Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 10/8/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 79 óbitos por Coronavírus

Blumenau registrou na noite desta segunda-feira, dia 10, mais quatro mortes em decorrência de Coronavírus, além das três vítimas divulgadas anteriormente, somando 79 óbitos na cidade. Dois dos quatro falecimentos que ainda não haviam sido divulgados, são de um homem de 67 anos e outro de 70, que faleceram na noite de domingo e tiveram o resultado confirmado para Covid-19 hoje. Outros dois homens um de 59 anos e outro de 88 também perderam a vida nesta segunda.
Além deles, mais três óbitos haviam sido divulgados ao longo do dia; três homens, de 58, 77 e 48 anos. Todas as vítimas anunciadas nesta segunda possuíam comorbidades.A cidade soma ainda 10.275 casos confirmados de Coronavírus, 216 pessoas a mais que o registrado no último domingo, dia 9, quando o município contabilizava 10.059 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 34.427 testes para Covid-19.
Entre os casos positivos, 2.094 pacientes estão em tratamento. Destes, 2.019 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 111 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 61 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 50 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 48 pacientes são de Blumenau (45 confirmados e 3 em análise) e 13 pacientes da região (12 confirmados e 1 em análise). Já em enfermaria são 46 de Blumenau (30 confirmados e 16 em análise) e 4 da região (1 confirmados e 3 em análise).
O município contabiliza também 8.102 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Blumenau altera medidas restritivas nesta segunda-feira, 10

Com a queda de novos casos de Covid-19 registradas no município, Blumenau liberará a partir desta terça, dia 11, a prática de treinamento individual de esportes coletivos, com ou sem bola e amador ou profissional. Além desta liberação, as atividades de treino em equipe, com ou sem bola, para crianças de até 12 anos também será liberada, desde que respeitando o limite máximo de quatro praticantes simultaneamente e distanciamento de 4 metros entre os praticantes.

Outra liberação a partir desta terça-feira são algumas áreas comuns de condomínios, como espaço kids, brinquedoteca e playground. Piscinas, salão de festas ou cinema, por exemplo, seguem proibidas. Vale lembrar que novas medidas podem ser definidas, para além do decreto, com base na situação diária do combate ao Coronavírus.

 

 

Força-tarefa atende 145 ocorrências no fim de semana

A força-tarefa da Prefeitura de Blumenau, coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), fiscalizou 145 locais entre a noite de sexta-feira, dia 7, e domingo, dia 9. Este foi o segundo fim de semana com vigência do Decreto Municipal nº 12.751, que propôs novas medidas restritivas para diminuir o contágio do Coronavírus.

A força-tarefa atendeu ocorrências em comércios e residências. Do total, 44 estabelecimentos foram orientados e cinco foram fechados por descumprirem o horário reduzido. Também foram dispersadas seis aglomerações em locais públicos e 21 em residências e comércios. Desde o dia 28 de julho, foram feitos 930 atendimentos.

No fim de semana, os supermercados passaram a adotar novas medidas solicitadas pela força-tarefa. A limitação de público no interior dos estabelecimentos deve estar de acordo com a tabela do Corpo de Bombeiros Militar - limitando a 40% da capacidade. O controle de público também deve ser feito por meio de controle eletrônico disponível em monitor visível ao público, logo na entrada.

Aos sábados, domingos e feriados, os supermercados devem retirar as cestinhas de compras, permanecendo apenas o uso de carrinhos, que também contribuem para o distanciamento entre as pessoas. Entre as mudanças, os estabelecimentos devem ter profissionais devidamente identificados para orientar as pessoas a manterem o distanciamento e a usar a máscara corretamente.

A força-tarefa é uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) e conta com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária, e outras secretarias municipais. Também participam da ação, a Polícia Militar, Policia Civil e 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros que passou a fiscalizar aglomeração em supermercados e mercados de Blumenau. Mais de 30 profissionais atuam diretamente na operação, divididos em equipes que percorreram os bairros da cidade.

Denúncias relacionadas a casos de aglomeração ou desrespeito às medidas restritivas podem ser registradas por meio do telefone 199.

 

Portal da Transparência recebe nota máxima na publicação de investimentos relacionados à Covid-19

O Portal da Transparência da Prefeitura de Blumenau recebeu a nota máxima na avaliação da Rede de Controle de Gestão Pública de Santa Catarina, no que diz respeito à publicação de informações relativas a investimentos feitos especificamente para o enfrentamento da pandemia de Coronavírus.

Além de ter todos os dados em uma página exclusiva para este tema, o portal exibe todos os dados exigidos pela Lei 13.979/2020, como nome do contratado e inscrição na Receita Federal, valor investido, prazo contratual e o número do processo de contratação ou aquisição.

O portal também permite a utilização de filtros de pesquisas de documentações relacionadas aos processos, como data da realização, propostas de preços, atas e termo de homologação, o que fez com que a página fosse considerada completa, segundo os critérios do levantamento. 

Para o Controlador-Geral, Rodrigo Jansen, a avaliação espelha o empenho da administração pública no que tange à transparência dos atos de governo, notadamente as contratações para o enfrentamento da pandemia, possibilitando o controle social com os gastos públicos. “Dos 295 municípios catarinenses, Blumenau está entre os 26 que receberam a melhor pontuação”, destaca.

Todos os cidadão podem ter acesso aos dados de investimentos, por meio do endereço https://www.blumenau.sc.gov.br/transpnew/wptelas.aspx, ou clicando no ícone “Covid-19”, localizado no canto superior direito da página inicial do Portal da Transparência.

 

Secretaria de Educação segue entregando Kits Alimentação

Na próxima semana, entre os dias 10 e 14, a Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação (Semed) e Assistência Social (Semudes), segue com a entrega dos Kits Alimentação Escolar. Durante a semana serão finalizadas as entregas para as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família e iniciarão a distribuição para os estudantes cadastrados para receber o Kit.

Esta entrega contempla as famílias que se cadastraram na segunda etapa (com os cadastros realizados em junho) e mais de 20 mil estudantes serão beneficiados.  Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar e máscaras de proteção.

Confira abaixo as entregas:

Terça-feira, dia 11

Unidade Escolar

Bairro

CEI Frei Odorico Durieux

Itoupavazinha

CEI Robert Rudolf Barth

Itoupavazinha

CEI Frei Silvério Weber

Testo Salto

EBM Profº João Joaquim Fronza

Testo Salto

CEI Anton Max A. Spranger

Testo Salto

EBM Quintino Bocaiuva

Testo Salto

EBM Leoberto Leal

Salto do Norte

Cei Bertha Muller

Salto do Norte

CEI Profª Evelina E. Eischtaedt

Salto do Norte

CEI Profº Anselmo A. Hillesheim

Salto do Norte

EBM Paulina Wagner

Badenfurt

EBM Annemarie Techentin

Passo Manso

CEI Profª Tereza A. E. Augsburger

Salto do Norte

EBM Vidal Ramos

Vorstadt

EBM Almirante Tamandaré

Ponta Aguda

EBM Profª Alice Thiele

Garcia

EBM Tiradentes e Profª Julia S.

Garcia

EBM Henrique Alfarth

Progresso

CEI Hercilia Krug

Progresso

CEI Vereador Ewaldo Moritz

Progresso

EIM Cap. Euclides de Castro

Progresso

EBM Pedro II

Progresso

CEI Bruno Schreiber

Progresso

CEI Elisa Hort

Progresso

CEI Profª Raquel Wisintainer Soares

Progresso

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 99935-3561.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.


Ambulatório da Vila Germânica registra 113 atendimentos 

Nesta segunda-feira, dia 10, 113 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 73 testes realizados no local.  

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais realizam testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta segunda-feira, dia 10, as unidades realizaram 400 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 141 testes RT-PCR realizados.

 

 



postada em 10/08/2020 19:36 - 4022 visualizações



Fotos