Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 03/07/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 2.757 casos de Coronavírus
Blumenau soma nesta sexta-feira, dia 03, 2.757 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 97 pessoas a mais que o registrado na última quinta-feira, dia 02, quando o município contabilizava 2.660 casos positivos. Desde o início da pandemia, o município já realizou 13.209 testes para Coronavírus. A cidade registra ainda onze óbitos confirmados por Covid-19. Um novo óbito, que a princípio foi registrado como traumatismo craniano, mas que havia testado positivo para Covid-19, também está sendo investigado.

Entre os casos positivos, 1.216 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.187 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros 29 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 15 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 em enfermaria. 
O município contabiliza também 1.530 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

 

Abordagem Social intensifica ações devido ao frio intenso em Blumenau
O Serviço de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) irá intensificar as ações neste fim de semana devido ao frio intenso. A equipe atenderá nesta sexta-feira, dia 03, até a meia-noite. No sábado e domingo, dias 04 e 05, os trabalhos iniciam às 8h, com término das atividades à meia-noite. O contato pode ser feito por meio do telefone de plantão 99945-9630.

Durante a ação, a equipe distribuirá cobertores para as pessoas que estão em situação de rua e máscaras para a proteção ao Coronavírus. Eles poderão também encaminhá-las para o Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) ou um dos Abrigos Provisórios abertos em decorrência da pandemia.

Abordagem Social
A Abordagem Social é o serviço que está nas ruas e faz a busca das pessoas em situação de rua ofertando os outros serviços da Secretaria, como abrigos e atendimentos do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP). Ao encontrar uma pessoa em situação de rua, a população pode entrar em contatos pelos telefones 99945-9630 ou 3381-6510.

Centro POP
No Centro POP o público que não adere aos serviços dos abrigos são atendidos com alimentação, higiene pessoal e atendimentos psicossocial. O Serviço atende das 7h às 16h e está localizado na Rua Clara Persuhn, 192, Bairro Itoupava Seca. O telefone para contato é o 3381-6509.


Servidores da guarda de trânsito de Blumenau são testados para Covid-19
Nesta sexta-feira, dia 03, iniciou o processo de testagem de agentes de trânsito, monitoras da Área Azul e profissionais que atuam no atendimento ao público da Guarda Municipal de Trânsito (GMT). Os testes rápidos estão sendo feitos no Setor 3 da Vila Germânica.

De acordo com a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) ao todo serão testados 160 profissionais, sendo 93 agentes de trânsito, 17 monitoras da Área Azul e 50 servidores que atendem ao público, incluindo os que fazem a entrada e a liberação no pátio de veículos.

No primeiro dia da ação, 26 profissionais foram testados e um profissional testou m positivo para Coronavírus. Eles foram afastados das funções, encaminhados e avaliados pelo serviço de saúde do município. Em todo o processo, os funcionários que testarem negativo para o Covid-19 estarão aptos para a continuidade do trabalho.

Os profissionais que estão afastados por pertencerem ao grupo de risco não serão testados. Além disso, os fiscais do transporte coletivo já foram submetidos ao teste no retorno do transpor coletivo no mês passado.

O secretário da Seterb, Lairto Leite, ressalta a importância dos testes, pois estes profissionais estão expostos diariamente e em contato com a população. “Mesmo que os devidos cuidados estejam sendo tomados é fundamental a testagem” defende.

A ação iniciada nesta sexta-feira, dia 03, e segue até a próxima semana, com agendamento prévio, para que não haja aglomeração e também o serviço disponibilizado à população não seja comprometido.

Testes rápidos
Com os testes rápidos, o resultado fica pronto entre 15 e 30 minutos. Os detectados devem permanecer sete dias em isolamento domiciliar, retornando ao trabalho ao fim do atestado, caso não apresentem nenhum sintoma após 72 horas. Caso o paciente continue apresentando sintomas, ele deverá retornar ao médico para uma segunda avaliação e se for o caso, receberá um novo atestado.


Blumenau anuncia novas definições em relação às medidas restritivas
O prefeito Mário Hildebrandt assina nesta sexta-feira, dia 3, o decreto nº 12.708, que traz novas definições em relação a atividades que acarretam reunião de público e até então regulamentadas pelo Governo do Estado. As medidas editadas pelo decreto estadual nº 651/2020, no entanto, tem validade apenas até o próximo domingo, dia 05. Desta forma, com base em parecer técnico emitido pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), o prefeito decidiu estender, por tempo indeterminado, o fechamento de atividades em cinemas, teatros, casas noturnas e museus, além de eventos como shows e espetáculos que implicam em junção de público.

A definição inclui também a suspensão das atividades de ensino presencial realizadas em estabelecimentos acadêmicos públicos e privados nas modalidades de ensino em nível superior e ensino em nível de pós-graduação.

A decisão, embasada pelo Parecer Técnico nº 02, assinado pelos setores de vigilância da Semus, leva em consideração a velocidade do aumento do número de casos registrados na cidade nas últimas semanas. Desta forma, as novas definições tem como  objetivo auxiliar na contenção do Coronavírus, evitando, ainda a sobrecarga do sistema de saúde de Blumenau.

 

Apesar do Parecer alertar que o tempo médio é de duas semanas para que as medidas reflitam nos indicadores do município, cabe registrar que a Prefeitura já vem adotando medidas que reforçam a estratégia para reduzir os impactos do Coronavírus na cidade, com a ampliação de testagem, o uso de tecnologias de acesso à informação, a estruturação dos atendimentos específicos para pacientes com suspeita de Covid-19, bem como o monitoramento dos casos confirmados, a contratação de profissionais especializados, entre outras ações.

Fiscalização
A fiscalização das medidas de enfrentamento previstas no decreto serão realizadas de forma com junta pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedeci).


Prefeitura adota medida para uso obrigatório de máscaras
Desde o início da Pandemia Covid-19 a instrução é a mesma: se precisar sair de casa, use máscara. Porém, na prática, ainda existem muitas pessoas que não fazem o uso deste equipamento de proteção. Pensando nisso, a Prefeitura de Blumenau, por meio de uma Instrução Normativa feita pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), poderá aplicar multa nas pessoas que se recusarem a usar máscaras em locais públicos a partir da próxima semana.

Os estabelecimentos comerciais que permitirem que os clientes entrem sem a utilização de máscaras também serão multados. A exceção será apenas para os restaurantes e locais que servem alimentos, quando os clientes poderão tirar as máscaras para comer ou beber, porém, no restante da permanência, o uso do equipamento segue mantido.

A fiscalização será feita sob a coordenação da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedeci) e a primeira abordagem consiste em orientar e, se necessário, fornecer a máscara para o indivíduo. Caso a pessoa se negue a utilizar o equipamento, o agente aplicará multa por CPF. O valor da multa, bem como o início da operação, será definido no decorrer da próxima semana.

O objetivo da ação é conscientizar a população para o uso da máscara como forma de prevenir o contágio e o aumento da curva do Coronavírus em Blumenau.


Cadastro para recebimento dos Kits Alimentação Escolar termina neste domingo, dia 05
As famílias de estudantes da Rede Municipal de Ensino que não se inscreveram, mas tem interesse em receber o Kit Alimentação Escolar, tem até o próximo domingo, dia 05, para efetivar o cadastro. A inscrição pode ser feita no site da Prefeitura por meio do link www.blumenau.sc.gov.br/kitalimentacao.

Em abril a Prefeitura já havia aberto o canal de cadastro para as famílias e, contou com a adesão de aproximadamente 14 mil crianças e adolescentes inscritos. Porém, devido ao cenário da Covid-19 em Blumenau e o não retorno das aulas presenciais dentro dos próximos meses, o município optou por ampliar o benefício. “Nosso objetivo é atender todas as famílias que necessitarem dos alimentos neste período de suspensão das atividades presenciais das unidades de ensino”, comenta a Secretária de Educação, Patrícia Lueders.

Os Kits são compostos por produtos provenientes da agricultura familiar, base seca e máscara de proteção e as entregas devem iniciar no início de agosto. Entretanto, é importante destacar que as famílias que já realizaram o cadastro ou que fazem parte do Programa Bolsa Família, não necessitam se cadastrar no link.

Entrega dos Kits Alimentação Escolar retornam na próxima terça-feira, dia 07
Na próxima terça-feira, dia 07, a Secretaria de Educação retoma a entrega dos Kits Alimentação Escolar, o objetivo é entregar mil Kits por dia. Até o momento, a Prefeitura já distribuiu 120 toneladas de produtos da agricultura familiar e cerca de 95 de alimentos de base seca, totalizando  aproximadamente 215 toneladas de alimentos. O cronograma de entrega será definido nos próximos dias.


Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade também pode continuar utilizando o atendimento virtual, via Whatsapp, durante todo o final de semana. O Alô Saúde Blumenau, mantém as orientações por meio do Whatsapp no telefone (47) 99935-3561, com funcionamento 24 horas por dia.

Ambulatório da Vila Germânica mantém atendimento durante o final de semana
Nesta sexta-feira, dia 03, 136 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica.
Os atendimentos seguem neste sábado e domingo, dias 04 e 05, das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.
 

Ambulatórios realizam Atendimento Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs), pelo Atendimento Rápido Covid-19. Neste sábado, dia 04, os Ambulatórios Gerais da Velha e do Garcia mantém o atendimento a população das 7h às 12h. Somente nesta sexta-feira, 03, os AGs realizaram 205 atendimentos pelo Rápido Covid.

Confira abaixo os locais para o atendimento rápido neste sábado, 27:
Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Das 7h às 12h
  
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso 
Das 7h às 12h 
           
 

Vacinação contra Influenza é ampliada para outros públicos em Blumenau
Após terminar a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, nesta terça-feira, dia 30, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) irá liberar a vacinação para outros públicos em Blumenau. Os  interessados devem fazer o agendamento por meio do Aplicativo Pronto Mobile e ou por meio do site da Prefeitura de Blumenau, no link https://www.blumenau.sc.gov.br.

Ao todo, serão disponibilizadas, 35 mil doses. A Semus também está fazendo uma busca ativa de quem ainda não se vacinou para atingir a totalidade da meta. O município vacinou 90,4% dos públicos-alvos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), que era de 80.734. O único público que se vacinou acima do esperado foi o de idosos, com 122% de imunização. Os públicos que mais preocupam a Semus continuam sendo os das gestantes, puérperas e crianças.

Entre as mais de três mil gestantes que deveriam tomar a vacina contra Influenza em Blumenau, apenas 55% delas procurou o serviço. Entre as puérperas, que são as mulheres que tiveram parto há até 45 dias, o índice é ainda menor, 47% das 543 indicadas pelo MS. Entre as crianças, maiores de seis meses e menores de seis anos, a cobertura teve um aumento, mas os pais e responsáveis ainda precisam se mobilizaram para vacinar os cerca de 21 mil pequenos, já que 71% deste grupo foi imunizado.



postada em 03/07/2020 19:54 - 2530 visualizações



Fotos