Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 24/9/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 40 novos casos de Coronavírus

Blumenau registrou nesta quinta-feira, dia 24, 12.796 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 40 a mais do que registrado na última quarta-feira, dia 23, quando o município contabilizava 12.756 casos da doença.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 52.092 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 287 pacientes estão em tratamento. Destes, 267 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 34 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 16 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 18 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 10 pacientes são de Blumenau (todos confirmados) e 6 pacientes da região (5 confirmados e 1 em análise). Já em enfermaria são 14 de Blumenau (10 confirmados e 4 em análise) e 4 da região (todos confirmados).
O município contabiliza também 12.360 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda 149 óbitos decorrentes da doença.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Transporte coletivo aos sábados terá horário ampliado

A operação de transporte coletivo em Blumenau aos sábados será ampliada a partir do próximo dia 26. Os serviços seguirão com escala especial em função do combate ao Coronavírus, mas serão oferecidos novos horários de funcionamento, principalmente para atender a população e trabalhadores que necessitam de locomoção na madrugada e manhã.

A ampliação da escala de atendimento foi uma determinação da Prefeitura de Blumenau para a empresa concessionária do transporte coletivo no município, com o intuito de atender os trabalhadores. Desta forma, a operação aos sábados iniciará às 3h45 até as 13h30. Com isso, a partir deste sábado, serão ofertadas no total 733 viagens, 318 a mais que no último sábado, dia 19, resultando em um aumento de 76,6% no sistema.

Os períodos foram definidos com base na demanda e horários com maior circulação de pessoas, escalas de trabalho das empresas e avaliação do Seterb. O objetivo é ampliar o atendimento responsável e gradativo, de forma constante à medida que as atividades também são retomadas em outros segmentos.

A Prefeitura vem mantendo diálogo e buscando alternativas junto à empresa, para fazer a ampliação do atendimento nos dias semana. Essas ações passam também pela avaliação financeira da concessionária do transporte no município que ficou sem operar durante a Pandemia.  

O horário especial segue com o objetivo de evitar a circulação de pessoas que não necessitam do transporte para trabalho ou assuntos médicos, além de levar em consideração a capacidade de atendimento da empresa, tendo em vista a queda de arrecadação da mesma durante a pandemia. 

Todos os terminais contam com ônibus de apoio, que poderão ser acionados quando a situação exigir. A inserção de veículos na operação já é uma prática adotada durante os dias de operação, pois amenizam os atrasos e evitam lotação nos ônibus.

Vale ressaltar que as medidas de prevenção continuam sendo ampliadas. Os veículos passam por higienização constante nos terminais (inclusive com aplicação de produtos desinfetantes por pulverização), há limite de 60% da ocupação total dentro dos ônibus e os usuários encontram suportes com álcool em gel em todos os veículos.

Os horários e linhas das janelas de atendimento estão disponíveis para consulta neste link. (incluir link do site da Blomob). Nos domingos e feriados, somente funcionarão as linhas exclusivas para profissionais da saúde. As linhas existentes para este público aos sábados serão mantidas, com exceção das que fazem a saída nos bairros às 5h40 e as com saída do Hospital Santo Antônio às 7h20, pois agora estão inseridas nas janelas disponibilizadas ao público geral.

 

Entrega de Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

Confira a relação completa das entregas da próxima semana:

Sexta-feira, dia 25

Bairro

CEI Bertha Muller

Salto do Norte

CEI Profª Evelina E. Eischtaedt

Salto do Norte

CEI Profº Anselmo A. Hellesheim

Salto do Norte

CEI Maike Andersen Deeke

Badenfurt

CEI Profª Andrea da Silva

Itoupava Central

CEI Irmgard Zoschke

Itoupava Central

CEI Profº Paulo Freire

Itoupava Central

CEI Daniel Bressanini

Nova Esperança

CEI Heinrich Reif

Nova Esperança

 

 Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

 

Ambulatórios Gerais realizam 74 testes para Covid-19

Os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. O AG Heinz Schrader, conhecido como AG do Centro, localizado na rua República Argentina, 2.077, no bairro  Ponta Aguda terá atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Todos os fast tracks anexo aos AGs continuam atendendo em horário habitual, fazendo coletas para testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios médicos de suspeita de Covid-19. A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço.

Somente nesta quinta-feira, dia 24, as unidades realizaram 167 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 74 testes RT-PCR realizados.

 

 



postada em 24/09/2020 18:31 - 1857 visualizações



Fotos