Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 28/07/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra o 48º óbito por Coronavírus

Blumenau registrou na tarde desta terça-feira, dia 28, mais dois óbitos por Coronavírus (Covid-19) no município. As vítimas são dois homens, um de 76 anos, que estava internado desde o dia 17 de julho e um de 64 anos, que estava internado desde o dia 15 de julho. Ambos no Hospital Santa Isabel. Os dois homens tinham comorbidades. Outras dois pacientes que vieram à óbito foram testados e o município aguarda o resultado para verificar se a causa foi Covid-19 ou não.

A cidade soma ainda 8.166 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 309 pessoas a mais que o registrado na última segunda, dia 27, quando o município contabilizava 7.857casos positivos.
Entre os casos positivos, 3.057 pacientes estão em tratamento. Destes, 2.984 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 137 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 74 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 63 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 57 pacientes são de Blumenau (42 confirmados e 15 em análise) e 17 pacientes da região (13 confirmados e 4 em análise). Já em enfermaria são 54 de Blumenau (31 confirmados e 23 em análise) e 9 da região (5 confirmados e 4 em análise).

O município contabiliza também 5.061 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.  
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.


Agentes de saúde vão ajudar no monitoramento com visitas domiciliares
A partir desta quarta-feira, dia 29, equipes com servidores da saúde irão iniciar o monitoramento domiciliar aos pacientes que estão, ou deveriam estar, em isolamento por conta de terem contraído o Coronavírus. Serão visitados na sua residência aquelas pessoas que por algum motivo não estão atendendo os telefonemas da Central de Monitoramento.
O objetivo da ação é conseguir dar sequência no trabalho de acompanhamento do estado de saúde do paciente com coronavírus, bem como atualizar os dados cadastrais para garantir que a equipe consiga contactá-lo. Os agentes também irão verificar se o isolamento social necessário está sendo seguido.
Para o secretário de Promoção da Saúde (Semus) Winnetou Krambeck, o serviço é importante porque identifica aqueles pacientes que por alguma razão não tinham a situação da sua saúde acompanhada e atualizada pelas ligações. “Infelizmente há casos de pessoas que simplesmente se recusam a ser monitoradas. Mas sabemos que não é a maioria, por isso vamos atrás de quem nas últimas 48 horas não atendeu ao chamado para saber como essa pessoa está.”
Pessoas com resultado positivo para coronavírus devem ficar em isolamento por 14 dias a partir da data de sintomas, bem como os demais residentes do mesmo domicílio devem permanecer isolados, para evitar assim a transmissão do vírus.
População terá mais um canal de orientação
Também nesta quarta-feira, a Central de Monitoramento passa a ter uma linha de atendimento para receber ligações da população. No telefone 3381-6588 será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau.

 

Secretaria de Educação distribui mais de 3 mil Kits Alimentação durante a próxima semana

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) seguirá entregando os Kits Alimentação Escolar durante a próxima semana. De segunda a quinta-feira, dias 27 a 30, cerca de 3.800 Kits serão distribuídos para os estudantes da rede municipal de ensino. A entrega dos alimentos obedecerá todas as orientações de distanciamento e higiene indicadas pela Secretaria de Promoção da Saúde.

 

Vale lembrar que desde o início da suspensão das aulas presenciais, a Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação e Assistência Social já entregou aproximadamente 25 mil Kits. Os Kits são compostos por alimentos provenientes da agricultura familiar, base seca e máscaras de proteção para o Coronavírus.

 

Confira abaixo as entregas de quarta, 29

Quarta-feira, 29 de julho de 2020

Unidade Escolar

Turno

CEI Manoela Reinert (Itoupava Norte)

Matutino

CEI Monteiro Lobato (Velha Central)

Matutino

CEI Olga Brehmer (Velha Central)

Matutino

EBM Profª Zulma Souza da Silva (Velha Central)

Matutino

OSC Perola (Velha Central)

Matutino

EBM Wilhelm Theodor Schurmann (Itoupava Central)

Vespertino

CEI Wilhelm Theodor Schurmann (Itoupava Central)

Vespertino

CEI Walter Rosemann (Fidélis)

Vespertino

EBM Profº Rodolfo Hollenweger

Vespertino

 

 

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 99935-3561.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 


Ambulatório da Vila Germânica registra 137 atendimentos 

Nesta terça-feira, dia 28, 137 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 71 testes realizados no local.  
Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

 

Ambulatórios Gerais realizam testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta terça-feira, dia 28, as unidades realizaram 545 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 202 testes RT-PCR realizados.

 



postada em 28/07/2020 19:54 - 1891 visualizações



Fotos