Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 4/1/2021
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus.

Blumenau registra 259 óbitos por Coronavírus
Blumenau registra mais dois óbitos, somando agora 259 mortes por Coronavírus no município. No último domingo, dia 3, foram duas vítimas, um homem de 56 anos, com comorbidades, que estava internado desde o dia 28 de dezembro. O segundo óbito foi de uma mulher com 69 anos, também com comorbidades, que estava internada desde o dia 4 de dezembro. A vítima era considerada caso suspeito e teve resultado do exame confirmado nesta segunda-feira, dia 4.

Blumenau registrou nesta segunda-feira, dia 4, 32.491 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 203 a mais do que registrado no domingo, dia 3, quando o município contabilizava 32.288 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 26 foi por meio do RT-PCR, 8 teste rápido e 168 de antígeno. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 107.040 testes para Covid-19. Somente nesta segunda-feira, dia 4, foram processados 657 exames. Entre os casos positivos, 1.110 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.043 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos confirmados de Blumenau e região, 93 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 50 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 43 em enfermaria. Destes na UTI, 38 pacientes são de Blumenau (36 confirmados e 2 em análise) e 12 pacientes da região (11 confirmados e 1 em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 53%. Já em enfermaria são 34 pacientes de Blumenau (sendo 31 confirmados e 3 em análise) e 9 da região (5 confirmados e 4 em análise), com taxa de ocupação de 24%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 438 atendimentos, com 50 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 31.122 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. 
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
 

Errata

Na última sexta-feira, dia 1º de janeiro, foi divulgado o óbito de uma mulher, com comorbidades, que estava internada desde o dia 27 de dezembro. A vítima foi uma mulher de 99 anos e não 92 anos de idade, como havíamos informado anteriormente.

 

Prefeitura retoma atendimento integral da saúde

Nesta segunda-feira, dia 4, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) retomou todos os atendimentos após o período de recesso dos serviços municipais - entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro. As unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), a Policlínica, o Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, as unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), assim como os demais serviços da Semus foram retomados.

Diferente dos anos anteriores, os Ambulatórios Gerais (AG’s), os atendimentos rápido Covid-19 (fast-tracks) e o Ambulatório da Vila Germânica estiveram atendendo à população no período de fim de ano. O Ambulatório localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

O atendimento rápido Covid-19 (fast-track), no CSU Fortaleza, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia possuem horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do CSU Fortaleza, estes locais atendem das 7h às 19h. No fast-track do AG Escola Agrícola o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações de intercorrências relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.


Central de Monitoramento Covid-19
A Central de Monitoramento de pacientes com Coronavírus, que ocorre por meio do telefone (47) 3381-6587, vai atender até  o dia 3 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No dia 31 de dezembro, o atendimento acontece da 8h às 13h. Neste número é possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau.

Fast-tracks e Ambulatório da Vila Germânica fazem 387 testes para Covid-19
Os Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, além do Ambulatório de Referência da Vila Germânica, contam com estruturas que estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

Os atendimentos do fast-track do AG Centro foram centralizados no Ambulatório localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica, que atende todos os dias, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h. A mudança visa otimizar o serviço na região central da cidade.

De segunda a sexta-feira, os fast-tracks localizados no CSU Fortaleza, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia possuem horário estendido. Nestes locais, as pessoas com suspeitas de Covid-19 podem buscar atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. No sábado e domingo, com exceção do CSU Fortaleza, estes locais atendem das 7h às 19h. No fast-track do AG Escola Agrícola os atendimentos ocorrem em horário habitual, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Somente nesta segunda-feira, dia 4, as unidades fizeram 615 atendimentos e 387 coletas para o exame RT-PCR.



postada em 04/01/2021 19:20 - 1577 visualizações



Fotos