Google+


Boletim Coronavírus Blumenau - 25/06/2020
Saiba mais em www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus

Blumenau registra 1.853 casos de Coronavírus

Blumenau soma nesta quinta-feira, dia 25, 1.853 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 130 pessoas a mais que o registrado na última quarta-feira, dia 24, quando o município contabilizava 1.723 casos positivos. Desde o início da pandemia, o município já fez 10.927 testes para Covid-19.

Entre os casos positivos, 866 pacientes estão em tratamento. Destes, 838 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros 28 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 13 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 15 em enfermaria.

O município contabiliza também 981 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda seis óbitos confirmados por Covid-19.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Prefeitura de Blumenau publica nesta sexta-feira decreto com novas medidas restritivas

A Prefeitura de Blumenau informa sobre as novas medidas restritivas que visam auxiliar no enfrentamento ao Coronavírus. Estas determinações estarão contidas no decreto N° 12.689, que será publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (DOM-SC), na edição desta sexta-feira. Desta forma, oficializando as ações que foram definidas por conta do aumento no número de casos confirmados para Covid-19 registrados na cidade nas últimas semanas.

Desde o inicio da pandemia, o Município vem trabalhando estratégias para o combate ao Coronavírus. Entre as ações estão a distribuição de máscaras de tecido, a estruturação de três níveis da rede de atendimento em saúde para o enfrentamento do Coronavírus (Ambulatórios Gerais, Hospitais, Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus) e a contratação de novos profissionais para combate ao Covid-19.

Além disso, o aumento no número de testes para identificar pacientes com o vírus segue como estratégia prioritária, uma vez que evita a contaminação pelos considerados assintomáticos e a redução da subnotificação. “Desde o dia 20 de abril estamos aumentando a capacidade e aplicação da testagem como estratégia para aproximação dos números com a realidade dos contaminados. Além disso, desde o dia 15 de junho, com a chegada dos testes rápidos, ampliamos o número e a possibilidade de teste, conforme a avaliação médica para cada paciente. Até essa quinta-feira, 25, 10.927 testes foram feitos na cidade. Essas ações evidenciam o aumento no número de casos, porém, mesmo com essas variáveis, os números tiveram um crescimento exponencial” explica o prefeito Mário Hildebrandt.

Novas medidas restritivas

Como medidas restritivas, Blumenau passa a controlar de forma mais rigorosa algumas atividades que envolvem o comércio, o transporte coletivo e o lazer da população. São elas:

- Lanchonetes, food parks, adegas, cafeterias, bares, padarias (com exceção do comércio essencial às margens de Rodovia)

Horário de funcionamento estabelecido: até as 22h.

Restrições: Obrigatoriedade das medidas sanitárias já existentes.

- Restaurantes e pizzarias

Horário de funcionamento estabelecido: até as 23h.

Restrições: Obrigatoriedade das medidas sanitárias já existentes.

- Supermercados, mini mercados, mercearias

Horário de funcionamento estabelecido: normal.

Restrições: Entrada autorizada de uma pessoa por família, sujeito a penalidade em casos de descumprimento.

- Conveniências de postos de combustíveis

Horário de funcionamento estabelecido: limitado.

Restrições: Proibido o consumo de bebidas alcoólicas no interior e arredores do estabelecimento.

- Transporte coletivo

Horário de funcionamento estabelecido: último horário 23h15.

Restrições: Proibida a circulação de idosos (acima de 60 anos).

- Parques públicos

Fechados por tempo indeterminado.

- Aglomerações de pessoas em qualquer ambiente, seja público e privado, interno ou externo

Proibido por tempo indeterminado.

Fiscalizações

De acordo com o decreto, que será publicado nesta sexta-feira, os estabelecimentos interditados por motivo de descumprimento das normas ficarão fechados, no mínimo, 7 (sete) dias, ainda que tenham cumprido as exigências e ou protocolado solicitação de desinterdição em período inferior.

A fiscalização das medidas de enfrentamento previstas no decreto e naqueles que o precederam será realizada de forma conjunta pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (SEmus), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade  (Semmas), Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedeci), sob a coordenação do titular deste último órgão.

Consta ainda no decreto que os órgãos municipais previstos para fiscalização poderão solicitar apoio em nas ações à Polícia Militar e ao Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

Números

No início de junho, Blumenau contabilizava 799 pacientes confirmados para o vírus e nesta quinta-feira, a cidade atingiu a marca de 1.853 novos casos. “Diante desses números, a maior preocupação da prefeitura está voltada para a vida das pessoas e, em especial, para a população incluída no grupo de risco, como o caso dos idosos. Afinal, das seis mortes registradas no município, cinco foram de pessoas com mais de 65 anos de idade, ou seja, o grupo representa 83% dos óbitos ocorridos no Município. Por isso seguimos fazendo o apelo para que as pessoas do grupo de risco fiquem em suas casa, evitando a exposição em ambientes com grande circulação de pessoas, como é o caso do transporte coletivo” ressalta o Hildebrandt.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 99935-3561.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ambulatório da Vila Germânica registra 126 atendimentos nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 25, 126 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Um paciente foi encaminhado para atendimento em hospitais.

Os atendimentos seguem diariamente das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais  Atendimento Rápido Covid-19

Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. Somente nesta quinta -feira, dia 25, foram realizados 206 atendimentos nos AGs. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica.

Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:

Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)

Rua José Reuter, 125 - Velha Central

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

 

Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)

Rua Norberto Seara Heusi, 477 - Escola Agrícola

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

 

Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)

Rua Progresso, 141 – Progresso

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

 

Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)

Rua Paula Hoeltgebaum, 170 – Fortaleza

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

 

Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)

Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

 

Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)

Rua Werner Duwe, s/nº - Badenfurt

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

 

Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)

Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

 

 

 

 

 



postada em 25/06/2020 19:54 - 2174 visualizações



Fotos