Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 19/8/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 101 óbitos por Coronavírus
Blumenau registrou nesta quarta-feira, dia 19, a confirmação de mais um óbito em decorrência de Coronavírus, chegando a 101 mortes na cidade. A vítima é um homem de 82 anos, com comorbidades que estava internado desde o dia 08.
A cidade soma ainda 11.005 casos confirmados de Coronavírus, 107 pessoas a mais que o registrado na última terça-feira, dia 18, quando o município contabilizava 10.898 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 38.007 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 2.117 pacientes estão em tratamento. Destes, 2.063 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 81 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 46 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 35 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 36 pacientes são de Blumenau (33 confirmados e 3 em análise) e 10 pacientes da região (9 confirmados e 1 em análise). Já em enfermaria são 27 de Blumenau (26 confirmados e 6 em análise) e 8 da região (6 confirmado e 2 em análise).
O município contabiliza também 8.787 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Semus promove capacitação on-line para profissionais da educação sobre combate à Covid-19
Nesta quinta-feira, dia 20, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) por meio da Escola Técnica de Saúde de Blumenau vai capacitar profissionais da educação, sobre métodos de prevenção e higienização de educandários no combate ao Coronavírus. A ação, que atende as orientações para reabertura das escolas da Educação Básica no contexto da pandemia e a Portaria nº 1.857 do Ministério da Saúde vai preparar os profissionais para a volta às aulas presenciais. Educadores de 14 municípios da região do Médio Vale do Itajaí devem participar da capacitação, que será transmitida pela internet, às 9h.

O curso viabilizado após uma solicitação da Comissão Intergestora Regional da AMMVI a ETSUS Blumenau vai abordar questões relacionadas aos cuidados para o retorno das aulas será ministrado pelas farmacêuticas da Vigilância Sanitária de Blumenau, Ana Carolina Schmitt Rocha Coutinho dos Santos e Georgia Scharamm Spengler Barbieri pela plataforma de reuniões on-line, Microsoft Teams. Todos os profissionais ligados a educação pública irão participar. Após a apresentação os profissionais poderão sanar dúvidas.

A expectativa é de que cerca de 800 pessoas assistam a capacitação simultaneamente. A apresentação ficará gravada e será disponibilizada para os profissionais que quiserem assistir a capacitação em outro momento.

 

 

QR-Code nos restaurantes

Empresários poderão instalar QR-Code nos estabelecimentos para monitoramento de casos de Coronavírus (Covid-19). O sistema funcionará como um check-in voluntário, em que os visitantes preencherão apenas CPF e telefone. Os dados ficarão integrados com a Secretaria Municipal de Saúde, que vai monitorar as pessoas que estiveram no mesmo local, e caso haja alguma contaminação por Covid-19, os usuários recebem um aviso.

 

Prefeitura abre cadastro para recebimento dos Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, que já dura desde março, Prefeitura de Blumenau abriu novo cadastro para os alunos que não se inscreveram e tem interesse em receber o Kit Alimentação Escolar.  O cadastro pode ser feito no site da Prefeitura por meio do link https://www.blumenau.sc.gov.br/kitalimentacao até a próxima sexta-feira, 21. O objetivo é atender às famílias que não se cadastraram nas duas primeiras remessas.

 

Entrega de Kits Alimentação

Na próxima semana, entre os dias 17 e 21, a Prefeitura de Blumenau, seguirá entregando os Kits Alimentação Escolar. Esta entrega contempla as famílias que se cadastraram na segunda etapa (com os cadastros realizados em junho) e mais de 20 mil estudantes serão beneficiados.  Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar e máscaras de proteção.

Confira abaixo as entregas:

Quinta-feira, 20

 

EBM Profª Hella Altemburg

Ponte do Salto

EBM Profº Oscar Unbehaun

Água Verde

CEI Erica Braun

Água Verde

CEI Thiago Anzini

Água Verde

EBM Profª Adelaide Starke

Itoupava Norte

CEI Anilda Batista Schmitt

Fortaleza

CEI Arno Bernardes

Fortaleza

CEI Profª Marlise S. Theiss

Fortaleza

 

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

 

Ambulatório da Vila Germânica registra 53 atendimentos 

Nesta quarta-feira, dia 19, 53 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 37 testes realizados no local.  

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 

Ambulatórios Gerais realizam 88 testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta quarta-feira, dia 19, as unidades realizaram 200 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 88 testes RT-PCR realizados.

 



postada em 19/08/2020 18:34 - 2054 visualizações



Fotos