
Blumenau registra 1.723 casos de Coronavírus
Blumenau soma nesta quarta-feira, dia 24, 1.723 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 56 pessoas a mais que o registrado na última terça-feira, dia 23, quando o município contabilizava 1.667 casos positivos. Desde o início da pandemia, o município já realizou 10.519 testes para Covid-19.
Entre os casos positivos, 826 pacientes estão em tratamento. Destes, 798 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros 28 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 16 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 em enfermaria.
O município contabiliza também 891 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda seis óbitos confirmados por Covid-19.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Prefeitura de Blumenau define novas medidas restritivas para combate ao Coronavírus
A Prefeitura de Blumenau anunciou nesta quarta-feira, dia 24, novas medidas restritivas que visam auxiliar no enfrentamento ao Coronavírus. As determinações entrem em vigor a partir do dia 26, data da publicação do decreto que oficializa as medidas e foram definidas por conta do aumento no número de casos confirmados para Covid-19 registrados na cidade nas últimas semanas.
Desde o inicio da pandemia, o Município vem trabalhando estratégias para o combate ao Coronavírus. Entre as ações estão a distribuição de máscaras de tecido, a estruturação de três níveis da rede de atendimento em saúde para o enfrentamento do Coronavírus (Ambulatórios Gerais, Hospitais, Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus) e a contratação de novos profissionais para combate ao Covid-19.
Além disso, o aumento no número de testes para identificar pacientes com o vírus, segue como estratégia prioritária, uma vez que evita a contaminação pelos considerados assintomáticos e a redução da subnotificação. “Desde o dia 20 de abril estamos aumentando a capacidade e aplicação da testagem como estratégia para aproximação dos números com a realidade dos contaminados. Além disso, desde o dia 15 de junho, com a chegada dos testes rápidos, ampliamos o número e a possibilidade de teste, conforme a avaliação médica para cada paciente. Até essa quarta-feira, 24, 10.519 testes foram realizados na cidade. Essas ações evidenciam o aumento no número de casos, porém, mesmo com essas variáveis, os números tiveram um crescimento exponencial” explica o prefeito Mário Hildebrandt.
Novas medidas restritivas
Como medidas restritivas, Blumenau passa a controlar de forma mais rigorosa algumas atividades que envolvem o comércio, o transporte coletivo e o lazer da população. São elas:
Lanchonetes, food parks, adegas, cafeterias, bares, padarias (com exceção do comércio essencial às margens de Rodovia)
Horário de funcionamento estabelecido: até às 22h.
Restrições: Obrigatoriedade das medidas sanitárias já existentes.
Restaurantes e pizzarias
Horário de funcionamento estabelecido: até às 23h.
Restrições: Obrigatoriedade das medidas sanitárias já existentes.
Supermercados, mini mercados, mercearias
Horário de funcionamento estabelecido: normal.
Restrições: Entrada autorizada de uma pessoa por família, sujeito a penalidade em casos de descumprimento.
Conveniências de postos de gasolina
Horário de funcionamento estabelecido: limitado.
Restrições: Proibido o consumo de bebidas alcoólicas no interior e arredores do estabelecimento.
Transporte coletivo
Horário de funcionamento estabelecido: último horário 23h15.
Restrições: Proibida a circulação de idosos (acima de 60 anos).
Parques públicos
Fechados por tempo indeterminado.
Aglomerações de pessoas em qualquer ambiente, seja público e privado, interno ou externo
Proibido por tempo indeterminado.
Números
No início de junho, Blumenau contabilizava 799 pacientes confirmados para o vírus e nesta quarta-feira, a cidade atingiu a marca de 1.723 novos casos. Ao todo, o número de contaminados subiu 125,5% em 24 dias, demonstrando um crescimento substancial no número de contaminados.
“Diante desses números, a maior preocupação da prefeitura está voltada para a vida das pessoas e, em especial, para a população incluída no grupo de risco, como o caso dos idosos. Afinal, das seis mortes registradas no município, cinco foram de pessoas com mais de 65 anos de idade, ou seja, o grupo representa 83% dos óbitos ocorridos no Município. Por isso seguimos fazendo o apelo para que as pessoas do grupo de risco fiquem em suas casa, evitando a exposição em ambientes com grande circulação de pessoas, como é o caso do transporte coletivo” ressalta o Hildebrandt.
Blumenau recebe 20 respiradores pulmonares para enfrentamento à Covid-19
Blumenau recebeu nesta quarta-feira, dia 24, 20 novos respiradores pulmonares para enfrentamento à Covid-19. Os equipamentos, enviados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Saúde, foram encaminhados para os hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, com 10 aparelhos para cada local.
A vinda dos respiradores aconteceu após um pedido do Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt ao Governo do Estado, durante uma reunião com a Casa Civil, ocorrida em 27 de maio, em Florianópolis. Na oportunidade, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, se comprometeu em fazer o envio dos respiradores, garantindo mais segurança no enfrentamento ao Coronavírus. Os equipamentos foram produzidos pela empresa WEG, que está fazendo, ao todo, 500 respiradores para hospitais do estado.
Com os novos equipamentos, Blumenau aumenta a capacidade de atendimentos, ampliando de 43 UTI’s para 63 leitos reservados para casos de Covid-19. Neste processo, a Prefeitura de Blumenau vai investir, ainda, mais de R$ 5 milhões na estruturação de 15 dos 20 novos leitos, que estão sendo estruturados nos dois hospitais da cidade. As unidades irão atender pacientes de Blumenau e região.
O secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck, salienta a importância dos novos equipamentos. “No momento em que o número de casos positivos está aumentando, a chegada dos respiradores amplia nossa condição de resposta à população que recebe atendimento nos hospitais da cidade”, salienta. A estimativa é de que até sexta-feira, dia 26, os novos leitos estejam disponíveis.
A coordenação da entrega foi feita pela Secretaria de Estado da Casa Civil, do Governo do Estado. A distribuição dos aparelhos está sendo feita sob supervisão logística da Defesa Civil do Estado e escolta da Polícia Militar.
Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 99935-3561.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Ambulatório da Vila Germânica registra 134 atendimentos nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira, dia 24, 134 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Dois pacientes foram encaminhados para atendimento em hospitais.
Os atendimentos seguem diariamente das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.
Ambulatórios Gerais realizam Atendimento Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. Somente nesta quarta -feira, dia 24, foram realizados 200 atendimentos nos AGs. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica.
Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:
Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h
Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 - Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 – Progresso
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h
Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 – Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº - Badenfurt
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.
Campanha de Vacinação contra Influenza segue até 30 de junho
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza segue até o dia 30 de junho. Esta é a terceira e última fase da campanha, que teve início no dia 11 de maio e prioriza crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.
Para garantir o espaçamento entre um atendimento e outro e evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19, o agendamento on-line vem sendo realizado pela Semus desde o início da campanha de vacinação.
As agendas estão disponíveis para marcação, que pode ser feita acessando o aplicativo Pronto Mobile, pelo link disponibilizado no site da Prefeitura, ou ainda por contato telefônico com a unidade de saúde. O App pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS.
postada em 24/06/2020 20:35 - 5060 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Boletim Coronavírus Blumenau - 24/06/2020
Boletim Coronavírus Blumenau - 31/05/2023Prefeitura decreta luto de três dias pela morte do empresário Paulo Censi
Contrato com empresa responsável pela construção do Centro de Convenções será rescindido
Boletim Coronavírus Blumenau - 17/05/2023