Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 29/06/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 2.277 casos de Coronavírus
Blumenau registrou nesta segunda-feira, dia 29, 2.277 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 163 pessoas a mais que o registrado no último domingo, dia 28, quando o município contabilizava 2.114 casos positivos.

Entre os casos positivos, 1.100 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.081 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros 19 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 11 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 8 em enfermaria.

O município contabiliza também 1.168 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda nove óbitos confirmados por Covid-19.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Operação de fiscalização às medidas restritivas registra 159 ocorrências no fim de semana
Neste fim de semana, a Prefeitura de Blumenau, com apoio da Polícia Militar, fez uma força-tarefa para coibir a aglomeração em estabelecimentos da cidade. O objetivo foi garantir o cumprimento das regras previstas no decreto nº 12.689, que impõem novas medidas restritivas de combate ao Coronavírus.

A ação, que começou às 19h de sexta-feira e encerrou à meia-noite de domingo, dia 28, registrou 159 ocorrências, que resultaram em 11 fiscalizações em mercados, lavratura de 27 autos de intimação, interrupção de 20 eventos particulares, dispersão de 11 aglomerações em locais públicos e interdição de um estabelecimento.

Locais como lanchonetes, food parks, adegas, cafeterias, bares, padarias, restaurantes, pizzarias, supermercados, minimercados, mercearias e conveniências de postos de combustível foram vistoriados. Residências onde havia aglomeração de pessoas também foram alvos da fiscalização. 

Uma das ocorrências registradas neste domingo, dia 28, aconteceu na região da Fortaleza, onde um evento particular reunia cerca de 30 pessoas. Após uma denúncia, a equipe de fiscalização chegou ao local e pediu que os organizadores encerrassem as atividades. Na sequência, foi emitido um auto de intimação com todas as orientações sobre o enfrentamento à pandemia.

A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e da Polícia Militar. Mais de 30 profissionais atuaram na operação, divididos em quatro equipes que percorreram os bairros da cidade. 

Durante a semana, as ações de fiscalização continuarão sendo feitas em horários ampliados. Denúncias relacionadas a casos de aglomeração ou desrespeito às medidas restritivas podem ser registradas por meio do telefone 199, que funciona 24h.

Semed abre novo cadastro para recebimento dos Kits Alimentação Escolar
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), abriu nesta segunda-feira, dia 29, um novo cadastro para os alunos que não se inscreveram e tem interesse em receber o Kit Alimentação Escolar. O cadastro pode ser feito no site da Prefeitura por meio do link https://www.blumenau.sc.gov.br/kitalimentacao até o próximo domingo, dia 05. 

Em abril a Prefeitura já havia aberto o canal de cadastro para as famílias e, contou com a adesão de aproximadamente 14 mil crianças e adolescentes inscritos. Porém, devido ao cenário da Covid-19 em Blumenau e o não retorno das aulas presenciais dentro dos próximos meses, o município optou por ampliar o benefício. “Nosso objetivo é atender todas as famílias que necessitarem dos alimentos neste período de suspensão das atividades presenciais das unidades de ensino”, comenta a Secretária de Educação, Patrícia Lueders.

Os Kits são compostos por produtos provenientes da agricultura familiar, base seca e máscara de proteção e as entregas devem iniciar no início de agosto. Entretanto, é importante destacar que as famílias que já realizaram o cadastro ou que fazem parte do Programa Bolsa Família, não necessitam se cadastrar no link. 

Entrega dos Kits Alimentação Escolar retornam na próxima quarta-feira, dia 08
Na próxima quarta-feira, dia 08, a Secretaria de Educação retoma a entrega dos Kits Alimentação Escolar, o objetivo é entregar mil Kits por dia. Até o momento, a Prefeitura já distribuiu 120 toneladas de produtos da agricultura familiar e cerca de 95 de alimentos de base seca, totalizando aproximadamente 215 toneladas de alimentos. O cronograma de entrega será definido nos próximos dias.

Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza encerra nesta terça-feira, dia 30
Nesta terça-feira, dia 30, encerra a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. O município vacinou até a última semana 87,7% dos públicos-alvos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). A meta estipulada pelo MS é de 90%. Os públicos que mais preocupam a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) são os das gestantes, puérperas e crianças.

Entre as mais de três mil gestantes que deveriam tomar a vacina contra Influenza em Blumenau, apenas 51% delas procurou o serviço. Entre as puérperas, que são as mulheres que tiveram parto há até 45 dias, o índice é ainda menor, 43% das 543 indicadas pelo MS. Entre as crianças, maiores de seis meses e menores de seis anos, a cobertura teve um aumento, mas os pais e responsáveis ainda precisam se mobilizar para vacinar os cerca de 21 mil pequenos, já que 64% deste grupo foi imunizado. 

No primeiro levantamento do MS, cerca de 125 mil pessoas poderiam se vacinar em Blumenau, sendo 80.734 destes da população dos grupos prioritários. A meta é atingir 90% desse público, e por enquanto Blumenau está com 87,7%. Até o momento, o Ministério da Saúde não sinalizou nova prorrogação da campanha.

Já foram aplicadas nas salas de vacinação da Semus mais de 85 mil doses da vacina. Para receber a imunização é preciso agendar horário por meio do aplicativo Pronto Mobile; link no site da Prefeitura de Blumenau, ou ainda pelo telefone da unidade de saúde. No momento da marcação on-line, o usuário deverá selecionar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove a condição.

Confira na lista abaixo os grupos e documentos necessários para comprovação:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade: (5 anos 11 meses e 29 dias): documento de identidade com CPF;
- Pessoas com deficiência: laudos ou declarações médicas; comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentadoria da pessoa com deficiência;
- Gestantes: resultado de teste de gravidez positivo ou carteirinha de gestante;
- Puérperas até 45 dias: documento que comprove a gestação como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros;
- Adultos de 55 a 59 anos de idade: documento de identidade;
- Professores das escolas públicas e privadas: último contracheque (holerite).

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
Durante a pandemia do novo Coronavírus, a comunidade pode contar com atendimento virtual sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 9 9935-3561. Somente nesta segunda-feira, dia 29, foram contabilizados 133 atendimentos, 103 pelo telefone 156, opção 2, e outros 30 pelo WhatsApp.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ambulatório da Vila Germânica registra 159 atendimentos nesta segunda
Nesta segunda, dia 29, 159 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para casos suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Duas pessoas receberam encaminhamento para um dos hospitais da cidade. 

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais realizam Atendimento Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. Somente nesta segunda-feira, 29,  foram realizados 276 atendimentos nos AGs. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica.

Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:

Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 - Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 - Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº - Badenfurt
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.



postada em 29/06/2020 20:10 - 3106 visualizações



Fotos