Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 25/8/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 115 óbitos por Coronavírus
Blumenau registrou nesta terça-feira, dia 25, a confirmação de mais 1 óbito em decorrência de Coronavírus (Covid-19), que somados aos divulgados anteriormente, chegam a 115 mortes na cidade. A vítima ainda não divulgada se trata de uma mulher de 77 anos, que estava internada desde o dia 31 de julho e portadora de doenças regressas. Além dela, outras duas vítimas já haviam sido divulgadas: duas mulheres, uma de 73 anos e outra de 74 anos. Ambas apresentavam comorbidades.

A cidade soma ainda 11.399 casos confirmados de Coronavírus, 69 pessoas a mais que o registrado na última segunda-feira, dia 24, quando o município contabilizava 11.330 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 39.883 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 579 pacientes estão em tratamento. Destes, 527 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 72 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 48 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 24 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 35 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 13 pacientes da região (11 confirmados e 2 em análise). Já em enfermaria são 19 de Blumenau (17 confirmados e 2 em análise) e 5 da região (4 confirmados e 1 em análise).
O município contabiliza também 10.705 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Pesquisa Ibope sobre Covid-19 inicia nesta quinta-feira em Blumenau
A partir desta quinta-feira, dia 27, moradores de Blumenau poderão receber a visita de entrevistadores a serviço da 4ª fase da pesquisa Ibope, que faz parte de um estudo nacional de prevalência da Covid-19, contratado pelo Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Blumenau não tem participação direta na ação e atua como apoiadora no esclarecimento da pesquisa junto à população, após ter recebido diversos questionamentos sobre a mesma em maio, quando iniciou a 1ª etapa, porém, não havia sido feita nenhuma comunicação oficial sobre a atividade.
As visitas devem ocorrer entre quinta-feira, dia 27, até domingo, dia 30. Caso o número de entrevistas mínimo não seja atingido neste período, a coleta poderá ser estendida. A escolha dos 250 domicílios que devem ser visitados é aleatória. Blumenau foi uma das 133 cidades em que o estudo está sendo feito pelo instituto IBOPE Inteligência, sob a coordenação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 
De acordo com informações repassadas pelos responsáveis, a pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de Coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital. O objetivo, ainda segundo a empresa contratada, é medir o nível de imunização da população brasileira e identificar de que forma o vírus está se propagando pelo país. Os resultados servirão para auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia, baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus.

Durante a atuação dos entrevistadores, é disponibilizado aos participantes folhetos explicativos sobre o projeto e cartas de consentimento e assentimento. Também é fornecido endereço de e-mail exclusivo para o esclarecimento de dúvidas, o pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.com.

O IBGE informa ainda que possui canais nacionais para que os contatados possam tirar dúvidas: pelo site respondendo.ibge.gov.br e no telefone 0800 800 5000.
Bairros que devem ser visitados pela pesquisa IBOPE:
Água Verde
Boa vista
Escola Agrícola
Fortaleza
Fortaleza Alta
Garcia
Itoupava Central
Itoupava Norte
Itoupavazinha
Passo Manso
Progresso
Salto do Norte
Salto Weissbach
Testo Salto
Tribess
Velha
Velha Central
Velha Grande
Victor Konder
Vila nova
Vorstadt

 

Secretaria de Educação finaliza cadastro para Kits Alimentação Escolar

Devido à situação das aulas presenciais em Blumenau, decorrente da Pandemia da Covid-19, que seguem suspensas até outubro, a Prefeitura de Blumenau abriu o terceiro cadastro para recebimento dos Kits Alimentação Escolar. Mais de 3.400 estudantes se cadastraram para receber os alimentos e as entregas devem iniciar na próxima semana. Ao todo, somando às famílias cadastradas no Programa Bolsa Família, a Prefeitura vai entregar Kits para cerca de 22 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino.

 

Em decorrência da Pandemia do Coronavírus, Blumenau segue com entrega de Kits Alimentação Escolar
Nesta semana, entre os dias 24 e 28, a Prefeitura de Blumenau, seguirá entregando os Kits Alimentação Escolar. Esta entrega segue contemplando as famílias que se cadastraram na segunda etapa (com os cadastros realizados em junho).  Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

Confira abaixo a programação da entrega:

Quarta-feira, 26

CEI Daniel Bressanini

Nova Esperança

CEI Heinrich Reif

Nova Esperança

CEI Profª Maria Zimmermann

Boa Vista

EBM Profº Fernando Ostermann

Boa Vista

OSC Sao Roque

Itoupava Norte

CEI Manoela Reinert

Itoupava Norte

EBM Alberto Stein

Velha

EBM Gal. Lucio Esteves

Escola Agrícola

EBM Profª Norma Dignart Huber

Escola Agrícola

CEI Evalino Roth

Escola Agrícola

CEI Manoel da Luz Rampelotti

Escola Agrícola

CEI Marita Deeke Sasse

Escola Agrícola

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

 

Ambulatório da Vila Germânica registra 46 atendimentos 

Nesta terça-feira, dia 25, 46 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 40 testes realizados no local.  

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 

Ambulatórios Gerais realizam 120 testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta terça-feira, dia 25, as unidades realizaram 237 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 120 testes RT-PCR realizados.

 



postada em 25/08/2020 18:44 - 1538 visualizações



Fotos