Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 28/8/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 124 óbitos por Coronavírus
Blumenau registrou nesta sexta-feira, dia 28, 124 óbitos em decorrência do Coronavírus (Covid-19).  As vítimas são duas mulheres, uma de 59 anos, que estava internada na UTI desde o dia 5 de agosto e a segunda vítima tinha 71 anos e estava na UTI desde o dia 18 de agosto. Todas as pacientes possuíam comorbidades.

A cidade soma ainda 11.591 casos confirmados de Coronavírus, 71 pessoas a mais que o registrado na última quinta-feira, dia 27, quando o município contabilizava 11.520 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 41.220 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 548 pacientes estão em tratamento. Destes, 507 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 65 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 33 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 32 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 20 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 13 pacientes da região (12 confirmados e 1 em análise). Já em enfermaria são 24 de Blumenau (21 confirmados e 3 em análise) e 8 da região (5 confirmados e 3 em análise).
O município contabiliza também 10.919 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Prefeitura de Blumenau atualiza medidas restritivas para o combate da Covid-19

A Prefeitura de Blumenau atualizou nesta sexta-feira, dia 28, os resultados obtidos com as medidas restritivas adotadas pelo município nas últimas semanas para o combate do Coranavírus (Covid-19). A cidade permanece, pela terceira semana consecutiva, na classificação potencial grave, na Matriz de Risco do Governo do Estado, com quedas consideráveis nos índices da pandemia na cidade. Desta forma, novas medidas, menos restritivas, passarão a valer a partir da próxima terça-feira, dia 1ª de setembro.

A flexibilização das medidas foi definida com base na evolução dos casos diários em Blumenau, que segue com baixa. No início das primeiras medidas restritivas, divulgadas em 20 de julho, a cidade apresentava a média diária de 277 novos casos. Um mês após, no dia 27 de agosto, a média caiu para 59 novos casos, 78% a menos. 

O número de casos positivos comparado aos testes realizados também apresenta queda de 46% quando comparado com o pico da doença, que ocorreu na segunda quinzena do mês de julho. Ainda comparado ao período de pico, as demandas nas consultas e coletas de exames na Vila Germânica e nos Ambulatórios Gerais também tiveram redução de 82%.

Em 20 de julho o município registrava 3.837 recuperados pelo Coronavírus, 17% a mais que os casos ativos, que eram de 3.155. Já em 25 de agosto, foram registrados 603 casos ativos e 10.803 recuperados, o que representa 94% a mais que casos ativos. A diferença entre recuperados para ativos neste período subiu em 1.591%, com uma proporção de 18 recuperados para cada caso ativo em Blumenau.

Com base nos números apresentados, que demonstram a evolução positiva da doença na cidade, a partir da próxima terça-feira, dia 1º de setembro, o comércio em geral passa a atender sem restrição de horário, seguindo os protocolos sanitários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-SC). Possível alterações nos horários dos shopping centers serão divulgados na segunda-feira, dia 31. Lembrando que estes estabelecimentos só podem atender, no máximo, 10 horas por dia, de acordo com decreto estadual.

Já os bares e restaurantes terão entrada permitida até meia-noite, respeitando a capacidade reduzida determinada pelo Governo do Estado. Porém, é importante destacar que as medidas distanciamento social e higiene, além do uso de máscaras, seguem ativas. Novas medidas podem ser definidas, para além do decreto, com base na situação diária do combate ao Coronavírus.

 

Em decorrência da Pandemia do Coronavírus, Blumenau segue com entrega de Kits Alimentação Escolar
Na semana entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, a Prefeitura de Blumenau, seguirá entregando os Kits Alimentação Escolar. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

Confira abaixo a programação da entrega:

Segunda-feira, 31

 

Unidade Escolar

Bairro

CEI Anton Max A. Spranger

Testo Salto

EBM Conselheiro Mafra

Velha Grande

CEI Dr. Arão Rebello

Velha Grande

 

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade também pode continuar utilizando o atendimento virtual, via Whatsapp, durante todo o final de semana. O Alô Saúde Blumenau, mantém as orientações por meio do Whatsapp no telefone (47) 99935-3561, com funcionamento 24 horas por dia.

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

 

Ambulatório da Vila Germânica registra 49 atendimentos 

Nesta sexta-feira, dia 28, 76 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 41 testes realizados no local.  

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 

Ambulatórios Gerais realizam 101 testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta sexta-feira, dia 28, as unidades realizaram 178 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 101 testes RT-PCR realizados.

 

Confira abaixo os locais para o atendimento rápido neste sábado, 29:

Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)

Rua José Reuter, 125 - Velha Central

Das 7h às 12h

 

Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)

Rua Progresso, 141 - Progresso

Das 7h às 12h



postada em 28/08/2020 19:02 - 1368 visualizações



Fotos