Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 5/11/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 297 novos casos de Coronavírus
Blumenau registrou nesta quinta-feira, dia 5, 16.537 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 297 a mais do que registrado na última quarta-feira, dia 4, quando o município contabilizava 16.240 casos da doença.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 66.707 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 1320 pacientes estão em tratamento. Destes, 1290 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 50 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 23 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 27 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 14 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 9 pacientes da região (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 24%. Já em enfermaria são 22 de Blumenau (16 confirmados e 6 em análise) e 5 da região (3 confirmados e 2 em análise), com taxa de ocupação de 15%. Além disso, os hospitais da cidade apresentaram 344 atendimentos, com 78 deles decorrentes de síndromes gripais. A cidade registra ainda 162 óbitos decorrentes da doença.
O município contabiliza também 15.055 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Prefeitura de Blumenau amplia serviços já disponíveis para combate à Covid-19

Desde o dia 13 de março a Prefeitura de Blumenau vem atuando intensamente com diversas frentes e ações para enfrentar o Coronavírus na cidade, de maneira a reduzir os impactos da pandemia nas mais variadas atividades afetadas, mas principalmente com foco na manutenção da saúde e da vida da população. 

São ações que neste período de 237 dias não deixaram de ser realizadas, e foram ampliadas, como a oferta de serviços à medida que os recursos foram sendo disponibilizados. O cenário é avaliado diariamente, considerando números e critérios da Secretaria de Promoção da Saúde, bem como da Matriz de Risco Epidemiológico-Sanitário, do COE/Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. 

O investimento em 15 novos leitos de UTI com recursos da Prefeitura de Blumenau ajudou a proporcionar este cenário ainda considerado estável. Com a ampliação, nos Hospitais Santa Isabel e Santo Antônio, apesar dos números expressivos de casos no início deste mês de novembro, o município apresenta uma taxa de ocupação mais baixa (23% em 04/11/2020) quando comparado ao período considerado o pico da pandemia na cidade. 

Blumenau foi uma das primeiras cidades a instalar um Ambulatório exclusivo para casos suspeitos de Coronavírus, centralizando serviços e profissionais. Em seis meses de atuação, mais de 12 mil atendimentos foram realizados no local. Desde julho, a população passou a contar com o reforço no atendimento e realização dos testes para Coronavírus, com a abertura dos Fast Tracks, ou atendimentos rápidos, instalados nos sete ambulatórios gerais (AGs) do município. 

A oferta e realização da testagem foi outro grande diferencial de Blumenau, e segue sendo disponibilizada aos pacientes nos ambulatórios gerais, tanto dos tipos rápido quanto RT-PCR. Já foram aplicados cerca de 65 mil em Blumenau, sendo que para reduzir o tempo de espera pelo resultado, a Prefeitura adquiriu mais de 70 mil testes.

A comissão de enfrentamento da Covid-19, multidisciplinar e com participação de membros de instituições de saúde públicas e privadas, atua desde março e segue se reunindo periodicamente, para analisar os dados da pandemia em Blumenau, auxiliando nas decisões técnicas.

O município também foi pioneiro na implantação de serviços que seguem à disposição da comunidade, como o Alô Saúde, com canais online para dúvidas e orientações, ou ainda para encaminhamentos de teleorientação virtual com médicos ou psicólogos. O monitoramento dos pacientes com Coronavírus, por profissionais de saúde capacitados foi um diferencial e possibilitou o acompanhamento do estado de saúde das pessoas, bem como informações sobre o comportamento do vírus. Atualmente, estão em monitoramento pela equipe, cerca de mil casos positivos. 

Diante de decretos municipais de restrição de funcionamento de estabelecimentos comerciais, concebidos a fim de conter o avanço dos casos e das internações hospitalares em Blumenau por conta da doença, uma força tarefa foi organizada e atuou intensamente no período dos atos. Coordenada pela Defesa Civil do município, a força-tarefa atendeu mais de 2,6 mil chamados.

Com a implantação das restrições determinadas pela Matriz de Risco e legislação estadual vigente, a fiscalização do cumprimento das normas por parte da população ficou sob responsabilidade da Polícia Militar, conforme estabelece a Portaria 266 da SES, de abril de 2020, em seu artigo 1º, bem como o artigo 33, do Decreto Estadual 562, também de abril.

Reconhecendo a situação de apreensão diante da nova classificação da matriz de risco, que coloca o Médio Vale do Itajaí novamente no nível “Grave”, e o avanço do número de casos em Blumenau e região, a Prefeitura seguirá atuando nas frentes que implantou desde o início deste enfrentamento e fará ampliações. Algumas ações disponíveis para o combate à Covid-19 terão novas frentes de atuação já a partir desta quinta-feira, dia 5.

Uma dessas ações será a formação de grupos de trabalho para reforçar as orientações in loco, quanto ao cumprimento de medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Quatro Ambulatórios Gerais da cidade terão o atendimento estendido aos finais de semana e serão realizadas, como ocorrido anteriormente, reuniões com todos os segmentos, como comércio e indústria, para reforçar as orientações de prevenção nos locais de trabalho, a fim de conter a disseminação do Coronavírus. Confira abaixo como ficam os funcionamentos.

Leia mais.

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

 

Ambulatórios Gerais realizam 273 testes para Covid-19
Os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. O AG Heinz Schrader, conhecido como AG do Centro, localizado na Rua República Argentina, 2.077, no bairro Ponta Aguda disponibiliza atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h. Além disso, mais três AGs (da Itoupava Central, Fortaleza e da Velha) atenderão nos finais de semana, das 7h às 19h.
Todos os Fast Tracks anexo aos AGs continuam atendendo em horário habitual, fazendo coletas para testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios médicos de suspeita de Covid-19. A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço.
Somente nesta quinta-feira, dia 5, as unidades realizaram 435 atendimentos nos Fast Track e fizeram 273 coletas para o exame RT-PCR.

 

 



postada em 05/11/2020 18:03 - 2256 visualizações



Fotos