Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 31/07/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 51 óbitos por Coronavírus
Blumenau registrou nesta sexta-feira, dia 31, mais três óbitos em decorrência da Coronavírus (Covid-19). As vítimas foram dois homens, um 85 anos e outro de 54 anos e uma mulher de 88 anos. Todos os três possuíam comorbidades.

A cidade soma ainda 8.936 casos confirmados de Coronavírus, 169 pessoas a mais que o registrado na última quinta-feira, dia 30, quando o município contabilizava 8.767 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 29.477 testes para Covid-19.
Entre os casos positivos, 2.943 pacientes estão em tratamento. Destes, 2.864 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 132 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 70 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 62 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 56 pacientes são de Blumenau (47 confirmados e 9 em análise) e 14 pacientes da região (12 confirmados e 2 em análise). Já em enfermaria são 55 de Blumenau (32 confirmados e 23 em análise) e 7 da região (5 confirmados e 2 em análise).

O município contabiliza também 5.942 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Defesa Civil atua no cumprimento de medidas restritivas nesse fim de semana
A força-tarefa da Prefeitura de Blumenau, coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), segue fiscalizando o cumprimento do Decreto Municipal nº 12.751, que impõem medidas restritivas para diminuir o contágio do Coronavírus na cidade. No sábado, dia 1º e domingo, dia 2, somente estabelecimentos considerados essenciais estão autorizados a funcionar.

Podem atender o público de forma presencial mercados, supermercados, farmácias, clínicas, consultórios, hospitais veterinários, postos de combustíveis, oficinas e borracharias. Estabelecimentos alimentícios como restaurantes, lanchonetes e assadões de carne não poderão receber clientes para consumo no local, podem apenas trabalhar com retirada no balcão e delivery.

Após o novo decreto publicado esta semana, a força-tarefa atendeu 273 ocorrências. Destas, 105 estabelecimentos foram orientados, 14 autos de intimação e cinco autos de infração foram lavrados e 60 estabelecimentos foram fechados por descumprirem o horário reduzido. Também foram dispersadas 15 aglomerações. A secretaria contabiliza ainda 74 denúncias registradas como improcedentes - o que representa cerca 27% das visitas realizadas. Até agora, mais de 100 máscaras já foram entregues.

A iniciativa coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) conta com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), de outras secretarias municipais, da Polícia Militar e recentemente passou a contar com apoio da Policia Civil e do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros passou a fiscalizar aglomeração em supermercados e mercados de Blumenau. Mais de 30 profissionais atuam diretamente na operação, divididos em equipes que percorreram os bairros da cidade.

Denúncias relacionadas a casos de aglomeração ou desrespeito às medidas restritivas podem ser registradas por meio do telefone 199.

As medidas restritivas
No site da Prefeitura de Blumenau, o município disponibiliza uma página com o Decreto Municipal nº 12.751 e uma tabela de restrições de atividades atualizada, com orientações sobre o funcionamento dos estabelecimentos. Para acessar basta acessar www.blumenau.sc.gov.br, e um banner na página principal direciona o internauta para as informações.

O descumprimento da legislação pode ocasionar abertura de processo administrativo sanitário com penalidade de multa. O valor pode variar entre R$213,51 a R$21.351.66, dependendo da infração, circunstâncias agravantes e atenuantes, gravidade do fato, antecedentes e capacidade econômica do infrator.

 

Secretaria de Educação inicia entrega da terceira etapa dos Kits Alimentação

Na próxima segunda-feira, dia 3, a Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação (Semed) e Assistência Social (Semudes), inicia a terceira entrega dos Kits Alimentação Escolar. Esta etapa contempla os alunos inscritos no primeiro e segundo cadastro, porém, a entrega inicia pelas famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. Ao total, cerca de 18 mil estudantes serão beneficiados.

 

Assim como as duas primeiras etapas, os próximos Kits serão compostos por alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar e máscaras de proteção. Vale lembrar que a Prefeitura já entregou aproximadamente 30 mil Kits, que somam mais de 400 toneladas de alimentos.

 

Confira abaixo as entregas de segunda-feira, dia 03:
 

CEI Marita Deeke Sasse

Escola Agrícola

CEI Manoel da Luz Rampelotti

Escola Agrícola

EBM Gal. Lucio Esteves

Escola Agrícola

EBM Profª Norma Dignart Huber

Escola Agrícola

CEI Evalino Roth

Escola Agrícola

OSC Lar Bethel

Velha Grande

CEI Profº Adélio Carlini

Velha Grande

CEI Alberto Stein

Velha 

CEI Oswaldo Buerger

Velha

EBM Profª Helena M. Nathalia Winckler

Velha

EBM Alberto Stein

Velha

CEI Hilca Piazera Schnaider

Velha

 

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 99935-3561.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.


Ambulatório da Vila Germânica registra 64 atendimentos 

Nesta sexta-feira, dia 31, 64 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 41 testes realizados no local.  

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 

Ambulatórios Gerais realizam testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta sexta-feira, dia 31, as unidades realizaram 186 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 23 testes RT-PCR realizados.

 



postada em 31/07/2020 19:41 - 1927 visualizações



Fotos