Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 3/9/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 12.008 casos de Coronavírus
Blumenau registrou nesta quinta-feira, dia 3, 12.008 casos confirmados do Coronavírus (Covid-19), 36 a mais do que registrado na última quarta-feira, dia 2, quando o município contabilizava 11.972 casos da doença. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 44.701 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 414 pacientes estão em tratamento. Destes, 381 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 59 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 37 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 22 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 26 pacientes são de Blumenau (22 confirmados e 4 em análise) e 11 pacientes da região (todos confirmados). Já em enfermaria são 19 de Blumenau (11 confirmados e 8 em análise) e 3 da região (todos confirmados).
O município contabiliza também 11.463 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. E a cidade registra ainda, 131 mortes decorrentes da Covid-19.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Casos positivos por semana epidemiológica

A Prefeitura de Blumenau informou ainda que, devido a uma falha no sistema, alguns casos confirmados para a Covid-19 não foram contabilizados. De acordo com o Secretário de Promoção na Saúde, Winnetou Krambeck, alguns destes casos não contabilizados são referentes aos funcionários da Blumob e da ação feita para testar os trabalhadores que atuam em bares e restaurantes.

Entretanto de acordo com o secretário, o problema já foi solucionado e não altera a situação em que Blumenau se encontra.“Os números estão estabilizados e controlados, mas ainda existe a necessidade da manutenção das medidas de distanciamento e higiene”, pondera.

Os casos atualizados se dão conforme:

Semana
Epidemiológica

Início

Fim

Número
de casos

29

12/jul

18/jul

12

30

19/jul

25/jul

18

31

26/jul

01/ago

16

32

02/ago

08/ago

34

33

09/ago

15/ago

20

34

16/ago

22/ago

13

35

23/ago

29/ago

105

36

30/ago

05/set

60

 

Blumenau estende período de investigação epidemiológica sobre a Covid-19

A Prefeitura de Blumenau iniciou na última segunda-feira, dia 31, um inquérito epidemiológico para o diagnóstico da situação da Covid-19 na cidade. O levantamento que até agora testou cerca de 300 pessoas, vai continuar até o dia 11 de setembro, para estimar a extensão da pandemia em Blumenau. Ao todo serão aplicados 1.300 testes com coleta de swab nasal.

O objetivo da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) é mapear a distribuição geográfica do vírus no município, identificando pontos críticos e populações de maior risco ao longo dos próximos meses. Essas informações serão utilizadas para guiar medidas de saúde pública e estratégias de controle para o combate da Covid-19. O Município é pioneiro em Santa Catarina neste procedimento, utilizando o teste RT-PCR.

Como está funcionando

Cerca de 1.300 testes RT-PCR foram distribuídos proporcionalmente entre sete regiões de Blumenau. Os testes estão sendo aplicados pelos sete Ambulatórios Gerais (AGs) do município em indivíduos que procurarem o serviço público de saúde para casos não relacionados à suspeita de síndrome gripal e/ou de Covid-19.

A população testada está sendo escolhida aleatoriamente pela equipe de saúde, independente de raça/cor, e sexo, sem agendamento prévio. Além disso, as pessoas que aceitam participar da investigação não estão sendo atendidas no mesmo espaço destinado aos demais pacientes, a fim de diminuir a chance de transmissão do SARS-CoV 2. A indicação é de que apenas um representante por família poderá ser selecionado para a etapa de coletas.

A amostragem, que está sendo categorizada por faixa etária, fornecerá dados sobre a prevalência de casos clínicos ou portadores da Covid-19 na cidade e já conta com novas etapas previstas, a fim de acompanhar a curva de evolução do Coronavírus em Blumenau. Estas novas etapas serão informadas através dos canais oficiais de comunicação.

 

Governo do Estado divulga novo protocolo para retorno de esporte recreativo

O Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira, dia 3, um novo protocolo sanitário para possibilitar a volta do futebol recreativo – desde que obedecendo a certos regramentos, por meio da portaria 664 publicada, no Diário Oficial.

O documento impõe regras sanitárias e define critérios para a retomada segura. As regiões em estado gravíssimo não estão autorizadas a retornar às atividades. Neste caso, os jogos ficam proibidos pelo período de tempo determinado pela Portaria SES nº 592 de 17/08/2020 e suas atualizações.

Dentre as exigências, até o fim da pandemia, os atletas terão que ter idade igual ou superior a 16 anos. O retorno das atividades ainda se dará de forma gradual e monitorada, considerando-se sempre a Avaliação do Risco Potencial de cada região.

As regras, tanto para os estabelecimentos quanto para os praticantes podem ser acessadas no link: https://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/coronavirus-em-sc-novo-protocolo-sanitario-define-regras-para-retorno-de-esporte-recreativo

 

Em decorrência da Pandemia do Coronavírus, Blumenau segue com entrega de Kits Alimentação Escolar
Na semana entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, a Prefeitura de Blumenau, seguirá entregando os Kits Alimentação Escolar. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

Confira abaixo a programação da entrega:

Sexta-feira, dia 4

 

CEI João Gervaz Neto

Água Verde

CEI Maria Salete Strauch

Água Verde

CEI Thiago Anzini

Água Verde

OSC Amiguinho Feliz

Asilo

OSC Bom Amigo

Asilo

CEI Profº Adélio Carlini

Velha Grande

OSC Lar Bethel

Velha Grande

EBM Profª Nemesia Margarida

Badenfurt

CEI Erwin Pasold

Badenfurt

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

 

Ambulatório da Vila Germânica registra 56 atendimentos 

Nesta quinta-feira, dia 3, 56 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 42 testes realizados no local.  

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários. 

 

Ambulatórios Gerais realizam 178 testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta quinta-feira, dia 3, as unidades realizaram 222 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 178 testes RT-PCR realizados.

 



postada em 03/09/2020 18:59 - 2363 visualizações



Fotos