
Blumenau registra 297 novos casos de Coronavírus
Blumenau registrou nesta quinta-feira, dia 5, 16.537 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 297 a mais do que registrado na última quarta-feira, dia 4, quando o município contabilizava 16.240 casos da doença.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 66.707 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 1320 pacientes estão em tratamento. Destes, 1290 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 50 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 23 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 27 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 14 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 9 pacientes da região (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 24%. Já em enfermaria são 22 de Blumenau (16 confirmados e 6 em análise) e 5 da região (3 confirmados e 2 em análise), com taxa de ocupação de 15%. Além disso, os hospitais da cidade apresentaram 344 atendimentos, com 78 deles decorrentes de síndromes gripais. A cidade registra ainda 162 óbitos decorrentes da doença.
O município contabiliza também 15.055 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Prefeitura de Blumenau amplia serviços já disponíveis para combate à Covid-19
Desde o dia 13 de março a Prefeitura de Blumenau vem atuando intensamente com diversas frentes e ações para enfrentar o Coronavírus na cidade, de maneira a reduzir os impactos da pandemia nas mais variadas atividades afetadas, mas principalmente com foco na manutenção da saúde e da vida da população.
São ações que neste período de 237 dias não deixaram de ser realizadas, e foram ampliadas, como a oferta de serviços à medida que os recursos foram sendo disponibilizados. O cenário é avaliado diariamente, considerando números e critérios da Secretaria de Promoção da Saúde, bem como da Matriz de Risco Epidemiológico-Sanitário, do COE/Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.
O investimento em 15 novos leitos de UTI com recursos da Prefeitura de Blumenau ajudou a proporcionar este cenário ainda considerado estável. Com a ampliação, nos Hospitais Santa Isabel e Santo Antônio, apesar dos números expressivos de casos no início deste mês de novembro, o município apresenta uma taxa de ocupação mais baixa (23% em 04/11/2020) quando comparado ao período considerado o pico da pandemia na cidade.
Blumenau foi uma das primeiras cidades a instalar um Ambulatório exclusivo para casos suspeitos de Coronavírus, centralizando serviços e profissionais. Em seis meses de atuação, mais de 12 mil atendimentos foram realizados no local. Desde julho, a população passou a contar com o reforço no atendimento e realização dos testes para Coronavírus, com a abertura dos Fast Tracks, ou atendimentos rápidos, instalados nos sete ambulatórios gerais (AGs) do município.
A oferta e realização da testagem foi outro grande diferencial de Blumenau, e segue sendo disponibilizada aos pacientes nos ambulatórios gerais, tanto dos tipos rápido quanto RT-PCR. Já foram aplicados cerca de 65 mil em Blumenau, sendo que para reduzir o tempo de espera pelo resultado, a Prefeitura adquiriu mais de 70 mil testes.
A comissão de enfrentamento da Covid-19, multidisciplinar e com participação de membros de instituições de saúde públicas e privadas, atua desde março e segue se reunindo periodicamente, para analisar os dados da pandemia em Blumenau, auxiliando nas decisões técnicas.
O município também foi pioneiro na implantação de serviços que seguem à disposição da comunidade, como o Alô Saúde, com canais online para dúvidas e orientações, ou ainda para encaminhamentos de teleorientação virtual com médicos ou psicólogos. O monitoramento dos pacientes com Coronavírus, por profissionais de saúde capacitados foi um diferencial e possibilitou o acompanhamento do estado de saúde das pessoas, bem como informações sobre o comportamento do vírus. Atualmente, estão em monitoramento pela equipe, cerca de mil casos positivos.
Diante de decretos municipais de restrição de funcionamento de estabelecimentos comerciais, concebidos a fim de conter o avanço dos casos e das internações hospitalares em Blumenau por conta da doença, uma força tarefa foi organizada e atuou intensamente no período dos atos. Coordenada pela Defesa Civil do município, a força-tarefa atendeu mais de 2,6 mil chamados.
Com a implantação das restrições determinadas pela Matriz de Risco e legislação estadual vigente, a fiscalização do cumprimento das normas por parte da população ficou sob responsabilidade da Polícia Militar, conforme estabelece a Portaria 266 da SES, de abril de 2020, em seu artigo 1º, bem como o artigo 33, do Decreto Estadual 562, também de abril.
Reconhecendo a situação de apreensão diante da nova classificação da matriz de risco, que coloca o Médio Vale do Itajaí novamente no nível “Grave”, e o avanço do número de casos em Blumenau e região, a Prefeitura seguirá atuando nas frentes que implantou desde o início deste enfrentamento e fará ampliações. Algumas ações disponíveis para o combate à Covid-19 terão novas frentes de atuação já a partir desta quinta-feira, dia 5.
Uma dessas ações será a formação de grupos de trabalho para reforçar as orientações in loco, quanto ao cumprimento de medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Quatro Ambulatórios Gerais da cidade terão o atendimento estendido aos finais de semana e serão realizadas, como ocorrido anteriormente, reuniões com todos os segmentos, como comércio e indústria, para reforçar as orientações de prevenção nos locais de trabalho, a fim de conter a disseminação do Coronavírus. Confira abaixo como ficam os funcionamentos.
Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
Ambulatórios Gerais realizam 273 testes para Covid-19
Os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. O AG Heinz Schrader, conhecido como AG do Centro, localizado na Rua República Argentina, 2.077, no bairro Ponta Aguda disponibiliza atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h. Além disso, mais três AGs (da Itoupava Central, Fortaleza e da Velha) atenderão nos finais de semana, das 7h às 19h.
Todos os Fast Tracks anexo aos AGs continuam atendendo em horário habitual, fazendo coletas para testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios médicos de suspeita de Covid-19. A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço.
Somente nesta quinta-feira, dia 5, as unidades realizaram 435 atendimentos nos Fast Track e fizeram 273 coletas para o exame RT-PCR.
postada em 05/11/2020 18:03 - 4690 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Boletim Coronavírus Blumenau - 5/11/2020
Dois projetos da Prefeitura de Blumenau vencem o Prêmio Viva BlumenauPrefeito Egidio Ferrari anuncia novo secretário de Administração
Quinta edição do Prefeitura nos Bairros será neste sábado, dia 28, na Vila Itoupava
Prefeito Egidio Ferrari promove Blumenau como destino de investimentos no Ministério do Comércio na China