Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 25/9/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 48 novos casos de Coronavírus

Blumenau registrou nesta sexta-feira, dia 25, 12.844 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 48 a mais do que registrado na última quinta-feira, dia 24, quando o município contabilizava 12.796 casos da doença.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 52.532 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 295 pacientes estão em tratamento. Destes, 278 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 31 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 14 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 17 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 10 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 4 pacientes da região (todos confirmados). Já em enfermaria são 11 de Blumenau (7 confirmados e 4 em análise) e 6 da região (3 confirmados e 3 em análise).
O município contabiliza também 12.400 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda 149 óbitos decorrentes da doença.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Blumenau trabalha na adequação aos protocolos estaduais de educação

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação, informa que está acompanhando e avaliando os protocolos oficiais, encaminhados pelo Governo do Estado, com as diretrizes para o retorno presencial das aulas em toda a rede pública municipal. 
    
Em portaria divulgada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, dia 25, ficou definido que as redes municipais deverão criar um comitê, composto por órgãos privados, governamentais, não governamentais, municipais e federais. Este comitê será responsável pela homologação dos planos de contingências elaborados pelas escolas.
   
A Secretaria de Educação de Blumenau já possui um protocolo e também já trabalha na criação do comitê exigindo pelo Governo do Estado. Vale ressaltar ainda que a Secretária de Educação, Patrícia Lueders, também é presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – UNDIME/SC, de forma que Blumenau segue representada ativamente em todo o processo.
   
O Governo do Estado sinalizou que o retorno das atividades deverá ser escalonado e gradativo, iniciando com os grupos de maior idade, que no caso das aulas municipais abrange o 9° ano. Ainda estamos no estágio das formações das microrregiões e o município deve seguir o regramento do governo estadual.

Transporte coletivo aos sábados terá horário ampliado

A operação de transporte coletivo em Blumenau aos sábados será ampliada a partir de amanhã, dia 26. Os serviços seguirão com escala especial em função do combate ao Coronavírus, mas serão oferecidos novos horários de funcionamento, principalmente para atender a população e trabalhadores que necessitam de locomoção na madrugada e manhã.

A ampliação da escala de atendimento foi uma determinação da Prefeitura de Blumenau para a empresa concessionária do transporte coletivo no município, com o intuito de atender os trabalhadores. Desta forma, a operação aos sábados iniciará às 3h45 até as 13h30. Com isso, a partir deste sábado, serão ofertadas no total 733 viagens, 318 a mais que no último sábado, dia 19, resultando em um aumento de 76,6% no sistema.

Os períodos foram definidos com base na demanda e horários com maior circulação de pessoas, escalas de trabalho das empresas e avaliação do Seterb. O objetivo é ampliar o atendimento responsável e gradativo, de forma constante à medida que as atividades também são retomadas em outros segmentos.

A Prefeitura vem mantendo diálogo e buscando alternativas junto à empresa, para fazer a ampliação do atendimento nos dias semana. Essas ações passam também pela avaliação financeira da concessionária do transporte no município que ficou sem operar durante a Pandemia.  

O horário especial segue com o objetivo de evitar a circulação de pessoas que não necessitam do transporte para trabalho ou assuntos médicos, além de levar em consideração a capacidade de atendimento da empresa, tendo em vista a queda de arrecadação da mesma durante a pandemia. 

Todos os terminais contam com ônibus de apoio, que poderão ser acionados quando a situação exigir. A inserção de veículos na operação já é uma prática adotada durante os dias de operação, pois amenizam os atrasos e evitam lotação nos ônibus.

Vale ressaltar que as medidas de prevenção continuam sendo ampliadas. Os veículos passam por higienização constante nos terminais (inclusive com aplicação de produtos desinfetantes por pulverização), há limite de 60% da ocupação total dentro dos ônibus e os usuários encontram suportes com álcool em gel em todos os veículos.

Os horários e linhas das janelas de atendimento estão disponíveis para consulta neste link. Nos domingos e feriados, somente funcionarão as linhas exclusivas para profissionais da saúde. As linhas existentes para este público aos sábados serão mantidas, com exceção das que fazem a saída nos bairros às 5h40 e as com saída do Hospital Santo Antônio às 7h20, pois agora estão inseridas nas janelas disponibilizadas ao público geral.

Entrega de Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

Confira a relação completa das entregas da próxima semana:

Segunda-feira, dia 28

Bairro

EBM Pedro I

Itoupava Central

EBM Olga Rutzen

Itoupavazinha

EBM Henrique Alfarth

Progresso

CEI Hercilia Krug

Progresso

Terça-feira, dia 29

Bairro

CEI Bruno Schreiber

Progresso

CEI Elisa Hort

Progresso

CEI Profª Raquel Wisintainer Soares

Progresso

CEI Vereador Ewaldo Moritz

Progresso

EBM Pedro II

Progresso

EIM Cap. Euclides de Castro

Progresso

EBM Anita Garibaldi

Itoupava Central

CEI Frei Odorico Durieux

Itoupavazinha

CEI Irmã Maria C. Prullage

Itoupavazinha

CEI Leonardo Laurindo Terres

Itoupavazinha

CEI Robert Rudolf Barth

Itoupavazinha

Quarta-feira, dia 30

Bairro

CEI Anton Max A. Spranger

Testo Salto

CEI Frei Silvério Weber

Testo Salto

EBM Profº João Joaquim Fronza

Testo Salto

EBM Quintino Bocaiuva

Testo Salto

EBM Visconde de Taunay

Itoupava Central

EBM Profº Oscar Unbehaun

Água Verde

Quinta-feira, dia 1°

Bairro

EBM Gal. Lucio Esteves

Escola Agrícola

EBM Alberto Stein

Velha

EBM Profª Norma Dignart Huber

Escola Agrícola

CEI Evalino Roth

Escola Agrícola

CEI Monteiro Lobato

Velha Central

CEI Olga Brehmer

Velha Central

CEI Profº Joao B. Petry

Velha Central

OSC Perola

Velha Central

Sexta-feira, dia 2

Bairro

CEI Alberto Stein

Velha

CEI Hilca Piazera Schnaider

Velha

CEI Oswaldo Buerger

Velha

EBM Profª Helena M. Nathalia Winckler

Velha

CEI Manoel da Luz Rampelotti

Escola Agrícola

CEI Marita Deeke Sasse

Escola Agrícola

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade também pode continuar utilizando o atendimento virtual, via Whatsapp, durante todo o final de semana. O Alô Saúde Blumenau, mantém as orientações por meio do Whatsapp no telefone (48) 4042-0330, com funcionamento 24 horas por dia.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

Ambulatórios Gerais realizam 104 testes para Covid-19

Os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. O AG Heinz Schrader, conhecido como AG do Centro, localizado na Rua República Argentina, 2.077, no bairro  Ponta Aguda disponibiliza atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Todos os fast tracks anexo aos AGs continuam atendendo em horário habitual, fazendo coletas para testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios médicos de suspeita de Covid-19. A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço.

Somente nesta sexta-feira, dia 25, as unidades realizaram 158 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 104 testes RT-PCR realizados.



postada em 25/09/2020 18:50 - 2838 visualizações



Fotos