Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 1°/3/2021
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus.

Blumenau registra 328 óbitos por Coronavírus

Blumenau registra mais um óbito, somando agora 328 mortes por Coronavírus no município. No último domingo, dia 28 de fevereiro, foi confirmada a morte de uma mulher de 94 anos, com comorbidades, que estava internada desde o dia 21 de fevereiro.

Blumenau confirmou ainda nesta segunda-feira, 1° de março, um total de 41.781 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 231 a mais do que registrado no último domingo, dia 28 de fevereiro, quando o município contabilizava 41.550 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 26 foram por meio do RT-PCR, 5 por testes rápidos, 199 de antígeno e um sorológico.. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 138.010 testes para Covid-19. Somente nesta segunda-feira, dia 1° de março, foram processados 886 exames. Entre os casos positivos, 1.880 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.799 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e região, 141 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 65 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 76 em enfermaria. Destes na UTI, 42 pacientes são de Blumenau (40 confirmados e dois em análise) e 23 pacientes da região (19 confirmados e 4 em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 98,5%. Já em enfermaria são 62 pacientes de Blumenau (41 confirmados e 21 em análise) e 14 da região (13 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 42,9%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 367 atendimentos, com 85 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 39.573 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Prefeitura atualiza casos positivos de Covid-19 na educação

Nesta segunda-feira, dia 1º de março, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) atualizou os números de professores, colaboradores e alunos com resultado positivo para Covid-19 nos educandários. Entre o dia 22 e 26 de fevereiro, 49 educandários foram atendidos. Neste período, 49 professores, 11 colaboradores e 28 alunos tiveram diagnóstico positivo para Coronavírus. Os dados incluem profissionais e estudantes da rede pública municipal e estadual, além da rede privada de ensino.

Dos 36 mil alunos da rede municipal, apenas 20 estudantes tiveram diagnóstico positivo para o vírus - equivalente a 0,06%. Já entre os mais de 3,3 mil professores efetivos e ACT´s da rede municipal de ensino, somente 43 tiveram diagnóstico positivo - o que representa 1,30%.

De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), o diretor de cada educandário é responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de Covid-19 – havendo quebra de barreira.

O que é quebra de barreira?

A quebra de barreira, segundo o Ministério da Saúde (MS), define que pessoas sem sintomas que tiveram contato próximo, ou seja, contato físico direto (ex.: apertando as mãos) ou estiveram a menos de 1,5m de distância por um período mínimo de 15 minutos sem utilização de máscara com o alguém que teve resultado positivo para Covid-19. Estas pessoas devem ser afastadas de suas atividades coletivas e podem testadas entre o 5º e 10º dia após o contato.

Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus amplia atendimento até meia-noite

Para facilitar o atendimento aos usuários, o Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus, localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica, está ampliando os horários de atendimento durante a semana. A partir desta segunda-feira, 1º de março, o funcionamento do local será estendido até a meia-noite, de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana, o atendimento será mantido das 7h às 19h.

A orientação é de que casos suspeitos de Coronavírus, que apresentam coriza, tosse e febre persistente devem procurar atendimento médico, tanto no Ambulatório Referencia quanto no Atendimento Rápido Covid-19. O objetivo é que o diagnostico seja feito nas unidades, sem a necessidade de buscar atendimento hospitalar, onde se concentram as situações mais graves.

Forças de segurança já interditaram 17 estabelecimentos pelo descumprimento dos decretos estaduais

Desde a sexta-feira, dia 19, até a noite de domingo, dia 28, as forças de segurança do município fizeram 110 abordagens em casas noturnas, bares e tabacarias. Ao todo, 17 estabelecimentos entre bares, tabacarias e quadras de futebol society foram interditados por reincidirem no descumprimento das medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado e promoverem aglomerações.

Entre a noite de sexta-feira e sábado, dias 26 e 28 de fevereiro, foram feitas 38 abordagens que resultaram em duas interdições. As interdições ocorreram em duas quadras de futebol society, uma no bairro Itoupava Central e outra na Itoupava Norte. Os jogos coletivos de contato estão proibidos no nível gravíssimo de acordo com Matriz de Risco do Estado, cenário que se encontram todas as regiões de Santa Catarina.

Os locais interditados responderão a Processo Administrativo Sanitário (PAS), aberto pela Vigilância Sanitária e o proprietário tem até 15 dias para apresentar uma defesa escrita. Seguindo o rito processual disposto em lei, ao concluir o julgamento é imposta a Penalidade, que pode ser de  multa ou cassação de Alvará Sanitário. 

No domingo à noite, não foi necessária nenhuma ação de fiscalização. Durante o período das 18h às 24h, a central de telefone da Defesa Civil 199 não registrou nenhuma denúncia. Porém, desde o início dos trabalhos as equipes contabilizam 136 orientações prestadas pelo telefone.

Fiscalização vai continuar
O trabalho de fiscalização coordenado pela Secretaria de Defesa Civil, que envolve equipes da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), da Policia Militar, da Policia Civil e do Corpo de Bombeiros continua em Blumenau. Mais 40 profissionais estão atuando nos bairros da cidade. As ações ocorrem de domingo a quinta-feira, das 18h às 24h, e sextas e sábados, das 18h às 6h da manhã.

 

Blumenau aplicou nesta segunda-feira 891 vacinas entre 1ª e 2ª doses

Nesta segunda-feira, dia 1° março, foram aplicadas 406 vacinas da primeira dose, somando 12.377 até o momento. No mesmo dia foram aplicadas 485 da segunda dose, totalizando 6.168. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.

Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.

Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 364 testes

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, agora com atendimento estendido até meia-noite, aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h.  Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. Excepcionalmente, neste sábado, dia 27, o AG Velha não terá atendimento das 13h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.

Somente nesta segunda-feira, dia 1° de março, as unidades fizeram 874 atendimentos e 572 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.

 

 

 



postada em 01/03/2021 18:04 - 3268 visualizações



Fotos