Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 25/06/2021
Saiba mais em blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra um total de 148 novos casos de Coronavírus

Blumenau registra nesta sexta-feira, dia 25, um total de 56.981 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 148 a mais do que registrado na última quinta-feira, dia 24, quando o município contabilizava 56.833 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, sete foram por meio de teste RT-PCR, um por teste rápido e 140 antígenos.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 204.966 testes para Covid-19. Somente nesta sexta-feira foram processados 689 exames. Entre os casos positivos, 1.058 pacientes estão em tratamento. Destes, 972 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 109 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 53 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 56 em enfermaria. Destes na UTI, 45 pacientes são de Blumenau (42 confirmados e três em análise) e oito pacientes de outras cidades (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é 80,3% em relação a capacidade atual de ocupação, com 66 leitos ativos. Já em enfermaria são 47 pacientes de Blumenau (44 confirmados e três em análise) e nove de outros municípios (seis confirmados e três em análise), com taxa de ocupação de 31,6%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 298 atendimentos, com 56 deles decorrentes de síndromes gripais.

O município contabiliza também 55.373 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Projeção da Covid-19 indica cenário da pandemia em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau, em parceria com a Unimed, apresentou nesta sexta-feira, 25, a projeção dos cenários de evolução dos casos de Coronavírus na cidade, com previsão até o dia 06 de julho. A análise tem por base os dados divulgados pelo poder público, organizados pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) com apoio da Secretaria de Gestão Governamental.

A projeção leva em conta o número de casos positivos registrados desde o dia 13 de março de 2020, no início da pandemia, com atenção especial aos picos da doença registrados em julho e novembro de 2020, e em março de 2021. Com base nesses dados, a Unimed traçou três cenários de evolução da doença na cidade. O cenário mais otimista indica que até o dia 06 de julho teremos 1.628 casos confirmados na cidade. Em um cenário mediano, estima-se que neste mesmo período atingiremos um total de 1.878 casos, e no cenário pessimista alcançaremos um quadro de 2.253 casos nas próximas duas semanas.

Levando em conta os cenários projetados e uma taxa de internação total 3,7% para casos graves, também no dia 06 de julho, o cenário otimista representaria a ocupação de 78 leitos de UTI, o mediano demandaria 87 leitos, enquanto no cenário pessimista seriam necessários 101 leitos. Blumenau tem hoje 66 leitos de UTI ativos, com possibilidade de ativação de 28 novos leitos.

A parceria entre o município é a Unimed é um exemplo de ação de dados abertos. A Prefeitura de Blumenau disponibiliza os dados do Sistema Pronto relativos à gestão da pandemia e, em contrapartida, a Unimed processa as informações do Pronto gerando cenários sobre a evolução dos casos da doença em Blumenau. O objetivo é auxiliar na tomada de decisões estratégicas na gestão da pandemia, tanto pela Cooperativa de Saúde, quanto pelo município.

Prefeitura de Blumenau reabre agenda de vacinação contra a Covid-19 com vagas para domingo, 27

A Prefeitura de Blumenau reabriu às 16h desta sexta-feira, dia 25, a agenda de vacinação contra a Covid-19. São 2.000 vagas para aplicação no domingo, dia 27, no Parque Vila Germânica. As novas vagas contemplam pessoas com 47 anos ou mais, lactantes que amamentam bebês até um ano de idade, além dos grupos prioritários, como, por exemplo, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes e profissionais da educação. Outra agenda, para aplicação no sábado, dia 26, havia sido aberta no início da tarde e teve as vagas esgotadas em cerca de 1 hora. 

O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo link bit.ly/VacinaBlumenau ou pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2), que terá atendimento até às 22h. Somente serão vacinados aqueles usuários com agendamento. Vale ressaltar que quem realizou a vacina da Gripe (H1N1) deve aguardar um período maior que 14 dias para se vacinar contra a Covid-19.

Confira os públicos que podem agendar vacinação e a documentação necessária no site da Prefeitura.

 

Blumenau já aplicou 157.247 vacinas entre 1ª e 2ª doses

Nesta sexta-feira, dia 25, foram aplicadas 1.244 vacinas da primeira dose (121.245 imunizados até o momento) e 537 da segunda dose (36.002 imunizados até o momento). O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização. Blumenau já aplicou 157.247 vacinas entre 1ª e 2ª doses.

 

Alô Saúde Blumenau

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, pelo telefone 156 (opção 2). O canal possibilita a população esclarecer dúvidas sobre sintomas na pandemia de Coronavírus. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Central de Monitoramento

Os profissionais da saúde que atuam na Central de Monitoramento Covid-19 fazem ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus diariamente, das 8h às 17h.

 

Atendimento Rápido Covid-19

A Central de Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus, localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica atende de segunda a sexta-feira, das 7h até as 22h e aos sábados e domingos, das 7h às 19h. O local é referência na região central da cidade para demandas relacionadas à Covid-19.

Durante a semana, o atendimento rápido Covid-19 segue sendo oferecido nos Ambulatórios Gerais da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Aos sábados, o Ambulatório Geral da Velha e o Ambulatório Geral do Garcia oferecem atendimento para casos suspeitos de Covid-19, das 7h às 12h.

Somente nesta sexta-feira, dia 25, a Central na Vila Germânica fez 327 atendimentos e 218 coletas para exames.

 

Atendimento Clínico

De segunda a sexta-feira, o atendimento de casos clínicos não relacionados Covid-19 é oferecido nos AGs Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), das 7h às 24h. Nos AGs do Centro, Escola Agrícola e Badenfurt o atendimento a estas demandas não relacionadas ao Coronavírus acontece nos dias de semana, das 7h às 21h.

A atuação dos AGs em horário diferenciado tem por objetivo garantir que o diagnóstico seja feito sem que haja a necessidade de buscar os prontos-socorros, especialmente nos Hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, onde o atendimento é priorizado para situações mais graves.

 



postada em 25/06/2021 19:49 - 2024 visualizações



Fotos