Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 17/11/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 373 novos casos de Coronavírus
Blumenau registrou nesta terça-feira, dia 17, 19.720 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 373 a mais do que registrado na última segunda-feira, dia 16, quando o município contabilizava 19.347 casos da doença.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 73.639 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 3.028 pacientes estão em tratamento. Destes, 2.969 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 89 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 32 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 57 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 27 pacientes são de Blumenau (23 confirmados e 4 em análise) e 5 pacientes da região (4 confirmados e 1 em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 34%. Já em enfermaria são 54 de Blumenau (36 confirmados e 18 em análise) e 3 da região (todos confirmados), com taxa de ocupação de 32%. Além disso, os hospitais da cidade apresentaram 471 atendimentos, com 111 deles decorrentes de síndromes gripais. Além disso, a cidade registra ainda 169 mortes decorrentes da doença.

O município contabiliza também 16.523 casos de pessoas que já passaram pelo período desolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Blumenau inicia montagem do Ambulatório da Vila Germânica nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, dia 18, a Prefeitura de Blumenau inicia a montagem do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. O local volta a atender pessoas com sintomas gripais, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados das 7h às 19h.

A decisão foi anunciada com base no aumento do número de casos positivos e da taxa de ocupação dos leitos de UTI. Cerca de 40 profissionais médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e estagiários de enfermagem voltarão a atuar no espaço. Em quase seis meses, quando o Ambulatório da Vila Germânica esteve ativado, entre março e setembro, foram atendidas mais de 12 mil pessoas.

A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Casos com esses sintomas aliados a dificuldade de respirar, devem procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

As pessoas que buscarem atendimento no Ambulatório da Vila Germânica poderão estacionar seus veículos no pátio ao lado do Ginásio do Galegão. O local cercado oferece mais segurança aos motoristas que deixarem o automóvel enquanto recebem atendimento médico.

Atendimento fast-tracks nos AGs
A partir deste sábado, dia 21, o fast-track anexo ao Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (AG Garcia) passa ter horário de atendimento ampliado. A unidade também vai ser referência para casos suspeitos e Coronavírus com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

A entrada dos fast-tracks é feita por acessos secundários e não pela porta principal dos AGs. Os locais foram escolhidos para evitar contato entre pessoas com suspeita de Covid-19 com outros pacientes que procuram atendimento na unidade de saúde.

Os demais fast-tracks anexos ao Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (AG Escola Agrícola) e Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (AG Badenfurt) continuam atendendo em horário habitual, fazendo coletas para testes do tipo RT-PCR, de acordo com os critérios médicos.

Confira abaixo os AGs que atendem das 7h às 19h:

Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann
Rua Progresso, 141 - Progresso 
Tel.: (47) 3381.7593 | 3381.7595

Ambulatório Geral Haroldo Bachmann
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Tel.: (47) 3381.6249

Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 - Fortaleza
Tel.: (47) 3381.6130 | 3381.6131
 Ambulatório Geral Guilherme Jensen
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central
Tel.: (47) 3381.6700 | 3381.6701
Ambulatório Geral Heinz Schrader
Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda
Tel.: (47) 3381.6257

 

Entrega de Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

 

Confira a relação completa das entregas:

Quarta-feira, dia 18/11/2020

Bairro

CEI Bruno Schreiber

Progresso

CEI Elisa Hort

Progresso

CEI Profª Raquel Wisintainer Soares

Progresso

EIM Cap. Euclides de Castro

Progresso

EBM Anita Garibaldi

Itoupava Central

EBM Visconde de Taunay

Itoupava Central

CEI Carlos Rohweder

Itoupava Central

EBM Profº Friedrich K. Kemmelmeier

Itoupava Central

Quinta-feira, dia 19/11/2020

Bairro

EBM Wilhelm Theodor Schurmann

Itoupava Central

CEI Wilhelm Theodor Schurmann

Itoupava Central

EBM Profº Rodolfo Hollenweger

Fidélis

CEI Walter Rosemann

Fidélis

CEI Daniel Bressanini

Nova Esperança

CEI Heinrich Reif

Nova Esperança

EBM Pedro I

Itoupava Central

EBM Lore Sita Bollmann

Itoupava Central

EBM Lauro Muller

Badenfurt

Sexta-feira, dia 20/11/2020

Bairro

EBM Olga Rutzen

Itoupavazinha

CEI Frei Odorico Durieux

Itoupavazinha

CEI Irmã Maria C. Prullage

Itoupavazinha

CEI Irmgard Zoschke

Itoupava Central

CEI Profº Paulo Freire

Itoupava Central

CEI Leonardo Laurindo Terres

Itoupavazinha

CEI Robert Rudolf Barth

Itoupavazinha

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 17h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Ambulatórios Gerais realizam 322 testes para Covid-19
Os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. O AG Heinz Schrader, conhecido como AG do Centro, localizado na Rua República Argentina, 2.077, no bairro Ponta Aguda disponibiliza atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h. Além disso, mais três AGs (da Itoupava Central, Fortaleza e da Velha) atenderão nos finais de semana, das 7h às 19h.
Todos os Fast Tracks anexo aos AGs continuam atendendo em horário habitual, fazendo coletas para testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios médicos de suspeita de Covid-19. A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço.
Somente nesta terça-feira, dia 17, as unidades realizaram 661 atendimentos nos Fast Track e fizeram 322 coletas para o exame RT-PCR.



postada em 17/11/2020 17:28 - 3641 visualizações



Fotos