Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 26/06/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus.

Blumenau registra 1.956 casos de Coronavírus
Blumenau soma nesta sexta-feira, dia 26, 1.956 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 103 pessoas a mais que o registrado na última quinta-feira, dia 25, quando o município contabilizava 1.853 casos positivos e o sétimo óbito confirmado por Covid-19. Desde o início da pandemia, o município já realizou 11.431 testes para Coronavírus.
Entre os casos positivos, 898 pacientes estão em tratamento. Destes, 872 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros 26 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 13 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 13 em enfermaria. 
O município contabiliza também 1.051 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Prefeitura injetará R$17 milhões na economia local com 13º

A Prefeitura de Blumenau pagará a primeira parcela do 13º aos servidores municipais. Com isso, cerca de R$17 milhões serão injetados na economia local, como mais uma iniciativa para mitigar os impactos provocados pela pandemia de Coronavírus.

Desde a última semana, a medida vinha sendo avaliada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), que buscava uma forma de viabilizar os recursos, mesmo diante da queda na arrecadação. Uma das alternativas encontradas foi a suspensão dos pagamentos de contribuição patronal ao ISSBLU até o final de 2020, contemplada no projeto de lei complementar 1953/2020, aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Mário Hildebrandt nesta sexta-feira, dia 26.

A decisão também atende o pedido feito hoje pelo presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Blumenau, Helio Roncaglio, por meio de ofício encaminhado ao prefeito municipal, para que a primeira parcela da gratificação natalina fosse paga na folha deste mês, como forma de apoio ao comércio de Blumenau.

O pagamento deve ocorrer já na folha do mês de junho, que será paga aos servidores no dia primeiro de julho, próxima quarta-feira.

 

Força tarefa fiscaliza estabelecimentos em Blumenau
Nesta sexta-feira, dia 26, a Prefeitura de Blumenau deu inicio a uma força tarefa para coibir aglomeração em estabelecimentos de Blumenau. O objetivo foi garantir o cumprimento das regras previstas no decreto nº 12.689, que impõem novas medidas restritivas de combater ao Coronavírus. A ação, que teve inicio às 19h, acontece também durante o sábado e domingo, dias 27 e 28, a partir das 10h.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) e envolve profissionais da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a Policia Militar. Ao todo, mais 30 profissionais atuam na operação, divididos em quatro equipes e percorrendo os bairros da cidade.

Estabelecimentos citados no novo decreto como lanchonetes, food parks, adegas, cafeterias, bares, padarias, restaurantes, pizzarias, supermercados, minimercados, mercearias e conveniências de postos de gasolina estão entre os que recebem orientação e, em caso de necessidade, aplicação de medidas punitivas.

O secretário de Defesa Civil, que coordenação a ação, Coronel Carlos Olimpio Menestrina, destaca a necessidade de a população entender o momento vivido pela cidade. “A atuação conjunta da Defesa Civil com a Vigilância Sanitária, Procon e Policia Militar pretende orientar, mas também será rigorosa no sentido de fazer cumprir as medidas restritivas. Precisamos da colaboração dos blumenauenses para combater o Coronavírus”, salienta. Menestrina explica ainda que o objetivo da operação é diminuir o contato da população com pessoas assintomáticas – que possuem a Covid-19, mas não apresentam sintomas.


Denúncias Telefone 199
A população também poderá registrar denúncias relacionadas a casos de aglomeração de pessoas, por meio do telefone 199, da Defesa Civil. O telefone já está disponível 24h por dia.

 

Reunião com mercados
Antes do inicio da operação, representantes dos maiores supermercados de Blumenau estiveram reunidos com integrantes da Defesa Civil, da Vigilância Sanitária e Policia Militar esclarecendo dúvidas. A orientação é para que estes estabelecimentos autorizem a entrada de uma pessoa por família, além de seguir os protocolos de higiene já previstos. Os locais que não se adequarem as regras, estão sujeitos as penalidades previstas no decreto.


Novas medidas restritivas
Como medidas restritivas, Blumenau passou a controlar de forma mais rigorosa algumas atividades que envolvem o comércio, o transporte coletivo e o lazer da população. São elas:


Lanchonetes, food parks, adegas, cafeterias, bares, padarias (com exceção do comércio essencial às margens de Rodovia)
Horário de funcionamento estabelecido: até às 22h.
Restrições: Obrigatoriedade das medidas sanitárias já existentes.

Restaurantes e pizzarias
Horário de funcionamento estabelecido: até às 23h.
Restrições: Obrigatoriedade das medidas sanitárias já existentes.

Supermercados, minimercados, mercearias
Horário de funcionamento estabelecido: normal.
Restrições: Entrada autorizada de uma pessoa por família, sujeito a penalidade em casos de descumprimento.

Conveniências de postos de gasolina
Horário de funcionamento estabelecido: limitado.
Restrições: Proibido o consumo de bebidas alcoólicas no interior e arredores do estabelecimento.

Transporte coletivo
Horário de funcionamento estabelecido: último horário 23h15.
Restrições: Proibida a circulação de idosos (acima de 60 anos).

Parques públicos
Fechados por tempo indeterminado.

Aglomerações de pessoas em qualquer ambiente, seja público e privado, interno ou externo
Proibido por tempo indeterminado.


Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade também pode continuar utilizando o atendimento virtual, via Whatsapp, durante todo o final de semana. O Alô Saúde Blumenau, mantém as orientações por meio do Whatsapp no telefone (47) 99935-3561, com funcionamento 24 horas por dia.


Ambulatório da Vila Germânica mantém atendimento durante o final de semana
Nesta sexta-feira, dia 26, 130 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica.
Os atendimentos seguem neste sábado e domingo, dias 27 e 28, das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.
 

Ambulatórios realizam Atendimento Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs), pelo Atendimento Rápido Covid-19. Neste sábado, dia 27, os Ambulatórios Gerais da Velha e do Garcia mantém o atendimento a população das 7h às 12h. Somente nesta sexta-feira, 26, os AGs realizaram 182 atendimentos pelo Rápido Covid.

Confira abaixo os locais para o atendimento rápido neste sábado, 27:
Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Das 7h às 12h
  
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso 
Das 7h às 12h 
           
 



postada em 26/06/2020 19:17 - 1547 visualizações



Fotos