Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 19/10/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 157 morte por Coronavírus

Blumenau registrou nesta segunda-feira, dia 18, 157 óbitos em decorrência do Coronavírus. As vítimas foram duas mulheres de 84 e 92 anos. A vitima, de 92 anos, estava internada desde o dia 14 e faleceu na manhã do último sábado, 17. Ela era considerada caso suspeito e teve o resultado do exame confirmado na manhã desta segunda-feira, dia 19. A outra vítima, de 84 anos, estava internada desde o dia 21 de setembro e foi transferida para UTI no dia 5 de outubro. Ela faleceu na manhã desta segunda. As duas vítimas possuíam comorbidades.

A cidade soma ainda 14.038 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 92 a mais do que registrado no último domingo, dia 18, quando o município contabilizava 13.946 casos da doença.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 59.433 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 609 pacientes estão em tratamento. Destes, 591 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 30 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 12 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 18 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 8 pacientes são de Blumenau (7 confirmados e 1 em análise) e 4 pacientes da região (3 confirmados e 1 em análise). Já em enfermaria são 14 de Blumenau (11 confirmados e 3 em análise) e 4 da região (todos confirmados).
O município contabiliza também 13.272 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Salas de vacinação dos AGs terão horário ampliado
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação começou no dia 5 de outubro e segue até o dia 30. Neste período, as equipes da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) estão intensificando ações preventivas contra a Poliomielite e atualizando as cadernetas de vacinação. A partir desta terça-feira, dia 20, até sexta-feira, dia 23, as salas de vacina dos Ambulatórios Gerais (AGs) terão horário ampliado, das 8h às 20h. No próximo sábado, dia 24, os sete AGs também irão atender das 8h às 17h.

Até sábado, dia 17, foram imunizadas 5.858 crianças contra poliomielite - 37,56% das 15.597 indicadas pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo a coordenadora de imunização da Semus, Bruna Storck, a ampliação do horário das salas de vacinação visa aumentar a cobertura vacinal contra poliomielite. “Precisamos vacinar 95% do público e estamos bem longe disso. Contamos com a conscientização dos pais ou responsáveis para imunizar todas as crianças de um ano a menores de cinco anos. Mesmo aquelas que estão com as vacinas em dia precisam tomar a gotinha durante a Campanha”, salienta. Ela ressalta que a poliomielite é uma doença contagiosa, que ataca o sistema neurológico e pode causar paralisia.

Durante a semana, no período da manhã, as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) estão atendendo agendamentos feitos por telefone ou na própria unidade de acordo com a área de abrangência. No período da tarde, os atendimentos são destinados aos agendamentos pelo aplicativo Pronto Mobile ou pelo site da Prefeitura – neste link. As salas de vacina dos ESF’s estão abertas das 8h30 às 11h30 e das 13h15 às 15h30. Já os Ambulatórios Gerais (AGs), durante todo o dia, atendem os agendamentos on-line.

Dia “D” de vacinação
No dia 17 de outubro o município aproveitou a realização do dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação e aplicou 5.388 vacinas. Destas, 2.392 foram doses de Poliomielite aplicadas em crianças de um a menores de cinco anos. O município ainda aplicou outras 2.996 vacinas contra 17 doenças, entre elas febre amarela, HPV, hepatite, influenza e tríplice bacteriana.

 

Entrega de Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

 

Confira a relação completa das entregas:

Terça-feira, dia 20

Unidade Escolar

Região de Entrega

EBM Machado de Assis

Itoupava Seca

CEI Dr. Wilson Gomes Santiago

Vila Nova

CEI Augusto Koester

Vila Nova

OSC Sao Roque

Itoupava Norte

CEI Max Scheidemantel

Itoupava Norte

CEI Manoela Reinert

Itoupava Norte

EBM Profª Hella Altemburg

Ponte do Salto

CEI Profª Tereza A. E. Augsburger

Salto do Norte

EBM Annemarie Techentin

Passo Manso

CEI Erica Braun

Água Verde

CEI João Gervaz Neto

Água Verde

Quarta-feira, dia 21

Unidade Escolar

Região de Entrega

CEI Maria Salete Strauch

Água Verde

CEI Thiago Anzini

Água Verde

CEI Profº Adélio Carlini

Velha Grande

OSC Lar Bethel

Velha Grande

EBM Conselheiro Mafra

Velha Grande

CEI Dr. Arão Rebello

Velha Grande

EBM Vidal Ramos

Vorstadt

CEI Pedro Krauss

Vorstadt

CEI Profª Leonides Westarb

Vorstadt

CEI Herondina Helena da Silva

Ponta Aguda

Quinta-feira, dia 22

EBM Felipe Schmidt

Itoupavazinha

EBM Leoberto Leal

Salto do Norte

CEI Profª Lenyr Peiter Starke

Itoupava Central

CEI Carlos Rohweder

Itoupava Central

CEI Walter Rosemann

Fidélis

Sexta-feira, dia 23

EBM Profº Friedrich K. Kemmelmeier

Itoupava Central

EBM Duque de Caxias

Itoupava Central

EBM Wilhelm Theodor Schurmann

Itoupava Central

CEI Wilhelm Theodor Schurmann

Itoupava Central

EBM Profº Rodolfo Hollenweger

Fidélis

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 18h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

 

Ambulatórios Gerais realizam 195 testes para Covid-19
Os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. O AG Heinz Schrader, conhecido como AG do Centro, localizado na Rua República Argentina, 2.077, no bairro Ponta Aguda disponibiliza atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.
Todos os fasttracks anexo aos AGs continuam atendendo em horário habitual, fazendo coletas para testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios médicos de suspeita de Covid-19. A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço.
Somente nesta segunda-feira, dia 18, as unidades realizaram 420 atendimentos nos fasttrack e fizeram 195 coletas para o exame RT-PCR.

 



postada em 19/10/2020 19:48 - 1545 visualizações



Fotos