Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 23/2/2021
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus.

Blumenau registra 318 óbitos por Coronavírus

Blumenau registra mais quatro óbitos, somando agora 318 mortes por Coronavírus no município. Na segunda-feira, dia 22, foi confirmada a morte de um homem de 69 anos. A outra vítima foi um homem de 85 anos, que estava internado em UTI desde o dia 7 de fevereiro. A Vigilância Epidemiológica recebeu também a confirmação da morte de um homem de 69 anos. Ele era considerado caso suspeito e teve o resultado do exame confirmado no fim da tarde desta terça-feira. A quarta vítima foi uma mulher de 93 anos, que estava internada em enfermaria desde o dia 21 de fevereiro. Todas as vítimas tinham comorbidades.

Blumenau confirmou ainda nesta terça-feira, 23, um total de 40.312 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 255 a mais do que registrado na última segunda-feira, dia 22, quando o município contabilizava 40.057 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 21 foram por meio do RT-PCR, 16 por testes rápidos, 217 de antígeno e um sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 133.185 testes para Covid-19. Somente nesta terça-feira, dia 23, foram processados 924 exames. Entre os casos positivos, 1.756 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.676 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e região, 120 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 47 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 73 em enfermaria. Destes na UTI, 30 pacientes são de Blumenau (28 confirmados e 2 em análise) e 17 pacientes da região (16 confirmados e 1 em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 50%. Já em enfermaria são 60 pacientes de Blumenau (53 confirmados e 7 em análise) e 13 da região (10 confirmados e 3 em análise), com taxa de ocupação de 41,2%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 540 atendimentos, com 107 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 38.238 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperado.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Em reunião com Governo do Estado, Mário Hildebrandt reforça necessidade de integração no combate ao Coronavírus

Na tarde desta terça-feira, dia 23, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, participou de uma reunião coordenada pelo Governo do Estado para discutir o cenário da pandemia nos municípios catarinenses. O encontro, que aconteceu de forma remota, contou com a participação do governador Carlos Moisés e dos prefeitos das 30 maiores cidades de Santa Catarina. A expectativa é que o Estado publique um decreto contendo novas medidas restritivas nesta quarta-feira, dia 24.

Hildebrandt reforçou a integração das ações

Em sua fala, o prefeito Mário Hildebrandt destacou a necessidade de que novas medidas de combate ao Coronavírus aconteçam de forma regionalizada. O objetivo é garantir a ampliação das ações e, consequentemente, os resultados no enfrentamento à pandemia. “Precisamos trabalhar de forma conjunta, integralizando a atuação dos municípios. Temos a mesma meta e unir esforços certamente só vai agilizar e contribuir para superarmos a Covid-19”, explica Hildebrandt. O prefeito também solicitou uma reunião com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) para discutir e alinhar o cenário.

Outra demanda apresentada por Hildebrandt foi o reforço do Governo do Estado para a fiscalização no trânsito. A preocupação é com a lotação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Gerais, ou seja, aquelas que são ocupadas para atendimento de outras comorbidades que não sejam para tratamento da Covid-19, principalmente para vítimas de acidentes de trânsito. Na última segunda-feira, dia 22, o prefeito determinou o retorno dos Cinturões Noturnos, com fiscalização permanente da Guarda Municipal de Trânsito (GMT). O objetivo é garantir a orientação diária, em diversos pontos da cidade, evitando acidentes que possam resultar em vítimas.

Prefeitura de Blumenau envia SMS com data da 2ª dose da vacina para cerca de 500 pessoas

No inicio da tarde desta terça-feira, dia 23, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), enviou mensagem de texto (SMS) para o telefone de aproximadamente 500 pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina contra o Coronavírus e que por uma instabilidade no sistema, não tinham o agendamento para receber a segunda dose.

Ao todo, foram disparadas três mensagens diferentes, que levam em consideração a marca da primeira dose da vacina e o prazo para a segunda dose. Algumas pessoas deverão comparecer no dia 3 de março - conforme horário apresentado na mensagem, no Setor 1 do Parque Vila Germânica para receber a segunda dose do imunizante. Outro grupo de pessoas recebeu a mensagem para comparecer no dia 3 ou 6 de maio, para receber a vacina da mesma marca da primeira dose. As pessoas que tiverem dúvidas, podem ligar no Alô Saúde, por meio do telefone 156 opção 2.

Blumenau aplicou nesta terça-feira 547 vacinas entre 1ª e 2ª doses

Nesta terça-feira, dia 23, foram aplicadas 25 vacinas da primeira dose, somando 10.654 até o momento. No mesmo dia foram aplicadas 522 da segunda dose, totalizando 3.853. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.

Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, em decorrência da pandemia, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus

Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 511 testes

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h.  Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.

Somente nesta terça-feira, dia 23 de fevereiro, as unidades fizeram 850 atendimentos e 511 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.

 

 



postada em 23/02/2021 17:31 - 3109 visualizações



Fotos