Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 31/8/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 129 óbitos por Coronavírus
Blumenau registrou nesta segunda, dia 31, mais um óbito, além dos dois que haviam sido divulgados anteriormente, totalizando 129 óbitos em decorrência do Coronavírus (Covid-19). A vítima que ainda não havia sido divulgada é um homem de 81 anos e que estava internado desde o dia 18 de agosto. Ele possuía comorbidades. Além dele, duas vítimas já foram divulgadas nesta manhã: dois homens, um de 68 anos, que faleceu no sábado, dia 29, e esteve internado entre os dias 20 e 25 de agosto e outro de 48 anos de idade, que faleceu na noite de domingo, dia 30. Ele estava internado na UTI desde o dia 28 de agosto.

A cidade soma ainda 11.695 casos confirmados de Coronavírus, 38 pessoas a mais que o registrado no último domingo, dia 30, quando o município contabilizava 11.657 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 41.860 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 497 pacientes estão em tratamento. Destes, 467 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 59 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 36 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 23 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 23 pacientes são de Blumenau (20 confirmados e 3 em análise) e 13 pacientes da região (12 confirmados e 1 em análise). Já em enfermaria são 19 de Blumenau (10 confirmados e 9 em análise) e 4 da região (todos confirmados).
O município contabiliza também 11.070 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Blumenau inicia investigação epidemiológica sobre a Covid-19

A Prefeitura de Blumenau iniciou nesta segunda-feira, dia 31, um inquérito epidemiológico para o diagnóstico da situação da Covid-19 na cidade. O levantamento que acontece até sexta-feira, dia 4, vai testar 1.300 pessoas por amostragem, para estimar a extensão da pandemia em Blumenau.

O objetivo da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) é mapear a distribuição geográfica do vírus no município, identificando pontos críticos e populações de maior risco ao longo dos próximos meses. Essas informações serão utilizadas para guiar medidas de saúde pública e estratégias de controle para o combate da Covid-19. O Município é pioneiro em Santa Catarina neste procedimento, utilizando o teste RT-PCR.

Como está funcionando

Cerca de 1.300 testes RT-PCR foram distribuídos proporcionalmente entre sete regiões de Blumenau. Os testes estão sendo aplicados pelos sete Ambulatórios Gerais (AGs) do município em indivíduos que procurarem o serviço público de saúde para casos não relacionados à suspeita de síndrome gripal e/ou de Covid-19.

A população testada está sendo escolhida aleatoriamente pela equipe de saúde, independente de raça/cor, e sexo, sem agendamento prévio. Além disso, as pessoas que aceitam participar da investigação não estão sendo atendidas no mesmo espaço destinado aos demais pacientes, a fim de diminuir a chance de transmissão do SARS-CoV 2. A indicação é de que apenas um representante por família poderá ser selecionado para a etapa de coletas.

A amostragem, que está sendo categorizada por faixa etária, fornecerá dados sobre a prevalência de casos clínicos ou portadores da Covid-19 na cidade e já conta com novas etapas previstas, a fim de acompanhar a curva de evolução do Coronavírus em Blumenau. Estas novas etapas serão informadas através dos canais oficiais de comunicação.

 

Força-tarefa já atendeu mais de 2,5 mil ocorrências em Blumenau

A Defesa Civil de Blumenau divulgou nesta segunda-feira, dia 31, um balanço da operação força-tarefa que está fiscalizando estabelecimentos e residências para reforçar as medidas restritivas na cidade. Desde o dia 26 de junho, quando iniciou a operação de fiscalização, 2.585 atendimentos foram realizados.

Neste período foram lavrados 128 autos de intimação e 143 estabelecimentos foram fechados após orientação. Também foram dispersas 322 aglomerações em locais públicos e privados. Além disso, mais de mil máscaras foram distribuídas.

A força-tarefa é uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) e conta com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária e outras secretarias municipais. Também participam da ação, a Policia Militar, Policia Civil e 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros que passou a fiscalizar aglomerações em supermercados e mercados de Blumenau. Mais de 30 profissionais atuam diretamente na operação, divididos em equipes que percorrem os bairros da cidade.

Denúncias relacionadas a casos de aglomeração ou desrespeito as medidas restritivas podem ser registradas por meio do telefone 199.

 

Em meio à pandemia, aniversário de Blumenau contará com cerimônia transmitida pela redes sociais

Nesta quarta-feira, dia 2 de setembro, Blumenau comemora 170 anos de fundação. Neste ano, em meio à crise do novo Coronavírus, a celebração desta data será diferente. No lugar de desfiles, apresentações e comemorações com o corte da tradicional cuca em metro, haverá apenas uma solenidade comemorativa ao aniversário da cidade, a tradicional homenagem ao fundador de Blumenau, Dr. Hermann Bruno Otto.

Fechada ao público, a cerimônia acontecerá no Mausoléu Dr. Blumenau e será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura para o acompanhamento dos munícipes. Seguindo todos os protocolos, e em conformidade aos decretos em vigência devido à pandemia do novo Coronavírus, haverá a colocação de flores no túmulo da Família Blumenau, a leitura de um discurso e uma oração ecumênica.

Além disso, velas serão acesas para homenagear todos os profissionais que atuaram e atuam na linha de frente para o enfrentamento do Coronavírus, para lembrar de todos que partiram em função da pandemia e ainda representar a luz para todos aqueles que conseguiram a cura. As velas acesas também vão simbolizar nossa esperança por dias melhores.

 

Prefeitura de Blumenau atualiza medidas restritivas para o combate da Covid-19

A Prefeitura de Blumenau atualizou nesta segunda-feira, dia 31, as medidas restritivas que passam a valer a partir da próxima terça-feira, dia 1º de setembro. Seguindo o decreto Estadual, os shoppings centers permanecem no horário das 11h às 21h. Já os centros comerciais e as galerias não possuem restrição de horário. Assim como o comércio em geral, que passa a atender sem restrição de horário, seguindo os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-SC).

Já os bares e restaurantes terão entrada permitida até meia-noite, respeitando a capacidade reduzida determinada pelo Governo do Estado. Porém, é importante destacar que as medidas distanciamento social e higiene, além do uso de máscaras, seguem ativas. Novas medidas podem ser definidas, para além do decreto, com base na situação diária do combate ao Coronavírus.

 

Em decorrência da Pandemia do Coronavírus, Blumenau segue com entrega de Kits Alimentação Escolar
Na semanaentre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, a Prefeitura de Blumenau, seguirá entregando os Kits Alimentação Escolar. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

 

Confira abaixo a programação da entrega:

Terça-feira, 1º

 

CEI Profº João B. Petry

Velha Central

CEI Olga Brehmer

Velha Central

EBM Profª Zulma Souza da Silva

Velha Central

OSC Perola

Velha Central

EBM Wilhelm Theodor Schurmann

Itoupava Central

CEI Wilhelm Theodor Schurmann

Itoupava Central

EBM Pedro I

Itoupava Central

EBM Profº Friedrich K. Kemmelmeier

Itoupava Central

EBM Duque de Caxias

Itoupava Central

CEI Profª Lenyr Peiter Starke

Itoupava Central

CEI Cilly Jensen

Itoupava Central

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

 

Ambulatório da Vila Germânica registra 53 atendimentos 

Nesta segunda-feira, dia 31, 53 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 42 testes realizados no local.  

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 

Ambulatórios Gerais realizam 178 testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta segunda-feira, dia 31, as unidades realizaram 264 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 178 testes RT-PCR realizados.

 



postada em 31/08/2020 19:01 - 1985 visualizações



Fotos