Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 10/9/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 12.270 casos confirmados de Coronavírus
Blumenau registrou nesta quinta-feira, dia 10, 12.270 casos confirmados do Coronavírus (Covid-19), 21 a mais do que registrado na última quarta-feira, dia 9, quando o município contabilizava 12.249 casos da doença. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 46.818 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 338 pacientes estão em tratamento. Destes, 302 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 50 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 30 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 23 pacientes são de Blumenau (20 confirmados e 3 em análise) e 7 pacientes da região (todos confirmados). Já em enfermaria são 18 de Blumenau (16 confirmados e 2 em análise) e 2 da região (todos confirmados).
O município contabiliza também 11.794 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. Além disso, a cidade registra 138 óbitos decorrentes da doença.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Prefeitura de Blumenau atualiza medidas restritivas

A Prefeitura de Blumenau atualizou nesta semana as medidas restritivas para o enfrentamento da Covid-19 no município. Os bares e restaurantes a partir de agora passam a atender sem restrição de horário. Porém, a limitação da capacidade, bem como os protocolos sanitários como o uso de máscaras e distanciamento social, devem ser respeitos.

Novas medidas podem ser definidas, para além do decreto, com base na situação diária do combate ao Coronavírus.

 

Primeira fase da ampliação de testagem

A Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) finalizou a testagem rápida nos funcionários de bares, restaurantes, hotéis e similares. Foram testados 1.186 profissionais e 66 tiveram resultado positivo para Coronavírus. A ação contou com apoio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs) e aconteceu no Ambulatório da Vila Germânica. Além disso, os profissionais da rede de atenção básica (ESFs) continuam atuando na ampliação da testagem de doentes crônicos e pacientes sintomáticos com sintomas há mais de oito dias por meio da busca ativa.

 

Blumenau oferece atendimento psicológico durante a pandemia de Coronavírus

Durante a pandemia, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), passou a oferecer atendimento psicológico online. Até agora, 131 pessoas procuraram o serviço que possibilita o acompanhamento daqueles que estejam enfrentando dificuldades emocionais em decorrência da pandemia da Covid-19.

Entre as principais dificuldades apresentadas pelos pacientes estão ansiedade, tristeza, solidão e dificuldade de adaptação na pandemia. Situações como a perda do emprego, perda de um ente querido e problemas de relacionamento com familiares durante pandemia também fazem parte dos relatos.

Os psicólogos da secretaria prestam o serviço de acordo com os preceitos éticos da psicologia. O município conta com 13 profissionais que atendem em escala, com foco no atendimento de agravos a saúde mental decorrentes da pandemia.

O atendimento psicológico pode ocorrer por chamada de vídeo, chamada de áudio ou chat - pelo Whatsapp (48) 4042-0330, ou pelo link med.lectorlive.com/semus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Setembro Amarelo – Mês de prevenção ao suicídio

A campanha mundial incentiva a promoção de ações de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Há três anos, o município conta com a Lei Municipal nº 8.372/2017 que institui e inclui no calendário oficial de eventos o "Setembro Amarelo", mês de prevenção ao suicídio, que reúne diversas ações de conscientização durante o mês inteiro. Porém, por conta da pandemia e o período pré-eleitoral as ações deste ano estão acontecendo em outro formato.

Nesta quinta-feira, dia 10, foi celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, por conta disso, a Semus promoveu uma capacitação online voltada aos trabalhadores da saúde municipal. Durante a transmissão, a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, Karina Kaltenbach Ullrich, fez a apresentação e o lançamento de um vídeo produzido pela equipe do Caps Infantil com diversas parcerias. Já o psicólogo Josué Adilson Cruz, que atua no Centro de Atenção Psicossocial Adulto (Caps 2), fez uma conversa em torno do tema da campanha deste ano que é "Não basta falar, é preciso agir!”.

A secretaria convida a população a aderir ao Setembro Amarelo utilizando a cor amarela, com uso de camisetas, lacinho, fita de pulso, no carro, exposição de balões ou iluminando a fachada de prédios no município.

 

Entrega de Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

Confira a relação completa das entregas da próxima semana:

Sexta-feira, dia 11

Bairro

CEI Erica Braun

Água Verde

CEI Maike Andersen Deeke

Badenfurt

EBM Profº Fernando Ostermann

Boa Vista

CEI Evalino Roth

Escola Agrícola

CEI Marita Deeke Sasse

Escola Agrícola

CEI Walter Rosemann

Fidélis

CEI Arno Bernardes

Fortaleza

EBM Patricia Helena F. Pegorim

Fortaleza

CEI Heinrich Reif

Nova Esperança

CEI Profª Elzira Hornburg

Passo Manso

CEI Profª Evelina E. Eischtaedt

Salto do Norte

CEI Frei Silvério Weber

Testo Salto

CEI Brandina Buerger

Valparaíso

CEI Alberto Stein

Velha

CEI Olga Brehmer

Velha Central

CEI Monteiro Lobato

Velha Central

CEI Profº Joao B. Petry

Velha Central

EBM Profª Zulma Souza da Silva

Velha Central

OSC Lar Bethel

Velha Grande

 

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

 

Ambulatório da Vila Germânica registra 45 atendimentos 

Nesta quinta-feira, dia 10, 45 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 20 testes realizados no local.  

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 

Ambulatórios Gerais realizam 132 testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta quinta-feira, dia 10, as unidades realizaram 153 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 132 testes RT-PCR realizados.



postada em 10/09/2020 18:36 - 1315 visualizações



Fotos