Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 15/05/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 23 novos casos de Coronavírus
Blumenau soma nesta sexta-feira, dia 15, 474 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 23 pessoas a mais que o registrado na última quinta-feira, dia 14, quando o município contabilizava 451 casos positivos. 
Entre os casos positivos, 267 pacientes estão em tratamento. Destes, 261 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros seis pacientes encontram-se hospitalizados, sendo quatro em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dois em enfermaria. 
O município contabiliza também 204 casos, de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, sendo considerados como recuperados. A cidade registra ainda três óbitos.   
Além disso, sete pacientes que estão internados em um dos hospitais da cidade, são considerados como casos suspeitos, com três pacientes em UTI e quatro em enfermaria que aguardam o resultados de exames. 
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel. 
 
Projeção do Covid-19 indica cenários para as próximas duas semanas em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau apresentou nesta sexta-feira, 15, a atualização da projeção dos cenários de evolução dos casos de Coronavírus na cidade, ampliando a previsão até o dia 30 de maio. As análises são feitas por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) com apoio da Secretaria de Gestão Governamental e em parceria com a Unimed e Universidade Regional de Blumenau (Furb).
Na nova projeção, que leva em conta o número de casos positivos registrados desde o dia 22 de abril, o cenário mais otimista indica que até o dia 30 de maio teremos um número de 984 casos confirmados na cidade. Em um cenário mediano, estima-se que neste mesmo período atingiremos um total de 1.241 casos; e no cenário pessimista alcançaremos um quadro de 1.491 casos nas próximas duas semanas. 
Levando em conta os 474 casos confirmados como positivos para Coronavírus registrados até essa sexta-feira, dia 15, a evolução do Covid-19 na cidade voltou a ficar entre os cenários mediano e pessimista. Na última semana, dia 08, quando a cidade somava 289 casos, a situação do município estava entre os cenários mediano e otimista. 
Levando em conta os cenários projetados e uma taxa de internação de 5% dos casos registrados, o cenário otimista demandaria a necessidade de 50 leitos de UTI. Já no cenário mediano seriam necessários 62 leitos e no pessimista 75 leitos. Cabe ressaltar que esses leitos seriam exclusivos para pacientes com complicações devido ao Coronavírus, sem somar demais demandas, como acidentes de trânsito ou outras complicações de saúde.  
De acordo com o Secretário de Promoção da Saúde de Blumenau, Winnetou Krambeck, o aumento do número de casos registrados nas últimas semanas inclui fatores como a retomada dos serviços, determinada pelo Governo do Estado, e a ampliação do volume de testes para Coronavírus. Até esta sexta-feira, dia 15, 2.587 testes foram realizados no município. 
Blumenau foi uma das primeiras cidades a ampliar a testagem com a contratação de um laboratório particular. O Município também finalizou a compra de mais 15 mil testes, com possibilidade de contratação de até 50 mil kits para testagem do Covid-19. O objetivo com isso é identificar o maior número possível de casos positivos, possibilitando o monitoramento e controle do isolamento dos pacientes que contraíram o Coronavírus.
 
Nova agenda para vacina estará disponível a partir deste sábado, dia 16
A partir das 8h deste sábado, dia 16, será disponibilizada nova agenda para vacinação contra Influenza em Blumenau. O agendamento continua sendo exclusivo para os grupos prioritários, que inclui professores, gestantes, puérperas e crianças.  A Campanha Nacional do Ministério da Saúde segue até o dia 05 de junho.
Pessoas que fazem parte de um dos grupos prioritários podem acessar as agendas por meio do aplicativo Pronto Mobile (o App pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS), pelo link disponibilizado no site da Prefeitura ou ainda por contato telefônico com a sua unidade de saúde. A estratégia de agendamento online vem sendo utilizada desde o início da campanha, em decorrência da pandemia do Coronavírus, a fim de evitar aglomerações nas unidades de saúde.
Serão oferecidos pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) horários para marcação da vacina em 34 unidades de saúde, entre Ambulatórios Gerias (AGs) e Estratégia de Saúde da Família (ESFs). O novo agendamento será para a próxima segunda, terça e quarta-feira, dias 18, 19 e 20 de maio.
No momento da marcação online o usuário deverá selecionar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove sua situação. Confira na lista abaixo os documentos de comprovação.
É importante que a pessoa tenha em mãos a carteira de vacinação e o número do CPF de quem fará a vacinação, no momento da marcação online e também quando comparecer à unidade de saúde. As cerca de 21 mil crianças que poderão receber a vacina também precisam ter seu próprio número de CPF para realizar o agendamento.
A orientação às famílias é de que providenciem o registro do Cadastro de Pessoa Física para realizar a vacinação. O documento já pode ser feito no cartório no momento da emissão da certidão de nascimento. 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento durante o final de semana
A comunidade também pode continuar utilizando o atendimento virtual, via Whatsapp, durante todo o final de semana. O Alô Saúde Blumenau, mantém as orientações por meio do Whatsapp no telefone (47) 99935-3561, com funcionamento 24 horas por dia.

Ambulatório da Vila Germânica registra 73 atendimentos 
Nesta sexta-feira, dia 15, 73 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, mas nenhum paciente precisou de encaminhamento para os hospitais da cidade. Além dos atendimentos, foram realizados 82 testes, abrangendo pessoas avaliadas no Ambulatório da Vila Germânica e também encaminhadas por outras unidades da rede municipal de saúde.
Os atendimentos seguem neste sábado e domingo, dias 16 e 17, das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.
 
Atendimento Rápido Covid-19 avalia 81 pessoas nos Ambulatórios Gerais 
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. Neste sábado, 16, os Ambulatórios Gerais da Velha e Garcia terão atendimento das 7h às 12h. As outras unidades permanecem fechadas, mas os atendimentos podem ser direcionados para o Ambulatório montando no Setor 3 do Parque Vila Germânica. 
Somente nesta sexta-feira, dia 15, os AGs realizaram 81 atendimentos que resultaram em 39 pessoas encaminhadas para a testagem do Covid-19. 



postada em 15/05/2020 20:51 - 2011 visualizações



Fotos