Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 24/8/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 112 óbitos por Coronavírus

Blumenau registrou nesta segunda-feira, dia 24, a confirmação de mais 2 óbitos em decorrência de Coronavírus (Covid-19), chegando a 112 mortes na cidade. As vítimas eram uma mulher de 50 anos, com comorbidades que faleceu no último dia 20 e teve resultado positivo para Covid-19 no dia de hoje e um homem de 63 anos, com comorbidades e que estava internado desde o dia 13 de agosto.

A cidade soma ainda 11.330 casos confirmados de Coronavírus, 90 pessoas a mais que o registrado no último domingo, dia 23, quando o município contabilizava 11.240 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 39.545 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 763 pacientes estão em tratamento. Destes, 715 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Outros 71 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 46 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 25 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 34 pacientes são de Blumenau (34 confirmados) e 12 pacientes da região (10 confirmados e 2 em análise). Já em enfermaria são 21 de Blumenau (14 confirmados e 7 em análise) e 4 da região (3 confirmados e 1 em análise).

O município contabiliza também 10.455 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Força-tarefa vai fazer barreiras sanitárias educativas para combater Covid-19 em Blumenau

A força-tarefa da Prefeitura Municipal de Blumenau, coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) vai começar a fazer nesta segunda-feira, dia 24, barreiras sanitárias educativas para conscientizar a população sobre o combate à Covid-19. As abordagens contarão com apoio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb). A operação vai acontecer simultaneamente na Rua Itajaí, próximo à empresa Beagle e na Rua Dr. Pedro Zimmermann, próximo à Uniasselvi, das 13h às 17h.

Além das principais entradas da cidade, diariamente, as abordagens acontecerão também em locais com grande fluxo de veículos, em bairros do município. Durante as paradas, será aplicada uma pesquisa elaborada pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) para conhecer o perfil das pessoas, o motivo do deslocamento e se já tiveram contato com o vírus. Em caso de necessidade, a Central de Controle Operacional (CCO) que faz o monitoramento de casos positivos de Coronavírus na cidade poderá ser acionada.

Farão parte da operação, cerca de 10 trabalhadores de diferentes secretarias municipais. Nenhum material será entregue na abordagem, evitando a transmissão do vírus. Se o motorista aceitar, será colado um adesivo na parte externa do veículo com orientações para evitar a disseminação do Coronavírus. “A situação não está normalizada na cidade. Apesar da estabilidade dos números é preciso continuar mantendo as medidas de segurança”, salienta o coordenador da força-tarefa, secretário de Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina.

As abordagens fazem parte das ações da força-tarefa, coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária, Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria da Família (Pró-família), Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e do Procon. Em outras frentes, a força-tarefa também conta com apoio da Polícia Militar, Policia Civil e 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros que passou a fiscalizar aglomeração em supermercados e mercados de Blumenau.

 

Ação do Ministério Público e decreto do Estado resultam na suspensão do funcionamento de espaços de lazer para práticas esportivas e culturais coletivas

Em virtude da situação atual do Coronavírus em Blumenau, que segue apresentando uma queda de novos casos, na última quarta-feira, dia 19, a Prefeitura de Blumenau anunciou a liberação funcionamento dos estabelecimentos que fornecem serviços de locação de espaços privados e comunitários de lazer para práticas esportivas e culturais coletivas na cidade. À época não havia impedimentos jurídicos para a retomada destas atividades. Porém, na sexta-feira à noite, dia 21, dois dias após anúncio do Município, a Secretaria de Estado da Saúde emitiu a Portaria nº 626/2020, proibindo a reabertura destes espaços.

Por sua vez, a Prefeitura de Blumenau, considerando o anúncio do Ministério Público nesta segunda-feira, dia 24, provocado pela Portaria da Secretaria de Estado da Saúde, decidiu suspender a portaria nº 570 /2020 que liberava as atividades.

O Secretário de Promoção da Saúde (Semus), Winnetou Krambeck, começou, nesta segunda pela manhã, a articular junto à Secretaria de Estado da Saúde a revisão de decisão da última sexta-feira, considerando a situação atual do Coronavírus no município. A Semus enviará um ofício nesta terça-feira, dia 25, para o Centro e Operações de Emergência em Saúde (Coes) solicitando a flexibilização do funcionamento dos estabelecimentos que fornecem serviços de locação de espaços privados e comunitários de lazer para práticas esportivas e culturais coletivas das atividades no município. O objetivo é liberar a prática dos esportes coletivos amadores, com as medidas sanitárias especificadas pela portaria municipal, nº 570, divulgada na semana passada.

 

Transporte coletivo retorna com escala de horários e regras de prevenção ao Coronavírus

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), informa o retorno do transporte coletivo a partir da próxima terça-feira, dia 25. A operação iniciará com escala especial para atender exclusivamente nos começos e fins de manhã e tarde, com regras rígidas para prevenir o contágio pelo Coronavírus. O horário especial tem como objetivo também evitar a circulação de pessoas que não necessitam do transporte para trabalho ou assuntos médicos, além de levar em consideração a capacidade de atendimento da empresa, tendo em vista a queda de arrecadação da mesma durante a pandemia. O serviço está suspenso em razão do decreto nº 792/2020 do Governo do Estado, que se encerra na próxima segunda-feira, dia 24.

A operação terá três janelas de atendimento: 5h30 às 8h30, 11h30 às 14h30 e das 16h30 às 19h30. Os períodos foram definidos com base na demanda e horários com maior circulação de pessoas quando ocorreu a retomada em junho deste ano.

Todos os terminais terão à disposição ônibus de apoio, que poderão ser acionados quando a situação exigir. Além disso, será promovida a fusão de algumas linhas e a exclusão de outras de baixa demanda. Serão feitas avaliações semanais e à medida que os números comprovarem a necessidade, a operação será revista e poderá ter um incremento na oferta de linhas e horários.

Para retomada do transporte coletivo será exigido uso de máscara e será disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos. Outra medida para garantir a segurança de funcionários e usuários será a testagem de todos os trabalhadores da Seterb que estão envolvidos na operação do transporte coletivo e da Blumob no sábado, dia 22 e segunda-feira, dia 24.

Neste primeiro momento, o transporte coletivo funcionará de segunda a sexta-feira, nos horários estabelecidos. Aos sábados e domingos, somente funcionarão as linhas exclusivas para profissionais da saúde. Entre as obrigatoriedades estabelecidas está a redução em cada viagem do número de passageiros em 60% da capacidade dos ônibus.

O Município entende que o cumprimento do limite máximo de passageiros é uma responsabilidade da empresa concessionária e não medirá esforços para garantir o respeito do limite estabelecido, visando sempre à segurança da população.

Vale ressaltar que a secretaria segue com o papel do município em manter a transparência e conta com o apoio da população, que pode fazer denúncias informando linhas e horários na ouvidoria da Seterb pelo telefone 156, opção 3

Confira neste link todas as ações de prevenção que serão desenvolvidas neste retorno das operações.

 

Corredor de ônibus da Avenida Martin Luther segue liberado para todos os veículos

A Seterb informa que mesmo com o retorno do transporte coletivo a partir desta terça-feira, dia 25, o corredor de ônibus da Avenida Martin Luther segue liberado para todos os veículos por tempo indeterminado.

A medida visa dar mais fluidez ao trânsito na região central da cidade. O trecho liberado está sinalizado, entre a sinaleira em frente ao Procon até as Casas da Água, na Rua São Paulo.

Vale ressaltar que os demais corredores voltarão a ser exclusivos para os ônibus, mesmo nos horários sem operação do transporte coletivo. A Seterb pede atenção aos motoristas que forem trafegar por estes locais.

 

Ônibus interestaduais e intermunicipais voltam a circular em Blumenau

Considerando o atual momento da pandemia do Coronavírus no município e devido ao término das restrições impostas por decreto municipal, a Prefeitura de Blumenau libera a partir desta terça-feira, dia 25, a circulação de veículos públicos ou privados do transporte intermunicipal, interestadual e internacional de passageiros.

O retorno do transporte intermunicipal e interestadual deve atender às regras estabelecidas pela Portaria n°321/2020, da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE).

A liberação ocorre simultaneamente no mesmo dia que o retorno do transporte coletivo municipal, que iniciará a operação com escala especial para atender exclusivamente nos começos e fins de manhã e tarde, com regras rígidas para prevenir o contágio pelo Coronavírus. 

 

Transporte exclusivo para profissionais da saúde terá alteração nos horários

Diante da retomada do transporte coletivo geral para a população de Blumenau, a partir desta terça-feira, dia 25, a Secretaria de Trânsito e Transporte (Seterb) promove alterações nas linhas especiais, com itinerários diferenciados e temporários, para atendimento e deslocamento exclusivo de profissionais da área da saúde. O transporte seguirá sendo oferecido de segunda a domingo, exclusivamente para profissionais da saúde em geral, que atuam em Blumenau e são vinculados aos hospitais Santa Isabel, Santa Catarina, Santo Antonio e PA da Unimed.

As linhas devem atuar até a normalização do transporte coletivo na cidade e para fazer uso do transporte, os profissionais precisam estar devidamente identificados com documentos e/ou crachás que comprovem o vínculo empregatício. A partir de terça-feira será incluída duas viagens às 7h18 e 13h18, saindo da Rua Itajaí (Rua Pedro Krauss Sênior) até o Terminal da Fonte.

Confira neste link a nova programação de horários, linha e roteiros.

 

Em decorrência da Pandemia do Coronavírus, Blumenau segue com entrega de Kits Alimentação Escolar

Nesta semana, entre os dias 24 e 28, a Prefeitura de Blumenau, seguirá entregando os Kits Alimentação Escolar. Esta entrega segue contemplando as famílias que se cadastraram na segunda etapa (com os cadastros realizados em junho).  Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

Confira abaixo a programação da entrega:

Terça-feira, 25

EBM Leoberto Leal

Salto do Norte

CEI Profº Anselmo A. Hellesheim

Salto do Norte

EBM Lauro Muller

Badenfurt

CEI Maike Andersen Deeke

Badenfurt

EBM Francisco Lanser

Tribess

EBM Gustavo Richard

Fortaleza

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

 

Ambulatório da Vila Germânica registra 94 atendimentos 

Nesta segunda-feira, dia 24, 94 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 40 testes realizados no local.  

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 

Ambulatórios Gerais realizam 130 testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta segunda-feira, dia 24, as unidades realizaram 324 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 130 testes RT-PCR realizados.

 



postada em 24/08/2020 19:22 - 5580 visualizações



Fotos