenau já vacinou 4.397 pessoas contra o Coronavírus

Nesta sexta-feira, dia 5, foram aplicadas 337 vacinas, assim a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) já imunizou 4.397 pessoas contra o Coronavírus, em Blumenau. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), coordenada pelo secretário André Motta Ribeiro. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.

 

Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, em decorrência da pandemia, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus

Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 289 testes

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

A partir da próxima segunda-feira, dia 8, o Atendimento Rápido Covid-19 que acontecia no CSU Fortaleza será transferido para o Hospital Universitário da Furb, na Rua Samuel Morse, 768, no bairro Fortaleza Alta – onde temporariamente também funciona o AG Fortaleza, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.

Somente nesta sexta-feira, dia 5, as unidades fizeram 410 atendimentos e 289 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.



postada em 05/02/2021 17:31 - 3117 visualizações



Fotos