Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 20/8/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 102 óbitos por Coronavírus
Blumenau registrou nesta quinta-feira, dia 20, a confirmação de mais um óbito em decorrência de Coronavírus, chegando a 102 mortes na cidade. A vítima é uma mulher de 92 anos, com comorbidades, que estava internada desde o dia 11 de agosto.

A cidade soma ainda 11.064 casos confirmados de Coronavírus, 59 pessoas a mais que o registrado na última quarta-feira, dia 19, quando o município contabilizava 11.005 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 38.573 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 2.145 pacientes estão em tratamento. Destes, 2.090 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 83 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 52 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 31 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 42 pacientes são de Blumenau (38 confirmados e 4 em análise) e 10 pacientes da região (9 confirmados e 1 em análise). Já em enfermaria são 26 de Blumenau (17 confirmados e 9 em análise) e 5 da região (3 confirmado e 2 em análise).
O município contabiliza também 8.817 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Prefeitura divulga regras para fornecimento de Cloroquina em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) publicou nesta quarta-feira, dia 19, a Instrução Normativa nº 565/2020 que estabelece as regras para prescrição e dispensação de Cloroquina 150mg no tratamento da Covid-19. O município recebeu 36 mil compridos enviados pelo Exército Brasileiro.

Seguindo as normas do Ministério da Saúde, a Semus estabeleu que caberá ao médico receitar ou não o medicamento para o tratamento da Covid-19. O profissional que receitar o medicamento ao seu paciente, deverá respeitar os seguintes requisitos como: identificar o serviço de saúde com nome, CNPJ, endereço e telefone; nome completo do paciente; a receita deve ser individual, escrita em caligrafia legível, sem rasuras e/ou emendas; conter a data de sua emissão, identificação (nome completo e número do registro no conselho de classe correspondente, impresso, carimbado ou de próprio punho) e assinatura do prescritor.

Os profissionais também devem explicar aos pacientes a forma de utilizar o medicamento durante o tratamento conforme recomendação do Ministério da Saúde através da Nota informativa n° 9/2020-SE/GAB/SE/MS e das Orientações do Ministério da Saúde para manuseio medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19; Também deverão preencher o Temo de Ciência e Consentimento, em três vias. Uma via ficará de posse do próprio médico, a segunda do paciente e a terceira da unidade no ato da entrega do medicamento.

A Retirada do medicamento

A retirada do medicamento poderá ser feita nas farmácias dos sete Ambulatórios Gerais do Município, mediante o cumprimento dos seguintes requisitos: apresentação do receituário médico, atendendo os critérios estabelecidos pelo município; apresentação de documento de identificação oficial com foto; comprovante de residência do usuário no município de Blumenau. Na retirada do medicamento, os profissionais também vão orientar os pacientes sobre a forma de uso do medicamento; As duas vias da receita apresentadas pelo paciente serão carimbadas confirmando a entrega do entrega do medicamento.

Serão aceitas receitas de estabelecimentos particulares para entrega do medicamento, desde que atendidos os requisitos estabelecidos na Instrução Normativa nº 565/2020. O usuário não residente no Município de Blumenau deve ser orientado a retirada do medicamento em seu Município de origem.

 

Prefeitura de Blumenau libera o funcionamento de espaços de lazer para práticas esportivas e culturais coletivas

A Prefeitura de Blumenau, por meio da portaria de nº 570, liberou o funcionamento dos estabelecimentos que fornecem serviços de locação de espaços privados e comunitários de lazer para práticas esportivas e culturais coletivas. A portaria, publicada nesta quinta-feira, dia 20, libera os tradicionais soccers.

Porém, ela prevê uma série de restrições e orientações quanto à prática e à utilização do espaço, como por exemplo a disposição de álcool 70% ou similares em pontos estratégicos do local, além do uso de máscaras para todas as pessoas que estiverem presentes nestes estabelecimentos.

Outra orientação prevista no documento é a proibição da permanência de pessoas com mais de 60 anos nestes estabelecimentos, além daqueles considerados grupo de risco ou que estejam com sintomas de gripe ou resfriado. Também não é permitido público nos estabelecimentos, bem como consumo de alimentos e bebidas nos locais do jogo e a permanência dos praticantes após a realização das atividades.

As áreas comuns como churrasqueiras ou bebedouros, por exemplo, também não poderão ser utilizadas, assim como vestiários e o compartilhamento de uniformes ou coletes. O tempo de permanência de cada grupo no local deve ser de no máximo 60 minutos, cabendo ao estabelecimento organizar os horários de início e fim das atividades dos grupos. Além disso, deve ser respeitado um intervalo de 15 minutos entre a saída de um grupo e a entrada de outro, para evitar aglomeração e permitir a higienização do espaço e equipamentos.

Já para as atividades que envolvam crianças de até 12 anos, deve ser respeitar o limite de quatro praticantes simultaneamente. A portaria entra em vigor nesta quinta-feira, dia 20 de agosto.

 

Turismo lança pacote de ações preventivas à Covid-19

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, Parque Vila Germânica e Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta semana um pacote de ações de prevenção ao Coronavírus. Funcionários de bares, hotéis e restaurantes começaram a ser testados para o diagnóstico de Covid-19 a partir desta quarta-feira, dia 19. Além disso, um grupo de estabelecimentos receberá Consultoria e Capacitação de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias, e também a implantação de QR-Code para monitoramento dos visitantes. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae, Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs) e Associação Blumenau Gastronômico.

QR-Code nos restaurantes

Empresários também poderão instalar QR-Code (clicando aqui) nos estabelecimentos para monitoramento de casos de Coronavírus (Covid-19). O sistema funcionará como um check-in voluntário, em que os visitantes preencherão apenas CPF e telefone. Os dados ficarão integrados com a Secretaria Municipal de Saúde, que vai monitorar as pessoas que estiveram no mesmo local, e caso haja alguma contaminação por Covid-19, os usuários recebem um aviso.

Não há limite de empresas nesta ação. Para solicitar o QR-Code é necessário fazer um cadastro, que pode ser feito online.

Capacitação

Numa parceria com o Sebrae, será promovida uma Capacitação de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias e Cuidados Contra a Covid-19, programa que consistirá em três etapas. A primeira determinará o perfil das empresas participantes, identificando a demanda. Depois, a equipe do Sebrae partirá para o período de orientação das boas práticas que devem ser tomadas para prevenir a contaminação no ambiente de trabalho, observando os fluxos de cada uma das empresas. Por fim será feita orientação para a implantação das metas estabelecidas.

Em primeiro momento, a capacitação será feita em grupo de 30 estabelecimentos, para então ser avaliada a possibilidade de ampliação para demais empresas.

Testagem

A partir desta quarta-feira, dia 19, funcionários de hotéis, bares e restaurantes estão sendo testados para diagnóstico de Covid-19. A ação conta com o apoio do Sindicado de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região e Associação Blumenau Gastronômico. Neste primeiro momento 3 mil testes serão disponibilizados.

 

Prefeitura abre cadastro para recebimento dos Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, que já dura desde março, Prefeitura de Blumenau abriu novo cadastro para os alunos que não se inscreveram e tem interesse em receber o Kit Alimentação Escolar.  O cadastro pode ser feito no site da Prefeitura por meio do link https://www.blumenau.sc.gov.br/kitalimentacao até a próxima sexta-feira, 21. O objetivo é atender às famílias que não se cadastraram nas duas primeiras remessas.

 

Entrega de Kits Alimentação

Na próxima semana, entre os dias 17 e 21, a Prefeitura de Blumenau, seguirá entregando os Kits Alimentação Escolar. Esta entrega contempla as famílias que se cadastraram na segunda etapa (com os cadastros realizados em junho) e mais de 20 mil estudantes serão beneficiados.  Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar e máscaras de proteção.

Confira abaixo as entregas:

Sexta-feira, 21

 

EBM Annemarie Techentin

Passo Manso

CEI Jose Dickmann

Passo Manso

CEI Profª Elzira Hornburg

Passo Manso

CEI Bertha Muller

Salto do Norte

CEI Profª Evelina E. Eischtaedt

Salto do Norte

CEI João Gervaz Neto

Água Verde

  

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

 

Ambulatório da Vila Germânica registra 48 atendimentos 

Nesta quinta-feira, dia 20, 48 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 36 testes realizados no local.  

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 

Ambulatórios Gerais realizam 78 testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta quinta-feira, dia 20, as unidades realizaram 208 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 78 testes RT-PCR realizados.

 



postada em 20/08/2020 18:48 - 1993 visualizações



Fotos