Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 19/2/2021
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus.

Blumenau registra 311 óbitos por Coronavírus

Blumenau registra mais dois óbitos, somando agora 311 mortes por Coronavírus no município. Na última quinta-feira, dia 18, foi confirmada a morte de uma mulher de 66 anos de idade, que estava internada em UTI desde o dia 22 de janeiro. A outra vítima é uma mulher de 67 anos, que estava em UTI desde o dia 21 de janeiro. Todas as vítimas tinham comorbidades.

Blumenau confirmou ainda nesta sexta-feira, 19, um total de 39.399 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 249 a mais do que registrado na última quinta-feira, dia 18, quando o município contabilizava 39.150 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 24 foram por meio do RT-PCR, 12 por testes rápidos e 213 de antígeno. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 130.486 testes para Covid-19. Somente nesta sexta-feira, dia 19, foram processados 1.115 exames. Entre os casos positivos, 1.609 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.543 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e região, 105 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 50 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 55 em enfermaria. Destes na UTI, 31 pacientes são de Blumenau (30 confirmados e um em análise) e 19 pacientes da região (16 confirmados e 3 em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 53,2%. Já em enfermaria são 44 pacientes de Blumenau (36 confirmados e 8 em análise) e 11 da região (10 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 31,1%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 421 atendimentos, com 67 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 37.479 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperado.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Portaria suspende cirurgias de média e alta complexidade em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau publicou nesta sexta-feira, dia 19, a Portaria nº 589 que suspende as cirurgias eletivas de média e alta complexidade que necessitam de anestesia geral. A decisão veio após uma reunião do prefeito Mario Hildebrandt, da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar e do secretário de Promoção da Saúde (Semus) Winnetou Krambeck com os diretores dos hospitais Santa Isabel, Santo Antônio e Santa Catarina. O secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro, em visita a Blumenau fez a mesma recomendação.

A medida foi tomada em virtude do aumento da ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por pacientes com Coronavírus, de Blumenau e outras cidades, além do enquadramento do município na Matriz de Risco no estado Gravíssimo. Apenas podem ser realizados procedimentos considerados “tempo-sensíveis” - quando a não realização da cirurgia pode deixar sequelas - mediante manifestação da equipe médica e autorização da instância regulatória. Também podem ser feitos procedimentos ambulatoriais, em caráter de hospital dia em Blumenau - aqueles que não demandam internação.

A ação vai permitir que os hospitais da cidade que atuam no combate à pandemia consigam gerenciar da melhor forma a ocupação dos leitos e a distribuição de seus profissionais para atender os pacientes internados.

Em parceria com órgãos de segurança, força-tarefa vai intensificar ações de fiscalização em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau vai reforçar as fiscalizações por meio da força-tarefa para coibir aglomerações em Blumenau. O objetivo é garantir que os estabelecimentos comerciais cumpram o regramento sanitário do Governo do Estado, referente ao nível Gravíssimo na Matriz de Risco. As ações vão ocorrer de domingo a quinta-feira, das 18h às 24h, e sextas e sábados, das 18h às 6h da manhã.

Os trabalhos continuam sendo coordenados pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) e vão envolver equipes da Vigilância Sanitária, da Seterb, da Policia Militar, da Policia Civil e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, mais 40 profissionais vão atuar em grupos que vão percorrer os bairros da cidade.

Para a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar, o objetivo é garantir que os hospitais de Blumenau não fiquem lotados. “Neste momento Blumenau possui uma estrutura hospitalar que está servindo para atender pessoas de várias regiões do Estado. Precisamos garantir que nos próximos dias nossos hospitais não estejam em colapso”, afirma. A vice-prefeita ressalta ainda que pessoas com outras patologias que precisam ser internadas acabam sendo afetadas por conta da irresponsabilidade daqueles que promovem aglomerações.

O coordenador da força-tarefa, coronel Carlos Olimpio Menestrina, ressalta que o trabalho de orientação já foi feito. “Desde março do ano passado estamos orientando os estabelecimentos e infelizmente uma minoria não entendeu que é preciso união para superar essa pandemia. A orientação já foi dada e agora nós vamos fechar os estabelecimentos que promoverem aglomerações na cidade”, enfatiza.

Denúncias

Durante a operação, a população também poderá registrar denúncias relacionadas a casos de aglomeração em residências ou estabelecimentos, por meio do telefone 199, da Defesa Civil e 190 da Policia Militar.

Atuação da força-tarefa

Entre junho e dezembro do ano passado, as equipes fiscalizaram estabelecimentos e residências para o cumprimento das medidas restritivas na cidade. Naquele período foram feitos 3.121 atendimentos, sendo lavrados 129 autos de intimação e 143 estabelecimentos foram fechados após orientação. Também foram dispersas 330 aglomerações em locais públicos e privados. As equipes também restringiram o acesso das pessoas a praças e quadras públicas no município. Foram realizadas barreiras sanitárias educativas. Além disso, mais de 1,2 mil máscaras foram distribuídas.

Blumenau aplicou nesta sexta-feira 58 vacinas entre 1ª e 2ª doses

Nesta sexta-feira, dia 19, foram aplicadas 13 vacinas da primeira dose, somando 9.553 até o momento. No mesmo dia foram aplicadas 45 da segunda dose, totalizando 3.317. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.

Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames podem ser sanadas pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de WhatsApp, no telefone (48) 4042-0330. As pessoas que precisarem de atendimento psicológico, contam com serviço virtual oferecido por psicólogos da Semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h – por meio do link https://med.lectorlive.com/semus.

Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 433 testes

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao Hospital Universitário da Furb, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h.  Nos sábados e domingos, com exceção do HU da Furb, estes locais atendem das 7h às 19h. No Atendimento Rápido Covid-19 anexo ao AG Escola Agrícola, o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.

Somente nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, as unidades fizeram 621 atendimentos e 433 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.

 

 



postada em 19/02/2021 18:03 - 1365 visualizações



Fotos