
Blumenau registra 107 óbitos por Coronavírus
Blumenau registrou nesta sexta-feira, dia 21, a confirmação de mais 5óbitos em decorrência de Coronavírus, chegando a 107 mortes na cidade. Uma vítima que ainda não havia sido divulgada, se trata de um homem de 67 anos, internado desde o dia 28 de julho e que possuía comorbidades. Além dele, outras quatro mortes foram registradas nesta sexta: uma mulher de 46 anos que estava internada desde o dia 27 de julho, e três homens, um de 50 anos, internado desde o dia 29 de julho, outro de 74 anos e estava internado desde o dia 19 de agosto e o último com 77 anos. Todas as vítimas possuíam comorbidades.
A cidade soma ainda 11.146 casos confirmados de Coronavírus, 82 pessoas a mais que o registrado na última quinta-feira, dia 20, quando o município contabilizava 11.064 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 38.879 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 1.646 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.602 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 73 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 47 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 26 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 38 pacientes são de Blumenau (33 confirmados e 5 em análise) e 9 pacientes da região (todos confirmados). Já em enfermaria são 20 de Blumenau (11 confirmados e 9 em análise) e 6 da região (3 confirmado e 3 em análise).
O município contabiliza também 9.393 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Defesa Civil prevê baixas temperaturas em Blumenau
A diretoria de meteorologia da Secretaria de Defesa Civil de Blumenau, prevêem baixas temperaturas para os próximos dias no município. O amanhecer de sábado e domingo, dias 22 e 23, deve contar com temperaturas abaixo dos 10°C.
O sábado, dia 22, uma massa de ar seco e frio de origem polar deixa o tempo firme e com predomínio de sol ao longo do dia. Durante a madrugada e amanhecer a temperatura declina ainda mais, se comparada com o dia anterior, devido a menor cobertura de nuvens e a mínima varia entre 4°C e 6°C. A temperatura máxima oscila entre 16°C e 18°C à tarde, com vento fraco de oeste/sudoeste passando a leste/nordeste.
Já no domingo, dia 23, o transporte de umidade do mar em direção a faixa leste de Santa Catarina favorece aumento de nuvens em Blumenau, alternadas por aberturas de sol. A temperatura ao amanhecer segue baixa e varia entre 7°C e 9°C. A máxima oscila entre 17°C e 19°C à tarde, com vento fraco de oeste/sudoeste passando a leste.
Atendimento para a população em situação de rua
A Abordagem Social é o serviço que está nas ruas e faz a busca das pessoas em situação de rua ofertando os outros serviços da Secretaria, como abrigos e atendimentos do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP). Eles também entregam cobertores e máscaras aos usuários. Ao encontrar uma pessoa em situação de rua, o contato pode ser feito pelos telefones (47) 9.9945-9630 ou 3381-6510. A equipe atende de segunda a sexta-feira das 5h30 da manhã à 1h madrugada e finais de semana das 8h às 20h.
As pessoas em situação de rua podem ser encaminhadas para o Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) ou para um dos Abrigos Provisórios. Estes emergenciais foram abertos no início da pandemia da Covid-19 e neste momento de frio intenso auxiliam para que mais pessoas possam estar acolhidas.
No Centro POP o público que não adere aos serviços dos abrigos são atendidos com alimentação, higiene pessoal e atendimentos psicossocial. Também é repassado cobertores e roupas para os usuários. O Serviço atende das 7h às 16h e está localizado na Rua Clara Persuhn, 192, Bairro Itoupava Seca. O telefone para contato é o 3381-6509.
Transporte coletivo retorna com escala de horários e regras de prevenção ao Coronavírus
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), informa o retorno do transporte coletivo a partir da próxima terça-feira, dia 25. A operação iniciará com escala especial para atender exclusivamente nos começos e fins de manhã e tarde, com regras rígidas para prevenir o contágio pelo Coronavírus. O horário especial tem como objetivo também evitar a circulação de pessoas que não necessitam do transporte para trabalho ou assuntos médicos, além de levar em consideração a capacidade de atendimento da empresa, tendo em vista a queda de arrecadação da mesma durante a pandemia. O serviço está suspenso em razão do decreto nº 792/2020 do Governo do Estado, que se encerra na próxima segunda-feira, dia 24.
A operação terá três janelas de atendimento: 5h30 às 8h30, 11h30 às 14h30 e das 16h30 às 19h30. Os períodos foram definidos com base na demanda e horários com maior circulação de pessoas quando ocorreu a retomada em junho deste ano.
Todos os terminais terão à disposição ônibus de apoio, que poderão ser acionados quando a situação exigir. Além disso, será promovida a fusão de algumas linhas e a exclusão de outras de baixa demanda. Serão feitas avaliações semanais e à medida que os números comprovarem a necessidade, a operação será revista e poderá ter um incremento na oferta de linhas e horários.
Para retomada do transporte coletivo será exigido uso de máscara e será disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos. Outra medida para garantir a segurança de funcionários e usuários será a testagem de todos os trabalhadores da Seterb que estão envolvidos na operação do transporte coletivo e da Blumob no sábado, dia 22 e segunda-feira, dia 24.
Neste primeiro momento, o transporte coletivo funcionará de segunda a sexta-feira, nos horários estabelecidos. Aos sábados e domingos, somente funcionarão as linhas exclusivas para profissionais da saúde. Entre as obrigatoriedades estabelecidas está a redução em cada viagem do número de passageiros em 60% da capacidade dos ônibus.
O Município entende que o cumprimento do limite máximo de passageiros é uma responsabilidade da empresa concessionária e não medirá esforços para garantir o respeito do limite estabelecido, visando sempre à segurança da população.
Vale ressaltar que a secretaria segue com o papel do município em manter a transparência e conta com o apoio da população, que pode fazer denúncias informando linhas e horários na ouvidoria da Seterb pelo telefone 156, opção 3.
Confira abaixo as ações de prevenção que serão desenvolvidas neste retorno das operações:
* Ampliação da equipe de limpeza a fim de intensificar diariamente a higienização dos terminais e da parte interna de todos os veículos;
* Disponibilização de álcool gel 70% nos Terminais, para uso dos colaboradores e dos usuários, evitando que eles sejam agentes de transmissão do Coronavírus;
* Deverão ser mantidas abertas todas as janelas dos veículos, possibilitando maior circulação de ar.
* Conforme as necessidades serão ampliadas gradativamente os veículos em horários de “pico”, garantindo desta forma o distanciamento social exigido nesta situação;
* As linhas passarão por vários ajustes buscando atender basicamente, neste primeiro momento, apenas os passageiros que precisam ir ao trabalho, aqueles que buscam algum atendimento na área da saúde, ou aquelas pessoas que necessitam resolver seus problemas particulares que não possam ser feitos de forma não presencial. O objetivo é atender satisfatoriamente a demanda de passageiros em horários de movimentação, e reduzir ao máximo a exposição dos colaboradores e dos passageiros.
* Será obrigatório o uso de máscaras de proteção individual por todos os Passageiros, dentro dos ônibus da Frota de nossa cidade, como também nos Terminais de Integração e na Loja de Atendimento da BluMob a fim de preservar a saúde de todos;
* Proibição do Pagamento da Tarifa com Papel Moeda (Dinheiro) dentro dos ônibus por Tempo Indeterminado, onde Pagamento da Tarifa com cartão, sempre será por meio do sistema de bilhetagem eletrônica;
* Devido ao alto risco de contágio e contaminação, fica terminantemente proibido o uso do transporte coletivo pelos idosos acima de 60 anos, considerando que estes compõem o grupo mais vulnerável a desenvolver complicações com maior gravidade pela Covid-19. Essa medida é por tempo indeterminado e visa o bem-estar, a preservação da saúde e a valorização das pessoas. Com isso, haverá o bloqueio do uso de cartão Melhor Idade. A entrada pelas portas traseiras dos ônibus com a apresentação do documento de identidade também está proibido neste período.
* Comunicação quanto aos cuidados de higiene já fixada em todos os ônibus, terminais e loja.
* Todas as medidas que estão sendo tomadas, tem como base o que já vem acontecendo no Transporte Coletivo em outras cidades do Brasil. A Seterb ressalta que a situação será avaliada continuamente e conforme o andamento, outras ações de prevenção ainda poderão ser tomadas;
Orientações para operadores /funcionários:
* Evitar aglomerações e contato próximo, como aperto de mãos, conversas, etc;
* A empresa fornecerá aos funcionários máscaras de proteção individual, álcool gel 70% e óculos de proteção;
* Funcionários do grupo de risco terão tratativa especial.
Orientações para uso dos terminais:
* É recomendado que as pessoas evitem ao máximo circular por ambientes externos para evitar a dispersão do vírus, Serão intensificadas também as medidas de higienização dos veículos, com ampliação da frequência de limpeza de assentos, pisos, corrimãos, maçanetas, etc;
* Haverá intensificação do monitoramento e fiscalização da higienização dos banheiros dos terminais;
* Em todas as plataformas dos Terminais, haverá demarcações no chão sinalizando o distanciamento social mínimo de 1,5 metro entre os passageiros, para organizar filas ao acessar os ônibus;
* Disponibilização de pias para higienização das mãos em todos os terminais.
Lojas e quiosques nos Terminais:
* Os pontos comerciais e lanchonetes dentro dos terminais deverão obrigatoriamente disponibilizar dispenser com álcool em gel 70% a todos os clientes. Os funcionários deverão utilizar máscaras de proteção individual, como também adotar ações para evitar a aglomeração de pessoas, garantindo o distanciamento social necessário.
Transporte exclusivo para profissionais da saúde terá alteração nos horários
Diante da retomada do transporte coletivo geral para a população de Blumenau, a partir desta terça-feira, dia 25, a Secretaria de Trânsito e Transporte (Seterb) promove alterações nas linhas especiais, com itinerários diferenciados e temporários, para atendimento e deslocamento exclusivo de profissionais da área da saúde. O transporte seguirá sendo oferecido de segunda a domingo, exclusivamente para profissionais da saúde em geral, que atuam em Blumenau e são vinculados aos hospitais Santa Isabel, Santa Catarina, Santo Antonio e PA da Unimed.
As linhas devem atuar até a normalização do transporte coletivo na cidade e para fazer uso do transporte, os profissionais precisam estar devidamente identificados com documentos e/ou crachás que comprovem o vínculo empregatício. A partir de terça-feira será incluída duas viagens às 7h18 e 13h18, saindo da Rua Itajaí (Rua Pedro Krauss Sênior) até o Terminal da Fonte.
Confira neste link a nova programação de horários, linha e, roteiros.
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.
Ambulatório da Vila Germânica registra 56 atendimentos
Nesta sexta-feira, dia 21, 46 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 35 testes realizados no local.
Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.
Ambulatórios Gerais realizam 81 testes para Covid-19
Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.
A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.
Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta sexta-feira, dia 21, as unidades realizaram 158 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 81 testes RT-PCR realizados.
postada em 21/08/2020 18:45 - 4315 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Boletim Coronavírus Blumenau - 21/8/2020
Prefeitura decreta luto de três dias pela morte do empresário Paulo CensiContrato com empresa responsável pela construção do Centro de Convenções será rescindido
Boletim Coronavírus Blumenau - 17/05/2023
Prefeitura decreta luto de três dias pela morte de Adalberto Day