Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 26/8/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 118 óbitos por Coronavírus
Blumenau registrou nesta quarta-feira, dia 26, a confirmação de mais uma morte em decorrência do Coronavírus (Covid-19), além dos óbitos que ocorreram no fim da noite da última terça-feira, dia 25, somando 118 mortes na cidade. As vítimas são uma mulher de 66 anos e dois homens, um de 55 anos outro de 74 anos. Todos apresentavam comorbidades.

A cidade soma ainda 11.475 casos confirmados de Coronavírus, 76 pessoas a mais que o registrado na última terça-feira, dia 25, quando o município contabilizava 11.399 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 40.444 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 577 pacientes estão em tratamento. Destes, 533 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 68 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 45 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 23 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 32 pacientes são de Blumenau (31 confirmados e 1 em análise) e 13 pacientes da região (12 confirmados e 1 em análise). Já em enfermaria são 17 de Blumenau (13 confirmados e 4 em análise) e 6 da região (4 confirmados e 2 em análise).
O município contabiliza também 10.780 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Blumenau inicia nova fase de testagem da população por meio de inquérito epidemiológico
Entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, Blumenau passará por um inquérito epidemiológico para o diagnóstico da situação do Coronavírus (Covid-19) na cidade. O levantamento será realizado através de coletas de testes aleatórios da população, por amostragem, para estimar a extensão da pandemia do novo Coronavírus em Blumenau.
Com a investigação, a Prefeitura de Blumenau poderá mapear a distribuição geográfica do vírus no município, identificando pontos críticos e populações de maior risco ao longo dos próximos meses. Essas informações serão utilizadas para guiar medidas de saúde pública e estratégias de controle para o combate da Covid-19.
Como irá funcionar?
Durante o período da investigação, 1.300 testes RT-PCR serão distribuídos proporcionalmente entre as sete regiões de Blumenau. Esses testes serão aplicados pelos sete Ambulatórios Gerais (AG) do município em indivíduos que procurarem o serviço público de saúde para casos não relacionados à suspeita de síndrome gripal e/ou de Covid-19.
A população testada será escolhida aleatoriamente pela equipe de saúde, sem agendamento prévio. Além disso, as pessoas que aceitarem participar da investigação não serão atendidas no mesmo espaço destinado aos demais pacientes, a fim de diminuir a chance de transmissão do SARS-CoV 2, e apenas um representante por família poderá ser selecionado para a etapa de coletas.
A amostragem, que será categorizada por faixa etária, fornecerá dados sobre a prevalência de casos clínicos ou portadores da Covid-19 na cidade e já conta com novas etapas previstas, a fim de acompanhar a curva de evolução do Coronavírus em Blumenau. Estas novas etapas serão informadas através dos canais oficiais de comunicação.

 

Pesquisa Ibope sobre Covid-19 inicia nesta quinta-feira em Blumenau
A partir desta quinta-feira, dia 27, moradores de Blumenau poderão receber a visita de entrevistadores a serviço da 4ª fase da pesquisa Ibope, que faz parte de um estudo nacional de prevalência da Covid-19, contratado pelo Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Blumenau não tem participação direta na ação e atua como apoiadora no esclarecimento da pesquisa junto à população, após ter recebido diversos questionamentos sobre a mesma em maio, quando iniciou a 1ª etapa, porém, não havia sido feita nenhuma comunicação oficial sobre a atividade.
As visitas devem ocorrer entre quinta-feira, dia 27, até domingo, dia 30. Caso o número de entrevistas mínimo não seja atingido neste período, a coleta poderá ser estendida. A escolha dos 250 domicílios que devem ser visitados é aleatória. Blumenau foi uma das 133 cidades em que o estudo está sendo feito pelo instituto IBOPE Inteligência, sob a coordenação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 
De acordo com informações repassadas pelos responsáveis, a pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de Coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital. O objetivo, ainda segundo a empresa contratada, é medir o nível de imunização da população brasileira e identificar de que forma o vírus está se propagando pelo país. Os resultados servirão para auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia, baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus.

Durante a atuação dos entrevistadores, é disponibilizado aos participantes folhetos explicativos sobre o projeto e cartas de consentimento e assentimento. Também é fornecido endereço de e-mail exclusivo para o esclarecimento de dúvidas, o pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.com.

O IBGE informa ainda que possui canais nacionais para que os contatados possam tirar dúvidas: pelo site respondendo.ibge.gov.br e no telefone 0800 800 5000.
Bairros que devem ser visitados pela pesquisa IBOPE:
Água Verde
Boa vista
Escola Agrícola
Fortaleza
Fortaleza Alta
Garcia
Itoupava Central
Itoupava Norte
Itoupavazinha
Passo Manso
Progresso
Salto do Norte
Salto Weissbach
Testo Salto
Tribess
Velha
Velha Central
Velha Grande
Victor Konder
Vila nova
Vorstadt

 

Em decorrência da Pandemia do Coronavírus, Blumenau segue com entrega de Kits Alimentação Escolar
Nesta semana, entre os dias 24 e 28, a Prefeitura de Blumenau, seguirá entregando os Kits Alimentação Escolar. Esta entrega segue contemplando as famílias que se cadastraram na segunda etapa (com os cadastros realizados em junho).  Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

Confira abaixo a programação da entrega:

Quinta-feira, 27

EBM Pedro I

Itoupava Central

EBM Duque de Caxias

Itoupava Central

CEI Walter Rosemann

Fidélis

EBM Profº Rodolfo Hollenweger

Fidélis

EBM Quintino Bocaiuva

Testo Salto

EBM Wilhelm Theodor Schurmann

Itoupava Central

CEI Wilhelm Theodor Schurmann

Itoupava Central

EBM Paulina Wagner

Badenfurt

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

 

Ambulatório da Vila Germânica registra 72 atendimentos 

Nesta quarta-feira, dia 26, 72 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 48 testes realizados no local.  

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 

Ambulatórios Gerais realizam 112 testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta quarta-feira, dia 26, as unidades realizaram 205 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 112 testes RT-PCR realizados.

 



postada em 26/08/2020 19:01 - 1409 visualizações



Fotos