Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 26/05/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 654 casos de Coronavírus
Blumenau soma nesta terça-feira, dia 26, 654 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 10 pessoas a mais que o registrado na última segunda-feira, dia 25, quando o município contabilizava 644 casos positivos. 
Entre os casos positivos, 297 pacientes estão em tratamento. Destes, 287 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros dez pacientes encontram-se hospitalizados, sendo seis em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e quatro em enfermaria. 
O município contabiliza também 354 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda três óbitos confirmados por Covid-19. Referente ao óbito registrado na última segunda-feira, dia 25, a Secretaria da Saúde aguarda o resultado da testagem para confirmar se a causa foi o Covid-19. 
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Ambulatórios de Blumenau terão horário ampliado para vacinação da gripe
A partir desta terça-feira, dia 26, os sete Ambulatórios Gerais (AG) de Blumenau terão o horário de funcionamento das salas de vacinação ampliado até as 20h. A ação se estende até o dia 5 de junho, data prevista para o término da Campanha Nacional de Vacinação contra influenza.
A extensão do horário é uma ação da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) para proporcionar mais opções para a população fora do horário comercial, bem como o alcance das metas de vacinação dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS). À exceção dos idosos, que integravam o primeiro público-alvo da campanha, e que já contabilizam mais de 100% da meta, os demais grupos ainda estão abaixo dos 90% estipulados pelo MS.
Das quase 20 mil crianças maiores de seis meses e menores de seis anos que precisam estar protegidas, apenas cerca de 40% já tomaram a vacina este ano. “Os pais precisam se conscientizar e levar nossas crianças até uma sala de vacina. O inverno está chegando, os vírus estão circulando, temos atualmente a situação do coronavírus, então quanto mais imunizadas as pessoas estiveram, melhor para a saúde de todos”, avaliou o Secretário da Semus, Winnetou Krambeck.

Agendamento deve ser feito online
Para garantir o espaçamento entre um atendimento e outro e evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19, o agendamento on-line vem sendo realizado pela Semus desde o início da campanha de vacinação.
As agendas estão disponíveis para marcação, que pode ser feita acessando o aplicativo Pronto Mobile, pelo link disponibilizado no site da Prefeitura, ou ainda por contato telefônico com a unidade de saúde. O App pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS.
Além dos sete AGs, outras 27 unidades de Estratégia Saúde da Família estão com horários disponíveis para marcação da vacina. A agenda das ESFs é reduzida, em relação aos AGs, conforme horário de funcionamento.
No momento da marcação on-line, o usuário deverá selecionar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove a situação. A Semus orienta ainda que as pessoas que forem até a unidade, tenham em mãos documento que comprove a condição para a vacinação, a carteira de vacinação e que esteja usando máscara.

Blumenau segue entrega dos Kits Alimentação Escolar
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) segue até quinta-feira, dia 28, a entrega da segunda remessa dos Kits Alimentação Escolar. Assim como na primeira etapa, cerca de três mil famílias inscritas no Programa Bolsa Família são as primeiras a receber os alimentos. 
Os kits são compostos por produtos provenientes da agricultura familiar e alimentos de base seca, que somam o valor aproximado de R$ 40,00, garantidos com recursos vindos do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e complementado com investimento próprio do Município, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semudes).

Confira as entregas desta quarta-feira, dia 27:
ONG São Roque;
EM Alwino Dorow;
EBM Profa. Adelaide Starke;
EBM Gustavo Richard;
EBMB Prof. Fernando Ostermann;
CEI Profa. Marlise Stritthorst Theis;
CEI Paulo Zimmermann;
CEI Max Scheidemantel;
CEI Manoela Reinert;
CEI Heinrich Reif;
CEI Emília Piske;
CEI Daniel Bressanini;
CEI Arno Bernardes;
CEI Anilda Batista Schmitt;
EBM Vidal Ramos;
EBM Almirante Tamandaré;
CEI Prof. Leonides Westarb;
CEI Pedro Krauss;
EIM Capitão Euclides de Castro;
EBM Tiradentes e Profa. Julia Strzalkowska;
EBM. Profa. Alice Thiele;
EBM Pedro II;
EBM Pastor Faulhaber;
EBM Henrique Alfarth;
CEI Ver. Ewaldo Moritz;
CEI Profa. Tereza Raquel Sabel de Araújo;
CEI Profa. Raquel Wisntainer Soares;
CEI Profa. Martinha Regis Moretto;
CEI Prof. Emiliano Stolf;
CEI Paulo Tallmann;
CEI Osvaldo Deshamps;
CEI Manoel da Luz Rampeloti;
CEI Luiz Vargas;
CEI Ingo Wolfgang Hering;
CEI Herondina Helena da Silva;
CEI Hercilia Krug;
CEI Frieda Zadrosny;
CEI Elisa Hort;
CEI Dario João Vieira;
CEI Bruno Schreiber;
CEI Brandina Buerger;
CEI Antonio José Curtipassi;
Associação Assistencial Lar Betania.

Alô Saúde Blumenau realiza 50 atendimentos virtuais
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561. Nesta terça-feira, dia 26, o Alô Saúde registrou 50 chamadas, com 25 ligações por meio do 156, opção 2 e 25 atendimentos via Whatsapp.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Nesta terça-feira, dia 26, 25 pessoas procuram o atendimento por meio do Alô Saúde Blumenau, através do 156, enquanto outras 25 pessoas, buscaram atendimento por meio do Whatsapp. 

Ambulatório da Vila Germânica registra 70 atendimentos nesta terça-feira
Nesta terça-feira, dia 26, 70 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Nenhum paciente precisou ser encaminhado para um dos hospitais da cidade, mas 81 pessoas realizaram a testagem, abrangendo pessoas avaliadas no Ambulatório da Vila Germânica e também encaminhadas por outras unidades da rede municipal de saúde.
Os atendimentos acontecem diariamente, das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais realizam 103 atendimentos pelo Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica. Somente nesta terça-feira, dia 26, os AGs realizaram 103 atendimentos, que resultaram em 54 encaminhamentos para coleta de exames.
Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:
Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)

Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h
 
Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 - Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
 
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso 
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h 
           
Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 - Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
 
Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
 
Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº - Badenfurt 
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
 
Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h



postada em 26/05/2020 20:18 - 1919 visualizações



Fotos