
Blumenau registra 147 mortes por Coronavírus
Blumenau registra nesta quinta-feira, dia 17, 147 óbitos em decorrência do Coronavírus. A vítima foi um homem de 65 anos, que estava internado em UTI desde o dia 9 de setembro e apresentava comorbidade.
A cidade soma ainda 12.539 casos confirmados da Covid-19, 42 a mais do que registrado na última quarta-feira, dia 16, quando o município contabilizava 12.497 casos da doença. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 49.655 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 321 pacientes estão em tratamento. Destes, 296 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 36 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 16 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 13 pacientes são de Blumenau (12 confirmados e 1 em análise) e 3 pacientes da região (todos confirmados). Já em enfermaria são 16 de Blumenau (13 confirmados e 3 em análise) e 4 da região (3 confirmados e 1 em análise).
O município contabiliza também 12.071 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Blumenau registra menor ritmo de contágio desde o início da pandemia de Coronavírus
A prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), divulgou nesta quinta-feira, dia 17, que neste momento o município possui a menor taxa de transmissão da Covid-19, desde o início da pandemia, em março. Segundo a Semus o Rt atualizado por semana epidemiológica no dia 14 de setembro está em 1,05.
A taxa de transmissão é utilizada para indicar como a pandemia está evoluindo no município e indica quantas pessoas podem ser contaminadas por indivíduo doente. O pico da pandemia foi na última semana de julho, quando o município registrou Rt de 1,66 por pessoa doente. Em Santa Catarina, dados públicos do Coronacidades, do Instituto de Estudos de Políticas de Saúde (IEPS) estima que a taxa mais alta foi de 3, registrada na segunda quinzena de março. O dado atualizado aponta o valor médio do Rt está em 1,39 no estado, com dado gerado em 6 de setembro.
Segundo o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, os números mostram que a grande maioria dos blumenauenses entendeu a importância das restrições. “A diminuição da taxa de transmissão se deve a vários fatores como as medidas restritivas impostas pela prefeitura, a instalação dos Fast Tracks descentralizando os atendimentos nos Ambulatórios Gerais, a consciência de grande parte da população e o aumento da testagem dos pacientes”, salienta.
Blumenau é a cidade com maior número de testagem
Proporcionalmente, Blumenau é a cidade que mais testou pacientes no estado de Santa Catarina. Já foram feitos quase 50 mil testes, destes 65% foram feitos pelo serviço de saúde da rede pública e 33% pela rede particular. Profissionais do transporte coletivo e dos hotéis, restaurantes, bares e similares foram testados em julho, antes da liberação das atividades sem restrição de horários.
Força-tarefa fiscalizou as medidas restritivas no município
Uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) com apoio da Vigilância Sanitária e outras secretarias municipais fiscalizou mais de 2,6 mil estabelecimentos e residências para o cumprimento das medidas restritivas em Blumenau entre junho e setembro. Também participaram, a Policia Militar, Policia Civil e 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Mais de 30 profissionais da prefeitura atuaram diretamente na operação, divididos em equipes que percorrem os bairros da cidade.
Parques e praças reabrirão a partir desta sexta-feira, dia 18
A partir desta sexta, dia 18, os parques e praças de Blumenau reabrirão para o público para a prática de atividades individuais. O Parque Ramiro Ruediger volta a funcionar de segunda a domingo, das 5h às 21h. As pistas de corrida, caminhada e ciclismo, quadra de tênis, pista de skate e o playground poderão ser utilizados. Já as quadras de vôlei, basquete e futebol permanecerão fechadas.
Os parques de entretenimento também reabrem com controle de acesso. Assim como as praças dos bairros, que também poderão receber a população para a prática de atividades físicas individuais. Vale ressaltar que as medidas preventivas, como o uso de máscara e o distanciamento social, seguem mantidas.
Parceria entre Rotary e Prefeitura testa idosos de instituições de longa permanência
Os idosos que moram nas Instituições de Longa Permanência (Ilpis) de Blumenau começaram a ser testados para Covid-19. A ação é fruto de uma parceria entre os clubes de Rotary de Blumenau com a Prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Blumenau.
Ao todo, está prevista a testagem de 747 idosos de 15 instituições de Blumenau por meio dos exames do tipo RT-PCR. A aplicação é realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Estas ações integram o projeto Corona Zero, que está sendo promovido nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) em todo o Brasil, com apoio do Rotary International.
Entrega de Kits Alimentação Escolar
Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.
Confira a relação completa das entregas da próxima semana:
Sexta-feira, dia 18 |
Bairro |
CEI Wally Serena Brandes |
Passo Manso |
EIM Cap. Euclides de Castro |
Progresso |
CEI Profº Anselmo A. Hillesheim |
Salto do Norte |
Cei Bertha Muller |
Salto do Norte |
CEI Dario Joao Vieira |
Valparaíso |
EBM Profª Helena M. Nathalia Winckler |
Velha |
CEI Oswaldo Buerger |
Velha |
CEI Profº Adélio Carlini |
Velha Grande |
EIM Frederico Sievert |
Vila Itoupava |
EIM Erich Klabunde |
Vila Itoupava |
CEI Profª Erna Anna Trapp |
Vila Itoupava |
CEI Augusto Koester |
Vila Nova |
CEI Dr. Wilson Gomes Santiago |
Vila Nova |
CEI Profª Leonides Westarb |
Vorstadt |
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.
Ambulatório da Vila Germânica registra 33 atendimentos
Nesta quinta-feira, dia 17, 33 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 19 testes realizados no local.
Os atendimentos seguem na central da Vila Germânica até o próximo domingo, dia 20, das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local.
Ambulatórios Gerais realizam 71 testes para Covid-19
Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.
A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.
Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta quinta-feira, dia 17, as unidades realizaram 102 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 71 testes RT-PCR realizados.
postada em 17/09/2020 18:44 - 4329 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Boletim Coronavírus Blumenau - 17/9/2020
Prefeitura atende em regime de plantão neste feriado de Corpus ChristiBoletim Coronavírus Blumenau - 31/05/2023
Prefeitura decreta luto de três dias pela morte do empresário Paulo Censi
Contrato com empresa responsável pela construção do Centro de Convenções será rescindido