
Blumenau registra 387 óbitos por Coronavírus
Blumenau registra mais três óbitos, somando agora 387 mortes por Coronavírus no município. Na quarta-feira, dia 24, foi confirmada a morte de uma mulher de 56 anos, com comorbidades, que estava internada desde o dia 1º de março. A segunda vítima foi um homem de 70 anos, que estava internado em UTI desde o dia 17 de março. A terceira vítima foi um homem de 82 anos, com comorbidades, que estava internado desde o dia 21 de março.
Blumenau registra ainda nesta quinta-feira, 25, um total de 47.362 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 201 a mais do que registrado na última quarta-feira, dia 24, quando o município contabilizava 47.161 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 18 foram por meio do RT-PCR, 22 por testes rápidos, 157 de antígeno e quatro sorológicos. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 157.051 testes para Covid-19. Somente nesta quinta-feira, dia 25, foram processados 802 exames. Entre os casos positivos, 1.413 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.267 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 195 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 84 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 111 em enfermaria. Destes na UTI, 63 pacientes são de Blumenau (61 confirmados e dois em análise) e 21 pacientes de outras cidades (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 100%, além disso, 18 leitos de guerra estão ativados. Já em enfermaria são 94 pacientes de Blumenau (85 confirmados e nove em análise) e 17 de outros municípios (16 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 62,7%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 258 atendimentos, com 44 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 45.562 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Blumenau amplia atendimento clínico das unidades ESFs
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), vai ampliar o atendimento das 66 unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs). Nas tardes de quintas-feiras as unidades ofertarão atendimentos clínicos, não relacionados ao Coronavírus. A expectativa é que a medida, que inicia nesta quinta-feira, dia 25, seja adotada até o fim de abril para diminuir a demanda dos pronto-socorros dos hospitais.
As tardes de quintas-feiras sempre foram dias em que as unidades faziam capacitações e reuniões internas. A ampliação do horário de atendimento tem por objetivo otimizar o serviço nos bairros da cidade. Casos que não sejam de urgência ou emergência podem ser direcionados às unidades.
AG Centro oferece atendimento clínico até meia-noite
Na semana passada, a Prefeitura já havia ampliado o horário de atendimento do Ambulatório Geral Heinz Schrader (AG do Centro) de segunda a sexta-feira, das 7h até a meia-noite. A unidade está localizada na rua República Argentina, nº 2077, no bairro Ponta Aguda. O local também reforça o atendimento para demandas não relacionadas ao Coronavírus e casos que não sejam de urgência ou emergência.
Blumenau aplicou nesta quinta-feira 1.098 vacinas entre 1ª e 2ª doses
Nesta quinta-feira, dia 25, foram aplicadas 1.075 vacinas da primeira dose, somando 22.336 até o momento. No mesmo dia foram aplicadas 23 vacinas da segunda dose, totalizando 10.301. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.
Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.
Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 466 testes
O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, agora com atendimento estendido até meia-noite, aos sábados e domingos, das 7h às 19h.
Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam. Somente nesta quinta-feira, dia 25, as unidades fizeram 595 atendimentos e 466 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.
postada em 25/03/2021 17:48 - 4164 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Boletim Coronavírus Blumenau - 25/3/2021
Dois projetos da Prefeitura de Blumenau vencem o Prêmio Viva BlumenauPrefeito Egidio Ferrari anuncia novo secretário de Administração
Quinta edição do Prefeitura nos Bairros será neste sábado, dia 28, na Vila Itoupava
Prefeito Egidio Ferrari promove Blumenau como destino de investimentos no Ministério do Comércio na China