
Blumenau registra 322 óbitos por Coronavírus
Blumenau registra mais três óbitos, somando agora 322 mortes por Coronavírus no município. Na quinta-feira, dia 25, foi confirmada a morte de um homem de 68 anos, que estava internado em UTI desde o dia 16 de fevereiro. O outro óbito foi confirmado na madrugada desta sexta-feira, dia 26, a vítima foi um homem de 51 anos, que estava internado em UTI desde o dia 24 de fevereiro. A terceira morte foi de um homem de 72 anos, também nesta sexta. Todas as vítimas tinham comorbidades.
Blumenau confirmou ainda nesta sexta-feira, 26, um total de 41.168 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 305 a mais do que registrado na última quinta-feira, dia 25, quando o município contabilizava 40.863 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 32 foram por meio do RT-PCR, 18 por testes rápidos e 255 de antígeno. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 136.008 testes para Covid-19. Somente nesta sexta-feira, dia 26, foram processados 948 exames. Entre os casos positivos, 1.890 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.817 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e região, 122 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 62 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 60 em enfermaria. Destes na UTI, 39 pacientes são de Blumenau (37 confirmados e dois em análise) e 23 pacientes da região (21 confirmados e 2 em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 93,9%. Já em enfermaria são 51 pacientes de Blumenau (36 confirmados e 15 em análise) e 9 da região (8 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 33,9%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 425 atendimentos, com 82 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 38.956 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Prefeitura suspende temporariamente transporte coletivo aos finais de semana
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Trânsito e Transporte (Seterb), definiu pela suspensão do transporte coletivo aos finais de semana pelos próximos 15 dias, em Blumenau. O sistema deixará de operar de 14h30 de sábado até 3h30 da segunda-feira, nos dias 27 e 28 de fevereiro e 6 e 7 de março. A decisão estará contida em um decreto municipal com medidas restritivas. Que será publicado neste sábado, dia 27. A medida – mais rígida que a anunciada para o transporte pelo Governo do Estado – visa evitar a circulação de pessoas e a contaminação pelo Coronavírus, com a consequente ocupação de leitos hospitalares. Durante este período, a Seterb vai disponibilizar linhas especiais para o deslocamento exclusivo de profissionais da área da saúde.
O transporte será oferecido exclusivamente para os profissionais que atuam em Blumenau e são vinculados a hospitais, Policlínica, PA da Unimed, Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais (AGs). Para fazer uso do transporte, os profissionais precisam estar devidamente identificados com documentos e/ou crachás que comprovem o vínculo empregatício. As linhas vão atuar somente no período em que não tiver o transporte regular, nos seguintes horários abaixo:
Sábado
Linha 01 - Região do Garcia, linha 02 - Região da Velha, linha 03 - Região da Fortaleza e linha 04 - Região do Aterro
Saída dos bairros: 17h40
Saída dos hospitais: 19h20
Domingo
Linha 01 - Região do Garcia, linha 02 - Região da Velha, linha 03 - Região da Fortaleza e linha 04 - Região do Aterro:
Saída dos bairros: 5h40 e 17h40
Saída dos hospitais: 7h20 e 19h20
Forças de segurança interditam 15 estabelecimentos por aglomerações na primeira semana
Na semana passada, as forças de segurança de Blumenau intensificaram as fiscalizações por meio da força-tarefa com objetivo de coibir aglomerações na cidade. Nesta primeira semana, foram feitas 72 abordagens em bares, casas noturnas, tabacarias, além de quadras e campos de futebol society. Até o fim da quinta-feira, dia 25, – antes da divulgação do novo decreto do Governo do Estado – 15 estabelecimentos foram interditados por descumprirem o regramento.
Os trabalhos estão ocorrendo de domingo a quinta-feira, das 18h às 24h, e sextas e sábados, das 18h às 6h da manhã. O objetivo da ação é garantir que os estabelecimentos comerciais cumpram o regramento sanitário do Governo do Estado, referente ao nível Gravíssimo na Matriz de Risco.
Os locais interditados responderão Processo Administrativo Sanitário (PAS), aberto pela Vigilância Sanitária e o proprietário tem até 15 dias para apresentar uma defesa escrita. Ao final do processo, a penalidade pode ser de advertência escrita, multa e até cassação do Alvará Sanitário.
Os trabalhos continuam sendo coordenados pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) e envolvem equipes da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), da Policia Militar, da Policia Civil e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, mais 40 profissionais atuam em grupos que percorrem os bairros da cidade.
Denúncias
Durante a operação, a população também pode registrar denúncias relacionadas a casos de aglomeração em estabelecimentos, por meio do telefone 199, da Defesa Civil e 190 da Policia Militar. Até agora a central de telefone 199 atendeu cerca de 78 ligações.
GMT atua em cinturões noturnos
Desde o dia 22 de fevereiro, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Trânsito e Transporte (Seterb), retomou as fiscalizações de trânsito por meio de cinturões noturnos. As ações são desenvolvidas todos os dias pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT), em vias de ligação entre os bairros de Blumenau. Do início das operações até esta sexta-feira, dia 26, 470 condutores foram abordados em diversos pontos do município. Na fiscalização, 33 motoristas foram submetidos ao teste de alcoolemia, sendo que dois condutores apontaram positivo para embriaguez ao volante. Eles foram encaminhados à Central de Polícia Civil.
O intuito das medidas não é multar, mas evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado, pois os acidentes de trânsito graves ocasionam politraumas nas vítimas e com isso é necessário acompanhamento médico, que evoluem para internação nos hospitais. O aumento de pacientes vindos de acidentes de trânsito preocupa, pois são internações evitáveis, reduzindo o número de leitos de UTI e enfermaria, que poderiam estar à disposição de pacientes com Covid-19.
Atendimento Covid-19 do AG da Velha estará fechado na tarde de sábado
Neste sábado, dia 27, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (AG da Velha), não terá atendimento das 13h às 19h. Excepcionalmente nesta data, o espaço estará fechado e os trabalhadores serão direcionados para o Ambulatório da Vila Germânica para otimizar o serviço no local. Porém, o AG da Velha estará funcionando normalmente até o meio-dia para demais atendimentos.
Quem precisar de atendimento relacionado à Covid-19 pode procurar o AG Garcia ou o Ambulatório da Vila Germânica, que oferecem atendimento das 7h às 19h.
Blumenau aplicou nesta sexta-feira 910 vacinas entre 1ª e 2ª doses
Nesta sexta-feira, dia 26, foram aplicadas 280 vacinas da primeira dose, somando 11.000 até o momento. No mesmo dia foram aplicadas 630 da segunda dose, totalizando 5.591. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.
Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.
Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 520 testes
O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.
Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. Excepcionalmente, neste sábado, dia 27, o AG Velha não terá atendimento das 13h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.
Somente nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, as unidades fizeram 752 atendimentos e 520 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.
postada em 26/02/2021 18:10 - 4169 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Boletim Coronavírus Blumenau - 26/2/2021
Prefeitura atende em regime de plantão neste feriado de Corpus ChristiBoletim Coronavírus Blumenau - 31/05/2023
Prefeitura decreta luto de três dias pela morte do empresário Paulo Censi
Contrato com empresa responsável pela construção do Centro de Convenções será rescindido