Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 26/03/2020

Casos de Coronavírus 
Blumenau registrou nesta quinta-feira, 26, quinze (15) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). Além disso, treze (13) casos com avaliações clínicas e sintomas considerados suspeitos aguardam a confirmação dos testes laboratoriais. Sendo que apenas um (01) dos pacientes desses treze (13) casos  encontra-se hospitalizado, mas fora da UTI.
Tanto os pacientes com testes positivos quanto os casos suspeitos receberam informações e orientações para manter o isolamento e evitar o contágio. 

Decreto nº 12.598  
A Prefeitura de Blumenau editou na última terça-feira, 24, o Decreto Municipal nº 12.598 que prorroga as medidas emergenciais adotadas pelo município para combater o contágio pelo Covid-19. O decreto prorroga por mais sete dias as restrições e procedimentos especiais direcionados para a área da Educação; compras para a Saúde; fechamento do prédio da Prefeitura e suspensão de reuniões presenciais. 
Além disso, o decreto mantém a suspensão por 30 dias dos prazos para os processos administrativos e propõe medidas para prestação de contas e contratações emergenciais. As alterações na prestação de serviços públicos e o fechamento do comércio também foram mantidos. 
Também seguem suspensas em Blumenau, por mais sete dias, a circulação do serviço público de transporte coletivo urbano municipal e as obras públicas em execução. Além disso, os servidores cujas atividades ou serviços públicos forem suspensos deverão permanecer em regime de plantão por mais sete dias, retornando aos locais de trabalho dia primeiro de abril.

Decreto de Calamidade Pública 
Após mensagem enviada pelo Prefeito Mário Hildebrandt à Câmara de Vereadores, a Casa Legislativa decretou nesta quinta-feira, dia 26, estado de calamidade pública para Blumenau. O objetivo é atender o disposto no art. 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que dispensa o atingimento dos resultados fiscais previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 
A proposição decorre, especialmente, da necessidade de ações imediatas para enfrentamento da emergência de saúde pública ocasionada pelo Coronavírus e de seus impactos nas finanças públicas, como ampliação de gastos com despesas adicionais e redução de receitas e da arrecadação em razão da paralisação de diversas atividades econômicas. 
Esta medida tem o objetivo de autorizar o município a atuar num regime diferenciado de execução orçamentária por conta da calamidade, com efeitos, por exemplo, nas metas fiscais e despesas de pessoal. O Decreto do Legislativo será submetido à análise da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Vale ressaltar que tanto o Governo de Santa Catarina, quanto a União, já decretaram o estado de calamidade pública.

Fundo de combate ao Coronavírus
A Prefeitura de Blumenau criou o Fundo Especial para o Enfrentamento da Pandemia Decorrente do Coronavírus (Covid-19). O projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Mário Hildebrandt nesta quarta-feira, 26. O fundo terá um aporte inicial da Prefeitura de Blumenau no valor de R$1,5 milhão, oriundos de recursos próprios do Município.
O texto da lei regulamenta a aplicação dos recursos e prevê a possibilidade de doações de pessoas físicas ou instituições privadas, nacionais e internacionais. As contribuições, de qualquer quantia, podem ser feitas na Conta 29178-1, Agência 0095-7, Banco do Brasil, para FUND ENFRENT COVID19. 
A fiscalização na aplicação dos recursos financeiros será realizada pelo Observatório Social e pela Controladoria-Geral do Município (CGM). 

Prefeitura recebe doação de alimentos 
A Prefeitura de Blumenau inicia neste sábado, dia 28, o recebimento de doações de alimentos e produtos de higiene e limpeza para famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social. O recebimento das doações ocorrerá das 8h às 17h30, na Secretária da Família (Pró-Família). A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) e a Defesa Civil (Sedeci).
As doações podem ser feitas por meio do telefone 199 e a Defesa Civil vai orientar quanto ao recebimento. Caso seja em grande quantidade, uma equipe do município se encarregará de buscar na casa do doador.
A distribuição será feita pela Semudes, por meio de assistentes sociais, que destinarão as doações às famílias de baixa renda, vinculadas ou não aos programas de Desenvolvimento Social.

Projeto de auxílio comunitário
A Defesa Civil de Blumenau lançou na quarta-feira, dia 25, o projeto “Defesa Civil a serviço de Blumenau - Covid19”. A ideia é ajudar a combater os efeitos do Coronavírus (Covid-19) com a cooperação de pessoas que possam auxiliar quem faz parte do grupo de risco e que não pode sair do isolamento social.
Para isso, a Defesa Civil está organizando um grupo de voluntários que possam dar apoio, das 7h às 19h, às pessoas com idade acima de 60 anos, deficientes físicos e/ou pacientes com doenças crônicas, tais como diabéticos, portadores de patologias cardíacas, pulmonares e/ou renais, transplantados, portadores de HIV, dentre outros que não possuam outra forma de assistência.
Essas pessoas podem solicitar auxílio através do telefone 199 da Defesa Civil caso precisem de ajuda para compras em supermercados, remédios, assistência social, auxílio psicológico ou de encanadores, eletricistas, entre tantos outros profissionais ou somente de alguém para conversar pelo telefone.
Os voluntários interessados em fazer parte do projeto precisam ter entre 18 e 50 anos, estar com boa saúde, ter bons antecedentes e vontade de ajudar. O cadastro de voluntário será realizado clicando aqui ou pela plataforma de formulários Google, disponível em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4JRZNQ15lB3WRWNIFrtMOmEIImCw36ObR2xDlqThVE0TdDw/viewform. Após o cadastro inicial, o cidadão passará por uma entrevista por meios digitais e então estará apto a fazer parte do grupo de voluntários da Defesa Civil.

Transferência do Ambulatórios de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus  
A partir da próxima segunda-feira, 30, o Ambulatórios de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus que funcionava no Ginásio da Secretaria da Família (Pró-Família) passa a atender no Setor 3 do Parque Vila Germânica. 
O objetivo é oferecer ao usuário uma estrutura mais completa para atendimento. O Ambulatório da Policlínica Lindolf Bell continua os atendimentos normalmente, das 07h às 19h. 
A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem os locais. Casos com esses sintomas aliados a dificuldade de respirar, devem procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários. 

Drive Thru de Vacinação contra Influenza
Nesta sexta-feira, dia 27, e sábado, 28, a Prefeitura de Blumenau realiza das 7h às 19h, no Terminal da Fonte, a ação de vacinação por meio de sistema drive thru, onde o idoso é vacinado sem precisar sair do carro, reduzindo assim o risco de circulação e transmissão do Coronavírus. A realização da ação em outros dias irá depender da remessa de doses da vacina pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado.
As pessoas serão atendidas por ordem de chegada dos carros e a equipe de Trânsito do Seterb estará no local para fazer a orientação e organização da circulação de veículos. Uma equipe de triagem irá verificar o documento do idoso a ser vacinado e ele será atendido na sequência, sem sair do carro, por uma das três equipes que estarão vacinando no Terminal. É importante levar a carteira de vacinação. 
A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) reforça que essa ação é exclusiva para pessoas com 60 anos ou mais, público alvo da campanha de vacinação contra Influenza. 

Sete mil pessoas já vacinadas
Cerca de 7 mil idosos em casas asilares e trabalhadores da saúde já receberam a vacina em Blumenau. Os Ambulatórios Gerais (AGs) e Estratégia Saúde da Família (ESF) com sala de vacinação estão imunizando, até o dia 22 de maio, idosos que agendarem pelo aplicativo Pronto Mobile (a funcionalidade já está disponível na versão atualizada do aplicativo que pode ser baixada gratuitamente nas lojas Android e IOS) ou pelo link Vacinas, no site www.blumenau.sc.gov.br/corona, no link Vacina, o idoso ou algum familiar ou conhecido pode fazer esse agendamento.



postada em 26/03/2020 20:40 - 9153 visualizações



Fotos